Estou participando de vários processos seletivos, devo falar sobre isso em cada entrevista?

Por Robert Half 26 de março de 2019

Participar de mais de um processo seletivo é muito comum quando se está buscando uma recolocação ou uma movimentação no mercado de trabalho. E isso não é nenhum problema. Se o seu objetivo é arrumar um emprego – ou trocar de empresa – tem mesmo que focar na busca.

No entanto, quem vive essa situação, muitas vezes tem a dúvida: devo falar que estou participando de diferentes processos durante a entrevista de emprego?

Transparência e sinceridade

Ao te incluir em um processo seletivo, a pessoa que está te entrevistando conta com você e com a sua disponibilidade. Por isso, seja transparente e sincero. É importante que ele saiba que você está concorrendo a outras vagas e que, sim, pode ser chamado para outra oportunidade a qualquer momento. Isso pode, inclusive, acelerar o processo caso a empresa tenha interesse pelo seu perfil.

ENVIE SEU CURRÍCULO

A hora da escolha

Ao participar de diferentes processos, aproveite as entrevistas para extrair o maior número de informações sobre as vagas. Assim, se for chamado para uma das empresas, terá dados para avaliar os prós e contras de cada oferta. Se a vaga que mais te interessar ainda não te deu retorno, entre em contato com a empresa ou o headhunter e exponha a situação.

[Se você está contratando e quer saber mais sobre processos seletivos, acesse: Contratando com eficiência]

Assista à explicação

Carolina Cabral, Gerente de Recrutamento da Robert Half, fala sobre a importância da transparência em situações como essa.

 

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

More From the Blog...