Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Participar de mais de um processo seletivo é muito comum quando se está buscando uma recolocação ou uma movimentação no mercado de trabalho. E isso não é nenhum problema.

Se o seu objetivo é arrumar um emprego — ou trocar de empresa — tem mesmo que focar na busca e participar de vários processos seletivos!

No entanto, quem vive essa situação, muitas vezes, tem a dúvida: devo falar que estou participando de diferentes processos durante a entrevista de emprego? Vamos te ajudar com essa dúvida. Acompanhe a leitura e saiba mais.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Importância de ser transparente

Ao te incluir em um processo seletivo, a pessoa que está te entrevistando conta com você e com a sua disponibilidade. Por isso, seja transparente e sincero.

É importante que o recrutador saiba que você está concorrendo a outras vagas e que, sim, pode ser chamado para outra oportunidade a qualquer momento.

Você também pode gostar de: Checklist para um processo seletivo online

Participar de vários processos seletivos pode, inclusive, acelerar o processo caso a empresa tenha interesse pelo seu perfil.

Carolina Cabral, Gerente de Recrutamento da Robert Half, fala sobre a importância da transparência em situações como essa.

O que fazer quando a resposta demora

Quando se está participando de um processo seletivo é indicado que ao fim da entrevista você pergunte quais são as próximas etapas e prazos de resposta, caso não tenha sido informado.

Leia os anúncios, e-mails e mensagens que recebeu com muita atenção para ter a certeza que isso não foi informado. Assim não corre o risco de cometer a gafe de perguntar algo que já foi dito.

Se realmente não informaram, é válido esperar de uma a duas semanas pelo menos para solicitar uma resposta. E não se esqueça de perguntar qual a melhor maneira de entrar em contato, se é por e-mail ou WhatsApp, por exemplo. 

É fundamental reconhecer que analisar todas as candidaturas e realizar as entrevistas leva tempo. Então, seja paciente e não incomode os recrutadores com excesso de contatos querendo uma devolutiva.

Uma alternativa para obter as informações que deseja é entrar em contato com o recrutador após a entrevista para agradecer a oportunidade. Faça elogios sobre os pontos positivos do processo e informe que está à disposição para mais informações. 

Aproveite e pergunte de forma sutil qual a data para o feedback da entrevista e o resultado do processo seletivo. Assim, você mostrará interesse e organização - o que sempre conta pontos nessas ocasiões.

Leia também: ​​​​​​​ExperIência do candidato é importante no recrutamento

Como conciliar vários processos ao mesmo tempo

Um primeiro ponto que deve ser levado em consideração ao se candidatar para vagas de emprego, é que não faz sentido algum participar de entrevistas que não tem interesse na vaga. Portanto, é essencial ser seletivo ao escolher participar de um processo.

Não importa a quantidade de processos seletivos que você participe ao mesmo tempo — até porque as empresas não entrevistam apenas um candidato — o importante é não perder tempo com o que não deseja para sua vida profissional. 

Mas, pensando que você já encontrou diversas oportunidades que gostou e já se inscreveu, a maior dica para conciliar esses processos ao mesmo tempo é ter organização. Além de ser reconhecida como uma habilidade fundamental, ser organizado vai te ajudar muito na hora de se preparar para as entrevistas.

Um segundo fator que é reconhecido como qualidade de um profissional é a honestidade e a ética. Durante uma entrevista nenhum candidato é obrigado a responder se está participando de outros processos seletivos, mas é importante ser franco nesses momentos.

Caso alguns dos processos seletivos coincidam e você precise ligar para remarcar a entrevista, a situação ficará muito mais fácil de lidar. A sinceridade proporciona mais credibilidade ao candidato.

Não se sinta ameaçado em se prejudicar, pois se o recrutador tiver interesse no seu perfil e queira te contratar, saber que existe uma possível concorrência pode acelerar a contratação, para não perdê-lo. 

Um cuidado a se tomar no caso do recrutador querer saber quais são as empresas que está se candidatando, é com o nome das empresas. Não existe problema algum em falar os nomes e cargos, mas atente para as solicitações de sigilo.

Muitas empresas preferem fazer seus processos seletivos de maneira sigilosa, principalmente quando a vaga é para liderança e gestão. Portanto, nesses casos, apenas informe que a empresa pediu sigilo.

Consequências de não falar a verdade para o recrutador

Quando se está participando de um processo seletivos não são somente as suas capacidades técnicas ou a forma como lida com atividades em grupo que está sendo avaliado. Atualmente as empresas têm buscado investir nos colaboradores que têm habilidades comportamentais que se enquadram com o perfil da função e da empresa.

Se em algum momento mentir ou omitir determinada informação e o recrutador descobrir a falha é provável que seu nome não conste na lista da próxima fase e muito menos na folha de pagamento da empresa. Quebrar a confiança no relacionamento que está sendo construído com a empresa e o recrutador só vai prejudicá-lo. 

É importante apresentar apenas informações verdadeiras e de possível que possam ser comprovadas. Falar que é formado em uma especialidade e não ter um diploma, ou falar que trabalhou em determinada empresa mas não ter nenhum registro é muito grave. 

Assim como questões “mais leves” como ser questionado se está participando de outros processos seletivos e você negar, e depois ser descoberto também poderá prejudicar. Ou seja, independentemente do tamanho da mentira ela ainda é uma mentira, e nenhuma empresa aprova esse tipo de comportamento.

Como declinar uma proposta para aceitar outra

Antes de falarmos sobre como negar uma proposta, devemos falar sobre a importância do autoconhecimento. Se está sentindo em algum momento do processo seletivo que a vaga que está concorrendo não faz sentido para seus planos profissionais e não faz parte do seu plano de carreira, é hora de parar.

Saber o que realmente busca é o primeiro passo para saber se é a hora de dizer não. Aceitar um emprego apenas por necessidade financeira apenas limitará a concorrer a outras oportunidades, perder tempo e ser infeliz no período que estiver trabalhando onde não está confortável. 

Mas quando é o momento certo para declinar uma proposta? Bem, não existe um momento certo. O melhor momento é quando se descobre que aquilo que está buscando não trará benefícios a médio e longo prazo na sua vida profissional.

Por isso, mais uma vez, a transparência é algo fundamental e ser honesto com os recrutadores e consigo mesmo desde o início do processo é indispensável. Não gerar expectativas para nenhum dos lados tornará a relação entre candidato e recrutador muito mais sólida, possibilitando futuras oportunidades.

Em alguns casos é possível que o declínio da proposta aconteça logo no primeiro contato telefônico, por exemplo com headhunter que faz uma proposta que não atende a expectativa do profissional. Já em outros casos, há candidatos que esperam até a última etapa para recusar a proposta.

Essa demora gera um sentimento de frustração e um mal-estar na equipe que está desenvolvendo o processo seletivo. Portanto, seja empático com os profissionais e claro nas suas intenções, caso perceba que a vaga ou a empresa não é aquilo que esperava comunique o quanto antes a desistência em concorrer a vaga. 

Ao participar de vários processos seletivos, aproveite as entrevistas para extrair o maior número de informações sobre as vagas. Assim, se for chamado para uma das empresas, terá dados para avaliar os prós e contras de cada oferta. Se a vaga que mais te interessar ainda não te deu retorno, entre em contato com a empresa ou o headhunter e exponha a situação.

Siga nosso perfil nas redes sociais e não perca as melhores dicas para conquistar uma ótima oportunidade de trabalho. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn!

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.