O processo de recrutamento de novos colaboradores é um momento importante para os negócios, para renovar o fluxo interno de pessoas e, ao mesmo tempo, uma situação delicada. Falhas e erros podem gerar prejuízos para o negócio, portanto, torna-se fundamental buscar meios de minimizar possíveis problemas, garantido a melhor experiência do candidato.

Um colaborador de alto desempenho pode impactar nos resultados da empresa, já que o seu desempenho e suas competências interferem diretamente nas suas ações e, consequentemente, na produtividade. 

Dito isso, um dos pontos de atenção nesse caso é a experiência do candidato. Continue a leitura e confira como uma consultoria especializada pode auxiliar os negócios na contratação.

Envie sua vaga

Quais as necessidades do candidato durante o processo seletivo?

Algumas das necessidades do candidato durante o processo seletivo estão relacionadas à boa experiência dele com a marca empregadora. Deve-se considerar fatores como suas expectativas, o que ele espera alcançar com a função designada, como ele se sente em relação a tudo isso, entre outros.

Um processo de recrutamento eficiente se faz importante não apenas em relação à impressão da organização sobre os candidatos, mas, também, na forma como o profissional enxerga o negócio. Assim, é possível perceber se a empresa é burocrática, ágil, respeitosa, preocupada com diversidade e se visa garantir os valores difundidos.

Quando uma empresa contrata outra, que seja especialista, para realizar o recrutamento, espera-se que todas essas questões sejam refletidas e experimentadas pelo candidato. Então, o que o concorrente precisa demonstrar, após ter toda essa abertura por parte do recrutador? Algumas necessidades essenciais são:

  • comunicação clara, objetiva, direta e transparente;
  • comprometimento com o processo seletivo vindo de ambas as partes;
  • transparência do que se espera com a empresa.

A precisão no processo também é necessária para se evitar mal-estar, pois convidar um candidato para entrevista sem que a vaga tenha o perfil dele é desgastante para os dois. Para a empresa cumprir essas questões é fundamental estruturar o processo seletivo, mas como fazer isso? 

Primeiramente, é preciso saber o que se quer, olhar para o mercado e entender se os seus objetivos e os dos candidatos estão alinhados. Depois, é o momento de montar um cronograma eficiente, em que se acompanha o candidato de perto com feedbacks. 

Muitas vezes, as empresas não têm uma equipe de RH que dê esse suporte completo, o que é diferente quando se contrata uma consultoria especializada e pronta para tais procedimentos.

Leia também: Como entrevistar um candidato a vaga de emprego

Por que é importante falar da experiência dos colaboradores no recrutamento?

Conhecer a experiência dos colaboradores desde a fase de recrutamento pode trazer impactos positivos. Isso acontece de maneira natural quando o recrutador entende que as habilidades são influenciadas pela felicidade. Ou seja, prezando pelo bem-estar e por um humor melhor na interação com os clientes, tem-se funcionários satisfeitos

Nesse contexto, entende-se que pessoas que se sentem incomodadas com algo já no recrutamento tendem a se afastar e se desligarem mais por estarem infelizes com o retorno dado, o que acaba impactando o aspecto financeiro da empresa.

Ao entendermos que a seleção de novos colaboradores é a porta de entrada da empresa, esse processo diz muito sobre os valores dela. Ao tratar todos os candidatos, mesmo os não selecionados, com o máximo de respeito, evita-se problemas futuros. Visto que, nos tempos digitais, não se pode arriscar se ter pessoas falando mal do negócio por conta de processos de recrutamento.

Entre os benefícios de um recrutamento organizado, bem-conduzido e ético está o reforço positivo da imagem da empresa. Ao mesmo tempo, a motivação do profissional que, se escolhido, tem mais ânimo para atuar, evita desgastes. Um exemplo é a falta de clareza quanto a negociação salarial, o que pode gerar conflitos desnecessários. 

Uma contratação inadequada pode gerar vários impactos para a empresa, tal como a admissão de uma pessoa não experiente. Quando um profissional é contratado erroneamente, as consequências vão desde o retrabalho até a perda de credibilidade no mercado. 

Nesse contexto, também é significativo entender que nem sempre será possível acertar em 100% das contratações, porém, o potencial de se evitar o erro existe. A fase de seleção depende muito da eficiência do processo e isso interfere no desempenho do profissional após o recrutamento.​

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

Como a Robert Half pode auxiliar na melhor experiência do candidato?

A Robert Half é uma multinacional com mais de 70 anos de experiência nesse mercado. No processo de seleção, ela tem mecanismos que oferecem a devida atenção e suporte para os fatores essenciais relacionados à satisfação do candidato ao proporcionar uma boa experiência em todas as fases de recrutamento. 

Para Érika Moraes, Business Manager da Robert Half, o trabalho qualificado aumenta a precisão nos processos seletivos. Além disso, todo o recrutamento é acompanhado por consultores que se dedicam por tempo integral à seleção. Assim, o cliente que contrata esses serviços especializados tem um braço na contratação de colaboradores, acompanhando de perto os candidatos.

Entre as empresas que trabalham nesse setor, a Robert Half é a única que atua com recrutamento especializado. O que isso quer dizer? Os consultores têm especializações na área de atuação e experiência de mercado, o que confere um índice baixíssimo de retrabalho às operações.

Confira também: Não há candidato perfeito, saiba como treiná-lo

Na prática, a tecnologia é aplicada diretamente no processo de recrutamento, e outro diferencial é a disponibilização das áreas físicas da Robert Half para as entrevistas — aspecto que sofreu algumas alterações com a pandemia do novo coronavírus, impedindo esse tipo de movimento, mas que ainda assim se mostra mais eficiente que a média do mercado.

Para garantir a melhor experiência do candidato e a contratação de forma rápida, Érika Moraes ainda destaca que essas questões apresentadas são primordiais. É seguro dizer que a Robert Half auxilia em todo o processo de recrutamento, desde o entendimento da posição ao aconselhamento na tomada de decisão. A consultoria é completa e dá suporte até mesmo após a contratação — mais um grande diferencial.

Está em busca de suporte na hora da contratação, principalmente para aquelas vagas de extrema relevância para o seu negócio? Entre em contato com a Robert Half e saiba mais sobre como podemos ajudar você!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.