Não fui aprovada em um processo seletivo, mas não recebi nenhuma justificativa. Posso questionar o recrutador?

  1. Aprenda a pedir adequadamente o feedback da entrevista
  2. Entenda o que fazer com seu feedback
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

“Posso pedir feedback da entrevista?”. Essa é uma das principais dúvidas das pessoas que passam por um processo seletivo. Algumas delas têm receio em pedir ao seu recrutador esse feedback, outras têm dúvida se realmente é correto. A resposta é sim, você pode pedir um retorno da sua entrevista, mesmo não sendo selecionado. Inclusive, a opinião do headhunter pode acrescentar muito no seu desenvolvimento pessoal.

No post de hoje trouxemos algumas dicas sobre esse assunto. Confira a seguir como seria adequado solicitar um feedback após sua entrevista e entenda o que você pode fazer com ele para melhorar o seu desempenho nas próximas candidaturas, até encontrar o sucesso e o trabalho que almeja.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Aprenda a pedir adequadamente o feedback da entrevista

Veja a seguir quais como pedir de uma forma gentil e adequada uma resposta a respeito da sua entrevista, mesmo que não seja selecionado pelo recrutador.

Entenda o que fazer com seu feedback

Antes de mais nada, procure entender os motivos para a falta de feedback. Isso ajuda a diminuir a decepção por não receber um retorno. Na maior parte das vezes a causa para a falta de resposta não é decorrente de algum comportamento do candidato, mas sim, da organização da empresa.

Algumas empresas simplesmente não têm a cultura de oferecer feedback para os seus candidatos. Outras contam com uma equipe muito reduzida, por isso, não conseguem tempo para dar um retorno para os candidatos não aprovados e assim por diante.

Leia também: Saiba como acompanhar um processo de seleção

Conheça as etapas do seu processo seletivo

Embora algumas empresas não tenham o costume de oferecer o feedback para candidatos não selecionados, já vimos aqui que é correto e você tem o direito de solicitar esse parecer. Para tanto, a primeira ação que você pode fazer é perguntar ao recrutador quais são os passos da entrevista e qual o cronograma de cada uma das etapas.

Processos seletivos podem ser longos e complexos, por isso, saber todos os passos pode gerar menos ansiedade. Se dentro deste período predeterminado você continuar sem uma resposta, entre em contato com o recrutador. Dessa forma poderá solicitar o seu feedback no momento certo.

Busque a melhor forma de entrar em contato

Depois de conhecer as etapas do processo seletivo, você saberá qual o momento correto para solicitar o feedback da sua entrevista. Nesse momento a dúvida que costuma surgir é qual é a melhor forma para entrar em contato com o recrutador.

O mais indicado é o candidato utilizar a mesma forma de contato que vinha mantendo. Por exemplo, se estava se comunicando com o recrutador por e-mail, mande uma nova mensagem. Manter o canal de comunicação ajuda o recrutador a saber quem é você e aumenta as chances de que ele retorne com o seu feedback.

Seja Gentil

Quando for entrar em contato, comece o texto agradecendo a oportunidade de participação na seleção. Em seguida, pergunte se o recrutador poderia contar para você como foi o seu desempenho no processo. Argumente que gostaria de saber em quais pontos se destacou e em quais precisam melhorar. Destaque que esse retorno será importante para você evoluir nas participações de novos processos e na profissão.

Confira também: Checklist para um processo seletivo online

Entenda o que fazer com o seu feedback

Se você solicitou o feedback e recebeu, é hora de aproveitar o que o recrutador e a empresa têm a falar sobre você!

Ouça atentamente

O primeiro passo é ouvir atentamente o que o recrutador tem a falar sobre a sua entrevista. Embora você não tenha sido selecionado, nem todos os motivos devem ser vistos como críticas. Muitas vezes, você é um profissional de qualidade, mas simplesmente não se encaixa nas expectativas e necessidades da empresa.

Por outro lado, há algumas percepções do recrutador que podem ajudar você a melhorar algum aspecto que seja mais deficitário na sua carreira profissional. Ouça o que o recrutador tem a dizer e filtre tudo aquilo que considera importante para você.

Está contratando?

Clique no botão abaixo e envie sua vaga

Aprenda como agir após receber o feedback

Por fim, a nossa última dica é para você aprender como agir após ouvir atentamente o seu feedback. Anote todas as considerações que julgou importante e que você acha que podem te ajudar em outros processos seletivos.

Caso você discorde de algum apontamento feito, não retruque de imediato. Apenas agradeça o retorno e coloque-se à disposição para participar de uma nova seleção. Nesse e em outros momentos é melhor utilizar a opinião do outro para refletir sobre qual comportamento resultou em uma impressão ruim sobre você.

Esse comportamento mostra que você se importa com a opinião do recrutador, que está buscando melhorar e crescer profissionalmente. Caso vocês se encontrem em um próximo processo seletivo, com certeza o recrutador considerará o seu interesse e a sua preocupação em ser um profissional melhor.

Lembre-se: uma entrevista pode ser comparada a uma atividade comercial, ou seja, vender bem o seu peixe é essencial em qualquer processo seletivo. Sabendo onde errou ou acertou nas entrevistas anteriores te trará um bom desenvolvimento nas futuras oportunidades, pois saberá melhor como se promover. Portanto, a resposta para a pergunta “posso pedir feedback da entrevista” é sim! E aproveite para crescer com as respostas.

Então, gostou de saber um pouco mais sobre feedback da entrevista quando o profissional não é selecionado? Que tal compartilhar a sua experiência conosco? Deixe um comentário no post e conte como tem sido os processos seletivos que você tem participado!

Marcela Esteves, gerente de recrutamento da Robert Half, fala sobre o tema:

 

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.