Não fui aprovada em um processo seletivo, mas não recebi nenhuma justificativa. Posso questionar o recrutador?

Por Robert Half 10 de outubro de 2019

Existe, entre a maioria dos candidatos, um grande receio em pedir ao seu recrutador um feedback. Entretanto, a opinião do headhunter pode acrescentar muito no seu desenvolvimento pessoal. Preparamos este artigo para tirar algumas dúvidas de como seria adequado solicitar este feedback após sua entrevista.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Conheça as etapas do seu processo seletivo

Pergunte ao recrutador quais são os próximos passos da entrevista e qual o cronograma das próximas etapas. Processos seletivos podem ser longos e complexos, por isso, saber todos os passos pode gerar menos ansiedade. Se dentro deste período predeterminado você continuar sem uma resposta, entre em contato com o recrutador. Dessa forma poderá solicitar o seu feedback no momento certo.

Entrando em contato

Para pedir o feedback utilize a mesma forma de contato que vinham mantendo. Por exemplo, se estava se comunicando com o recrutador por e-mail, mande uma nova mensagem.

Seja Gentil

Comece o texto agradecendo a oportunidade de participação na seleção. Em seguida, pergunte se o recrutador poderia contar para você como foi o seu desempenho no processo. Argumente que gostaria de saber em quais pontos se destacou e em quais precisa melhorar. Destaque que esse retorno será importante para você evoluir nas participações de novos processos e na profissão.

Depois de receber o feedback

Caso você discorde de algum apontamento que ele faça, não retruque de imediato. Apenas agradeça o retorno e coloque-se à disposição para participar de uma nova seleção. Nesse e em outros momentos é sempre melhor utilizar a opinião do outro para refletir sobre qual comportamento resultou em uma impressão ruim sobre você.

Lembre-se: uma entrevista pode ser comparada a uma atividade comercial, ou seja, vender bem o seu peixe é essencial em qualquer processo seletivo. Sabendo onde errou ou acertou nas entrevistas anteriores te trará um bom desenvolvimento nas futuras oportunidades, pois saberá melhor como se promover. Espero que essas dicas te ajudem na sua carreira e que você faça um bom processo seletivo.

Marcela Esteves, gerente de recrutamento da Robert Half, fala sobre o tema:

Está contratando?

Clique no botão abaixo e envie sua vaga

More From the Blog...