Depois da entrevista, quanto tempo devo esperar por uma resposta de um headhunter?

Por Robert Half on 20 de junho de 2022
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A cena é a seguinte: você participou de uma entrevista de emprego e, no fim dela, o headhunter disse que retornaria. Já se passou algum tempo e você ainda não teve notícias dele. " Nesse cenário, é comum que você se sinta ansioso e queira ligar para ele. Afinal, quanto tempo demora para o RH entrar em contato e dar uma resposta? Levantamos várias questões importantes sobre o assunto, para diminuir a ansiedade enquanto você aguarda a resposta.

Confira!

Conheça a entrevista proativa

Antes de entender quanto tempo demora para o RH entrar em contato, é importante que você saiba que existem várias modalidades de entrevistas de emprego, pois isso influencia na resposta. Existe uma modalidade de entrevista chamada entrevista proativa. Diferentemente das entrevistas tradicionais que estamos acostumados, nesse tipo de conversa não existe inicialmente uma vaga em aberto pré-determinada.

A ideia é que o headhunter estude seu perfil, para que você fique no radar quando surgir uma oportunidade na qual você se encaixa. Nesse caso, não espere um contato sem motivo. Ele só entrará em contato com você quando perceber que há uma oportunidade exatamente alinhada com o seu perfil.

Para quem passa por essa situação, essa resposta pode demorar um pouco mais que o natural. O ideal é você entrar em contato toda vez que houver alguma mudança em sua carreira ou atualização de informações no seu currículo. É importante que o headhunter tenha sempre a versão mais atualizada do seu currículo.

Quanto tempo demora para o RH entrar em contato

Se o headhunter já colocar você em um processo seletivo após a conversa que tiveram — ou se entrou em contato para marcar uma entrevista — é interessante alinhar com ele qual será o cronograma da vaga e os próximos passos. Nesse caso, não pergunte quanto tempo demora para o RH entrar em contato, mas quanto tempo a empresa costuma levar para fechar a vaga.

Considere o que ele passou para você na entrevista

Se você participou de um processo seletivo e está ansioso pela resposta sobre sua aprovação, não fique ansioso esperando que a resposta seja dada no mesmo dia. O tempo para receber uma resposta pode variar conforme os processos de cada empresa.

Entretanto, de acordo com a pesquisa feita pela Indeed, cerca de 44% dos recrutadores demoram, em média, duas semanas para entrar em contato com o candidato, enquanto 37% demoram até uma semana e somente 4% dos recrutadores falam no mesmo dia sobre a contratação.​

Modelo de currículo​ ​

Montar um modelo de currículo adequado, direto e informativo é essencial.​ ​

Lembre-se que essa será a sua primeira chance de impressionar. A Robert Half criou um Modelo de Currículo.​ ​

A rapidez do processo seletivo pode ser afetada por fatores externos

Tenha em mente que o headhunter é um intermediário no processo de contratação. Por esse motivo, ele também depende do ritmo do cliente para poder avançar nas próximas etapas de recrutamento. Certamente, quando uma empresa procura uma consultoria, é para conduzir o processo de recrutamento o mais rápido possível. Entretanto, imprevistos podem acontecer e o processo pode se desenrolar de maneira mais demorada.

Quais costumam ser as etapas envolvidas

A quantidade de etapas de um processo seletivo também influencia o tempo de resposta e pode variar de acordo com o perfil da empresa. Contudo, normalmente, as empresas adotam a entrevista, o teste de perfil comportamental e a entrevista com o gestor de área.

Não é possível afirmar com certeza, pois cada empresa tem o seu perfil e muitas vagas necessitam avaliar habilidades específicas. Por isso, exigem avaliações práticas para testar essas competências. Por exemplo, uma organização que precisa de profissionais com língua estrangeira pode incluir uma etapa de conversação no idioma.

Você pode gostar de: Como colocar idioma no currículo?

Sinais que podem significar que você foi aprovado ou tem grandes chances

Os sinais positivos de aprovação em um processo seletivo estão presentes em todas as etapas, mesmo que não sejam claramente demonstrados.

Vamos ensinar a você como percebê-los.

Engajamento com o recrutador

Quando o recrutador está interessado, ele não responde de forma objetiva. Ele mostra engajamento, responde com detalhes e clareza.

Duração maior que o esperado 

Se você já participou de processos de seleção para vagas de emprego, já tem noção do tempo que normalmente demora uma entrevista. Se, por acaso, a reunião demorou além do esperado, o papo fluiu abordando informações que não foram colocadas no currículo, saiba que algo chamou a atenção. Esse é um sinal que o recrutador ou o headhunter se interessou pelas informações que foram ditas, pela sua postura ou como a conversa fluiu durante essa etapa.

Clareza sobre os próximos passos

Quando a entrevista é positiva, o recrutador normalmente faz questão de falar como será a próxima fase. Por exemplo, como será a contratação, quais os horários de trabalho, o salário e os documentos que serão necessários. Entretanto, mantenha a calma. Isso não quer dizer que já está aprovado e será contratado. A pessoa apenas demonstrou interesse no seu perfil e deseja saber se você permanece com o interesse pela vaga, após receber mais informações.

Disponibilidade para iniciar

O headhunter pode perguntar durante a entrevista sobre a disponibilidade para iniciar o trabalho. Se o questionamento surgir ao fim da entrevista, pode ser um bom sinal. Caso perceba esses sinais, mas receba uma resposta negativa, saiba que você conseguiu chamar a atenção do headhunter e abriu portas para próximas contratações. Houve algum prazo combinado para retorno? Em caso positivo, aguarde até a data. Contudo, se depois do prazo combinado você não receber nenhum retorno, você pode ligar para o headhunter para se atualizar do andamento do processo.

Leia também: 11 perguntas que todo headhunter faz

Quanto tempo demora para o RH entrar em contato é relativo, no entanto, estar preparado para esse momento é importante para que a resposta seja positiva. Esperamos que essas dicas ajudem você a fazer um bom processo seletivo e aumentem as suas chances de conseguir uma nova oportunidade.

A Robert Half apoia você na busca pelo emprego certo. Acesse nosso site e saiba mais.

Perguntas Frequentes

Preparamos uma série de vídeos respondendo as dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para conferir quais são!

ASSISTIR AOS VÍDEOS

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro, nossos recrutadores em São Paulo podem te fornecer assistência onde e quando você precisar.

More From the Blog...