Depois da entrevista, quanto tempo devo esperar por uma resposta de um headhunter?

Por Robert Half 21 de novembro de 2018

A cena é a seguinte: você participou de uma entrevista de emprego e, no final dela, o headhunter disse que te retornaria. Já se passou algum tempo e você ainda não teve notícias dele. Nesse cenário, é comum que você se sinta ansioso e queira ligar para ele. Afinal, quanto tempo você deve esperar por essa resposta?

Considere o que ele te passou na entrevista

Se o headhunter já te colocar em um processo seletivo após a conversa que tiverem, é interessante alinhar com ele qual será o cronograma da vaga e os próximos passos. A verdade é que o tempo de retorno do headhunter dependerá, também, do tipo de entrevista que foi realizada com você.

Você conhece a entrevista proativa?

Existe uma modalidade de entrevista chamada entrevista proativa. Diferentemente das entrevistas tradicionais com que estamos acostumados, neste tipo de conversa não existe inicialmente uma vaga em aberto pré-determinada. A ideia é que o headhunter estude seu perfil para que você fique no radar quando surgir uma oportunidade em que você se encaixe. Nesse caso, não espere um contato do headhunter sem motivo. Ele só vai entrar em contato com você quando ele perceber que há uma oportunidade exatamente alinhada com o seu perfil.

O ideal é você entrar em contato toda vez que houver alguma mudança em sua carreira ou atualização de informações no seu currículo. É importante que o headhunter tenha sempre a versão mais atualizada do seu currículo.

A rapidez do processo seletivo pode ser afetada por fatores externos

Tenha em mente que o headhunter é um intermediário no processo de contratação. Por esse motivo, ele também depende do ritmo do cliente para poder avançar nas próximas etapas de recrutamento. Certamente, quando uma empresa procura uma consultoria de recrutamento, é para conduzir o processo de recrutamento o mais rápido possível. Mas imprevistos podem acontecer e o processo pode se desenrolar de maneira mais demorada.

Houve algum prazo combinado para retorno? Em caso positivo, aguarde até a data...

Mas se depois do prazo combinado você não receber nenhum retorno, você pode ligar para o headhunter para atualizar-se do andamento do processo. Espero que estas dicas te ajudem a fazer um bom processo seletivo e que aumentem as suas chances de conseguir uma nova oportunidade.

Assista abaixo à explicação de Bruno Carrieri, gerente de recrutamento da Robert Half, sobre o tema.

 

Perguntas Frequentes

Preparamos uma série de vídeos respondendo as dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para conferir quais são!

ASSISTIR AOS VÍDEOS

More From the Blog...