Checklist para um processo seletivo online

Por Robert Half on 24 de fevereiro de 2021

Checklist para um processo seletivo online

O processo seletivo deve ser encarado como uma ação estratégica para qualquer negócio. Nesse sentido, cada etapa deve ser avaliada e seguida de um planejamento prévio, a fim de otimizar tempo e recursos.

Por isso, é preciso estar atento à qualidade dos processos. Os processos seletivos online devem ser tratados com a mesma seriedade e responsabilidade dos realizados presencialmente. De qualquer forma, existem alguns passos que podem ajudar em um processo de contratação remota. Confira este checklist!

Alinhamento da vaga

Um processo seletivo online eficiente requer um bom alinhamento da vaga com os gestores do cargo, para entender o que se busca do profissional, qual o perfil necessário e habilidades requeridas. desse alinhamento vai depender todo o processo e a busca pelo candidato ideal.

Mantenha uma boa comunicação com os candidatos

Ao iniciar os contatos com os candidatos, assim como acontece nos processos presenciais, no processo seletivo online a comunicação também deve acontecer de forma constante. Isso é fundamental para que os profissionais também possam se organizar para participar das etapas.

Planeje e organize as entrevistas

Para que o processo seletivo online transcorra da melhor maneira, é fundamental que haja organização e planejamento, a fim de oferecer uma boa experiência para o candidato. Para isso, monte uma agenda para as entrevistas, informe a todos os envolvidos e mantenha uma comunicação alinhada.

Mantenha o ambiente organizado

Nas entrevistas online, assim como acontece nas presenciais, o ambiente deve ser organizado e livre de distrações. Isso vale para recrutadores e candidatos. Lembre-se que um ambiente visualmente poluído pode revelar pontos negativos da personalidade das pessoas, como falta de disciplina.

Siga os padrões de contratação da empresa

Não é porque a contratação acontece no ambiente online que o padrão deve ser diminuído. Pelo contrário, aproveite as possibilidades de interação das ferramentas para aplicar testes e outras metodologias capazes de assegurar a contratação dos perfis mais aderentes ao cargo.

Conte com a ajuda de uma empresa especializada

Ao contar com uma empresa de recrutamento e seleção especializada você tem à sua disposição todo o conhecimento e experiência de profissionais que se dedicam diariamente à tarefa de recrutar, o que otimiza o processo, além de aumentar as chances de sucesso na contratação.

Presencial ou remoto, o importante é ser estratégico. Um bom processo de recrutamento é crucial para o sucesso de uma empresa e os cumprimentos de suas metas. Cada passo é delicado e, sem uma preparação prévia, pode haver perda de tempo e dinheiro. Conte com a Robert Half como parceira neste momento tão importante.

Envie sua vaga

 

More From the Blog...