Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Por Mariana Horno

Saídas inesperadas e indesejadas fazem parte do dia a dia de sua empresa? Esse tipo de situação tem se tornado comum com a virtualização das relações profissionais. Para manter o desenvolvimento da equipe e a performance da organização em níveis elevados, é necessário implementar ações que aumentam o engajamento de colaboradores, especialmente em um contexto profissional cada vez mais virtual.

Envie sua vaga

Funcionários motivados e contentes com o trabalho têm maior propensão a não deixarem seus empregos, contribuindo para um turnover organizacional sob controle. Além disso, tendem a ter melhor desempenho e mais produtividade, colaborando para o sucesso da empresa. Em tempos de revolução digital, isso pode ser potencializado com a ajuda de novas tecnologias e modos de trabalho surgidos em consequência delas.

Quer saber mais sobre importância de manter seus colaboradores engajados e como isso pode ser feito? Continue lendo e veja as dicas que preparamos!

O que é engajamento?

Engajamento e satisfação com o trabalho são conceitos bastantes parecidos, que podem gerar uma certa confusão na cabeça dos gestores. Para conseguir realmente entender o que é engajamento, e assim implementar medidas a fim de melhorá-lo, é preciso delimitar muito bem esse conceito e compreender o que deve ser analisado.

Por outro lado, a ideia de satisfação está mais relacionada ao que o colaborador recebe por seu trabalho, ou seja, ao atendimento de suas expectativas dentro da empresa. Certamente, esse é um componente importante para ao engajamento, mas não o único.

O engajamento vai além da satisfação ou do tanto que os colaboradores trabalham, também não se resume à quantidade de horas extras que eles estão abertos a investir na empresa. Esse conceito compreende dois aspectos importantíssimos: a capacidade de estar presente, concentrado e motivado, bem como a busca por uma finalidade ou propósito nas tarefas desempenhadas.

Conciliar ambos os aspectos é o que vai integrar o colaborador na cultura e valores da empresa, manter o incentivo para trabalhar com um objetivo maior do que apenas cumprir tarefas e cooperar com o sucesso da organização ao mesmo tempo em que sente que está aumentando o seu bem-estar.

Leia também: Colaboração online x engajamento do time

Portanto, o engajamento é um sentimento de pertencimento, um vínculo especial criado com a instituição e com as atividades desempenhadas, estabelecendo uma relação de reciprocidade com a empresa. Isso acontece sempre que o colaborador entende e aplica a missão da organização, investindo trabalho e tempo para alcançá-la, porque isto se transforma em um de seus objetivos: ele dá o melhor de si porque a empresa é boa para ele também.

Um colaborador engajado contribui para a divulgação da organização, defende a empresa sempre que precisa, assume um papel de liderança e comprometimento e tem grande motivação para desempenhar as tarefas rotineiras, pois vê um sentido nelas.

Esse profissional é fundamental para a organização e não vai deixá-la na primeira oportunidade que tiver. Por isso, é fundamental manter seus colaboradores com alto nível de engajamento. Quer saber mais? Veja a seguir!

Recrutamento especializado

Qual a importância do engajamento dos colaboradores para o sucesso da empresa?

O primeiro ponto é a questão motivacional: o funcionário deve ter uma experiência positiva dentro do trabalho, de modo a se sentir mais engajado naturalmente. Para isso, é preciso desenvolver um clima organizacional de bem-estar, com o objetivo de ter um ambiente de trabalho mais amigável.

Mesmo que a empresa tenha pressão por resultados, é dela a escolha de transformar isso em algo pesado ou leve. Contudo, é importante saber que uma experiência profissional mais leve costuma gerar menos resistência no trabalhador, o qual tende a se tornar mais motivado.

Com a motivação em alta, automaticamente tem-se um funcionário com mais produtividade e em sintonia com o que a organização espera de retorno dele. Portanto, cooperando de fato para o sucesso do negócio.

Para chegar a isso, são necessárias atitudes diárias que possibilitem ao colaborador ter inúmeras experiências positivas e, assim, ficar engajado com a organização, mesmo sem perceber.

Como aumentar o engajamento dos colaboradores com os avanços tecnológicos?

Cada vez mais é importante incentivar o uso de tecnologia por parte dos colaboradores, especialmente das soluções que podem contribuir para seu trabalho e engajamento. Veja alguns exemplos adiante.

Confira também: Como fazer e analisar uma pesquisa de engajamento de colaboradores

Home Office

O home office, por exemplo, permite ao funcionário evitar trânsito e economizar tempo de deslocamento para o local de trabalho, atuando em um local mais familiar e cômodo. Não precisa envolver ausência física absoluta, mas ser uma possibilidade complementar, que dê conforto ao colaborador, sem abrir mão de regras nem diminuir o comprometimento com o trabalho

Para a empresa, fica a questão: há problema se o funcionário trabalhar em casa desde que seja efetivo e entregue o que precisa? Provavelmente não. Todavia, se a organização tiver uma cultura ou um líder inflexível, que faça questão da presença física, haverá empecilhos.

É preciso avaliar o que dá e o que não dá para ser feito a distância. Toda reunião necessita ser presencial? Será que todos os dias os colaboradores devem estar no ambiente de trabalho para serem produtivos? Todos os documentos entregues precisam ser, necessariamente, em cópias físicas?

Gestão remota

Outro caso em que a tecnologia pode ser valiosa, desta vez, no nível de liderança, é o suporte à gestão remota. Digamos que um gestor mudará de cidade e, para tanto, cogita deixar a empresa. Isso é mesmo necessário? Com a ajuda da tecnologia, é possível manter um gerenciamento a distância mesmo ele estando em outro país, até mesmo com outro fuso horário.

Uma situação semelhante ocorre com líderes que precisam realizar viagens de negócios, que têm outro trabalho ou que ficarão em outras unidades da empresa. Mesmo em localidades afastadas de suas equipes, eles ainda conseguem geri-las com uso de tecnologia.

Essa flexibilização permite manter um talento valioso para a empresa e ainda ajuda a preservar o engajamento do líder e da sua equipe, que não perde uma liderança com a qual está acostumada e nem precisa passar por um período de adaptação com outro gestor ou tipo de gerência.

É fundamental incentivar a adesão às novidades tecnológicas, capazes de gerar aumento de produtividade, otimização da performance e liberdade, começando por quem lidera o negócio.

Porém, para que essa anuência seja efetiva, e os funcionários não fiquem perdidos — sentindo-se inseguros em relação ao que podem fazer e até onde podem ir, é preciso transparência quanto ao que é aderente à cultura da empresa e ao que não é.

Atualmente, manter estruturas antigas, evitando novas tecnologias, pode causar uma reação inversa e impedir que os colaboradores rendam mais.

Quais tipos de ações podem ser promovidas para elevar o engajamento?

Alinhar o RH e a liderança

Antes de passar aos funcionários, é preciso que haja um trabalho colaborativo engajado entre a liderança e o RH, para que promovam uma mudança cultural.

Os dois grupos precisam estar alinhados quanto aos novos valores e práticas que visam ao aumento dos níveis de motivação e engajamento dos colaboradores.

Deixar claras as práticas aceitas na empresa

Como apontado acima, é preciso mostrar com clareza para o funcionário quais são as regras, valores e ações diárias da empresa que o levarão a ter uma experiência positiva e, por consequência, se tornar mais motivado. Essa comunicação também requer uma atuação conjunta entre o RH e a liderança.

Valorizar atitudes individuais positivas para a motivação da equipe

Também é importante valorizar ações do colaborador, feitas dentro do escopo de seu próprio trabalho, que trouxeram um retorno além do esperado. Ou, ainda, que geraram diferença na experiência positiva sentida pelos seus colegas.

Isso é importante para quem usufrui da experiência, mas, principalmente, para quem a realiza, pois o estimulará a continuar pondo em prática outras atividades benéficas aos demais. Esse tipo de atitude deve estar relacionado à cultura organizacional e, consequentemente, ao seu RH.

Atender às expectativas e necessidades da nova geração

O mercado de trabalho, no século XXI, conta com uma nova geração de pessoas muito afeitas às ações que geram bem-estar global.

Tais trabalhadores não desejam apenas dinheiro, precisam ir além da execução das atividades de que gostam, estando conectados com ações sociais ou algo que contribua para a melhoria da vida no planeta. Isso os torna felizes porque eles também veem um propósito ético em suas atividades profissionais.

Portanto, para conseguir o engajamento desse grupo, é necessário que ele perceba que a empresa na qual trabalha apoia as questões ambientais, sociais, culturais etc. — que trazem retornos positivos para o mundo, e não só acúmulo de capital para a organização.

Quais erros prejudicam o engajamento dos funcionários?

Falta de engajamento da liderança

Quando os funcionários não são bem-orientados quanto ao que podem ou não fazer, não se sentem respeitados por suas habilidades, nem amparados em suas fragilidades, perdem o estímulo necessário ao bom desenvolvimento de suas tarefas diárias. Por isso, o papel da liderança é vital para o engajamento e o aumento da eficiência de uma equipe.

O bom líder deve conhecer profundamente todo o potencial realizador de cada funcionário e empreender políticas que melhorem a experiência profissional de todos, minimizando as possibilidades de erros e desânimos no trabalho. Assim, ele certamente será respeitado e influenciará positivamente a produtividade de seu time.

Adotar tecnologias sem preparação e sem regras de uso

Já vimos que adotar novas tecnologias no trabalho ajuda a aumentar o engajamento, porém, essa ação deve ser feita com planejamento. Isso porque algumas tecnologias aumentam a distração entre os colaboradores e, em vez de ajudarem, acabam prejudicando a produtividade.

Para manter um equilíbrio entre tecnologia e atenção, é importante realizar um trabalho de conscientização interna com os funcionários e oferecer dicas que possam ajudá-los a se manterem focados não só no trabalho, como em suas vidas pessoais. Por exemplo, incentivando o uso de aplicativos que ajudam a evitar distrações, dando sugestões de organização pessoal e ensinando sobre gestão do tempo.

Tentativa compulsória de mudança

Não adianta a empresa implementar mudanças forçadas ou querer transformar o negócio em um sistema menos hierárquico, se suas regras são inflexíveis. A organização deve ter um ambiente aberto e amigável, realizar reuniões menos presenciais e mais online, fomentando o engajamento aos ativos virtuais, para que as pessoas tenham mais liberdade e conforto.

Toda mudança deve ocorrer da maneira mais natural e fluida possível, com ações bem-planejadas, e que garantam experiências positivas e estimuladoras a todos os envolvidos. É necessário que cada funcionário sinta que está crescendo a partir das mudanças realizadas em seu contexto profissional.

Como mensurar o engajamento no trabalho?

Existem várias métricas para mensurar o engajamento dos colaboradores no trabalho. Monitorar aspectos como a taxa de absenteísmo e presenteísmo por meio de uma planilha comparativa, por exemplo, pode ser uma boa forma de medir os níveis de engajamento a longo prazo.

O primeiro passo a ser tomado é definir quais são os fatores mais importantes para o engajamento dentro da organização. Não existe receita de bolo para isso, portanto, é essencial compreender muito bem quais são os valores e como é a cultura da empresa para determinar quais são os aspectos de engajamento basilares na empresa.

Qual é o resultado esperado de um engajamento satisfatório? É a redução nas ausências e saídas inesperadas? Um nível alto de produtividade mais elevado? O cumprimento de metas organizacionais? Uma vez definida a finalidade, a empresa poderá adotar estratégias para atingir o engajamento desejado.

Alguns mecanismos que podem ajudar são: realizar pesquisas e questionários com certa periodicidade, fornecer feedbacks anônimos sobre o cumprimento de metas pela empresa em comparação aos resultados dos concorrentes, monitorar o Net Promoter Score (NPS), nível de lealdade do cliente, ou realizar encontros e entrevistas periódicas individuais com os colaboradores.

Independentemente do quê, o como é o ponto principal. Se a empresa realiza um evento familiar, por exemplo, é preciso que o colaborador se sinta parte daquilo e tenha experiências sensoriais para estar motivado a participar. Assim, é possível melhorar o engajamento dos membros do time, fazer com que eles se sintam bem no ambiente de trabalho e contribuam de fato com ele.

* Mariana Horno é Managing Director de Executive Search na Robert Half

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.