Por que escolher o recrutamento especializado na hora de contratar?

Por Robert Half 11 de setembro de 2019

A realização de um processo seletivo requer dedicação, investimento e atenção. Todo o trâmite de atração de talentos, avaliação de currículos, entrevistas e outros processos tradicionais mobilizam vários setores de uma empresa e podem ser lentos e onerosos.

No entanto, há uma alternativa que pode tornar esses momentos — que são essenciais para as organizações — mais simples e eficazes. Neste artigo você poderá entender como funciona o recrutamento especializado. Continue a leitura e conheça as vantagens da consultoria prestada pela Robert Half!

O que é como funciona o recrutamento especializado?

O recrutamento especializado é mais profundo e específico do que um recrutamento tradicional. O profissional que avaliará os candidatos e selecionará os mais adequados para a vaga será um especialista da área. Por exemplo, se a oportunidade é para atuar como advogado, um profissional formado em direito será o recrutador.

Após realizar o alinhamento com a empresa, o recrutador da consultoria pode compreender quais são as dores da empresa, além de conhecer mais informações sobre a área de atuação, o que pode influenciar diretamente na qualidade dos candidatos selecionados.

Apesar de não serem psicólogos, a não ser que a área da vaga seja essa, os profissionais realizam entrevistas por competências para também entregar bons perfis para o RH da empresa contratante.

Etapas e funis

O ideal é que haja uma reunião com o cliente para indicar quando ocorrerão todas as etapas de entrevistas. O profissional especialista da consultoria realiza a primeira entrevista e o cliente faz as demais junto aos concorrentes selecionados.

Nessa etapa, o ideal é entrevistar um bom número de profissionais para filtrar os candidatos e ter uma quantidade de pessoas adequadas para a primeira entrevista com a empresa.

A consultoria faz um grande funil para filtrar os candidatos que apresentam todas as competências indicadas na abertura da vaga. O objetivo é que essa etapa seja um facilitador para o cliente. 

Por isso, o filtro não é apenas técnico, é preciso selecionar os profissionais que realmente estejam dispostos a trabalhar na empresa, o que envolve a observação de fatores como:

  • motivação;
  • alinhamento de expectativas;
  • questões salariais;
  • fit cultural.

Quais são as vantagens desse processo?

Contratar o serviço de recrutamento especializado pode fazer toda a diferença no resultado do processo seletivo. O objetivo da empresa pode ser atingido com eficácia. A seguir, confira algumas das vantagens desse tipo de processo.

Possibilidade de conhecer o candidato com profundidade

O recrutamento especializado é importante porque é mais profundo. Como o profissional que vai recrutar é da área para a qual está contratando e entende bem dela, consegue extrair informações com mais qualidade. 

A consultoria contratada consegue fazer perguntas muito específicas para o gestor, o que aumenta o grau de profundidade do processo. Dessa forma, é mais fácil entregar um bom perfil técnico para o gestor. Além disso, como já citamos, a avaliação também atenta para pontos importantes do setor de Recursos Humanos do cliente.

Facilidade em detectar habilidades técnicas

Por vezes, o RH não consegue se aprofundar em questões técnicas com um candidato. Isso porque, a depender da área, a conversa pode envolver fatores muito específicos, como: 

  • códigos; 
  • conhecimentos matemáticos;
  • software de alta tecnologia.

Em alguns casos, pode acontecer de o RH se sentir confortável com o perfil do candidato, mas, quando o gestor avalia, não era o que ele esperava, pois a entrevista não teve profundidade no quesito técnico.

No recrutamento especializado, o recrutador conta com uma bagagem profissional no segmento da vaga ofertada. Isso permite que ele consiga fazer perguntas técnicas e ter uma abordagem mais profunda e mais empática.

Torna-se mais fácil entender as dores do candidato e do gestor e, além disso, aumentar o grau de proximidade na entrevista, o que também aumenta a transparência do candidato. É um ganho significativo para o processo seletivo.

Por que escolher a Robert Half para realizar um recrutamento especializado?

Quando se fala em recrutamento especializado, não é preciso ter dúvidas de qual empresa contratar. A Robert Half tem vasta experiência no assunto. A seguir, confira algumas das vantagens de obter nossos serviços.

Tradição no mercado

A Robert Half é uma consultoria de recrutamento especializado fundada nos Estados Unidos em 1948. A empresa presta serviços no Brasil há 12 anos e está presente em outros 18 países. Com mais de 70 anos de mercado, a Robert Half desenvolveu métodos exclusivos de planejamento, treinamento, execução e aperfeiçoamento de seus métodos.

Tecnologia de informação

A Robert Half conta com ferramentas de ponta e uma vasta rede de contatos, o que possibilita que alguns candidatos sejam chamados antes da abertura do processo seletivo, caso haja compatibilidade com a vaga. Isso agiliza todo o trâmite de contratação, que pode ser demorado nos processos tradicionais.

Time exclusivo para efetuar buscas

A Robert Half tem um time especializado e apto para efetuar buscas pelos candidatos ideais. Isso garante um processo ágil e com qualidade. Além disso, a especialização da equipe, configurada pelo perfil consultivo, faz com que o cliente entenda exatamente o que ele quer. Em alguns casos, a empresa contratante muda completamente o perfil da vaga após o alinhamento com a consultoria.

Otimização do desempenho econômico do cliente

Contratar um serviço de recrutamento especializado pode fazer com que o retorno sobre o investimento em um processo de seleção seja mais vantajoso. O processo tradicional pode ser demorado e caro, já que o setor de RH se mobiliza para a seleção, bem como gestores imediatos e outros analistas. Isso pode fazer com que a produtividade seja prejudicada.

Além disso, o recrutamento especializado ainda diminui as chances de uma contratação equivocada, que também pode gerar encargos indesejáveis para as empresas.

Você pôde ver que o recrutamento especializado é uma ótima opção para empresas que queiram ter resultados expressivos e positivos em seus processos seletivos. Isso ocorre com a consultoria da Robert Half porque os recrutadores conseguem explorar tanto as habilidades técnicas quanto as competências de cada candidato!

Além disso, o processo se torna mais rápido, devido ao banco de dados que a Robert Half dispõe e o bom relacionamento com candidatos que já passaram por outros processos.

Quer saber mais detalhes de como funciona o recrutamento especializado da Robert Half? Entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

More From the Blog...