Como engajar a equipe após as férias

Por Robert Half 17 de Janeiro de 2019

É importante que os funcionários tirem férias, pois esses intervalos permitem que a equipe se recarregue física e emocionalmente. Desconectar-se das preocupações do dia a dia faz com que as pessoas voltem ao trabalho com mais energia.

Entretanto, por mais que a taxa de energia esteja alta, manter os funcionários focados depois de suas férias pode ser uma tarefa difícil. Por isso, separamos alguns segredos para que você, enquanto líder, consiga isso com excelência.

A chave é planejar com antecedência!

As dicas a seguir podem ajudar a garantir que seus funcionários não apenas se sintam à vontade para tirar uma folga do trabalho, mas também possam voltar à rotina com toda disposição:

1. Esteja preparado

Ajudar os funcionários a voltar das férias focados é uma missão que começa antes mesmo de ele sair do escritório. Você precisa de um plano para que os projetos corram sem problemas enquanto seus funcionários estão fora. Comece consultando um calendário e anotando os períodos ocupados em seu departamento para determinar os melhores e piores momentos para os funcionários tirarem férias.

Peça à sua equipe que organize seus planos de férias com bastante antecedência para evitar picos de carga de trabalho, explicando que a assistência de todos é necessária durante esses períodos para garantir que os objetivos do departamento sejam atingidos.

2. Ajude a identificar backups

Muitos funcionários esperam até o último minuto para falar sobre aqueles projetos que deverão ser liderados por alguém enquanto eles estarão fora do escritório. Adiar essa tarefa pode fazer com que assuntos importantes escapem pelas brechas. Este é um ponto que eles precisam de sua ajuda enquanto gestor!

Reúna-se com antecedência com os membros da equipe que têm férias ou feriados próximos. Comece discutindo tarefas que precisarão ser realizadas enquanto estiverem fora e identifique um ou dois colegas que possam servir como backups. Assim, todos os envolvidos começarão a se comunicar imediatamente e isso otimizará a realização das ações.

Certifique-se de permanecer ciente do desenrolar das atividades para se assegurar de que os projetos estarão bem assessorados por quem cobrirá a pessoa. Isso permitirá que você ajude a resolver os desafios que surgirem, mesmo quando o funcionário estiver ausente.

Existe algum membro da sua equipe que lidera um projeto importante, mas que entrará de férias? Caso você sinta que um ou dois colegas dele se sobrecarregarão ao cobrirem suas férias neste período, uma opção é considerar os benefícios de contratar um funcionário temporário, capacitado para dar andamento em projetos.

ENVIE SUA VAGA

3. Vá devagar

Não espere do funcionário uma alta produtividade no primeiro ou no segundo dia após o retorno. Dê para ele alguma margem de tempo para permitir que a pessoa se habitue novamente à sua rotina de trabalho. Evite planejar uma reunião importante no dia em que o trabalhador retornar ou deixar um grande projeto esperando por ele.

4. Agende uma reunião após o retorno dele

Agende uma reunião para entrar em contato com o funcionário logo após o retorno dele.

Convide também os backups da pessoa para que eles possam fornecer atualizações sobre os projetos que supervisionaram enquanto a pessoa estava ausente. Em seguida, ajude o colaborador a se concentrar e a priorizar seus esforços para que as atribuições mais importantes ou urgentes sejam concluídas primeiro.

Com o planejamento adequado, você pode garantir que sua equipe não apenas se sinta à vontade para tirar uma folga, mas também possa voltar ao trabalho recarregada e pronta para novos desafios.

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

More From the Blog...