Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Uma das principais dores da gestão é assegurar o bem-estar do time e garantir resultados em termos de produtividade e rendimento. O descanso, mental e físico, é fundamental para os colaboradores terem mais energia, foco e motivação. As férias são peça-chave para que a equipe se recarregue física e emocionalmente, desconectando-se das preocupações do dia a dia e voltando ao trabalho com mais energia e disposição.  

Entretanto, por mais que a taxa de energia esteja alta, manter os colaboradores focados após o período de pode ser uma tarefa difícil. Por isso, separamos alguns segredos para que você, enquanto líder, consiga isso com excelência.

Envie sua vaga

Esteja preparado

Ajudar os colaboradores a voltar das férias focados é uma missão que começa antes mesmo deles saírem do escritório. É preciso ter um plano para que os projetos corram sem problemas enquanto eles estão fora. Consulte o calendário para que todos possam ajustar os melhores períodos possíveis e para que a ausência deles não seja sentida pelos colegas que permanecerem no escritório. 

Estimule a equipe a organizar o planejamento de férias com antecedência para evitar picos de carga de trabalho, explicando que a assistência de todos é necessária durante esses períodos e garantindo que os objetivos do departamento sejam atingidos.

Leia também: Governança corporativa e gestão de pessoas

Combine a ajuda nas tarefas durante a ausência do colaborador

Muitos colaboradores esperam até o último minuto para falar sobre aqueles projetos que deverão ser liderados por alguém enquanto eles estarão fora do escritório. Adiar essa tarefa pode fazer com que assuntos importantes escapem pelas brechas. Este é um ponto que eles precisam de sua ajuda enquanto gestor!

Reúna-se com antecedência com os membros da equipe que têm férias ou feriados próximos. Comece discutindo tarefas que precisarão ser realizadas enquanto estiverem fora e identifique um ou dois colegas que possam servir como backups. Assim, todos os envolvidos começarão a se comunicar imediatamente e isso otimizará a realização das ações.

Certifique-se de permanecer ciente do desenrolar das atividades para se assegurar de que os projetos estarão bem assessorados por quem cobrirá a pessoa. Isso permitirá que você ajude a resolver os desafios que surgirem, mesmo quando o colaborador estiver ausente.

Existe algum membro da sua equipe que lidera um projeto importante, mas que entrará de férias? Caso você sinta que um ou dois colegas dele se sobrecarregarão ao cobrirem suas férias neste período, uma opção é considerar os benefícios de contratar um colaborador por projeto capacitado para dar andamento em projetos.

Vá devagar

Não espere do colaborador uma alta produtividade no primeiro ou no segundo dia após o retorno. Dê ao colaborador uma margem de tempo para permitir com que ele se ajuste novamente à sua rotina de trabalho. Evite planejar reuniões importantes no dia em que o trabalhador retornar ou deixar projetos grandes esperando por ele.

Você pode gostar de: O impacto da felicidade no desempenho no trabalho

Agende uma reunião após o retorno 

Agende uma reunião para conversar com o colaborador após o seu retorno.

Chame também os colegas que estão envolvidos com os mesmos projetos para que eles possam atualizar o colaborador que voltou sobre como está o status dessas tarefas que foram realizadas enquanto ele estava ausente. Em seguida, ajude-o a se concentrar e a priorizar seus esforços para que as atribuições mais importantes ou urgentes sejam concluídas primeiro.

Com o planejamento adequado, você pode garantir que os membros da sua equipe não apenas se sintam à vontade para tirar uma folga, mas também possa voltar ao trabalho recarregada e pronta para novos desafios.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

Sair de férias continua a ser a maneira ideal para recarregar as baterias após longos meses de trabalho sem pausas. Após este período de descanso as equipes geralmente voltam motivadas e revitalizadas. Pelo menos, em teoria. Para muitos colaboradores o retorno das férias pode ser acompanhado por uma pequena queda na motivação. Evite que a dinâmica da equipe sofra! Motive seus colaboradores seguindo estas dicas pós-férias.

Queda na motivação: nada mais normal

As férias são benéficas para o ambiente de trabalho e para os resultados da sua empresa. A perspectiva de algumas semanas de férias dá asas aos seus colaboradores. É fácil entender por que é mais difícil manter a motivação após as férias:

As férias proporcionam destinos de viagem incríveis e encontros inesquecíveis. O tempo parece voar. Ao voltar para a casa, a rotina se impõe e os dias de trabalho se tornam enfadonhos e similares. 

Consequência típica de várias semanas de férias: caixa de e-mail cheia. Uma verdadeira comitiva de boas-vindas! Sem mencionar todos os projetos que ficaram pendentes sem que ninguém os tocasse. Além disso, há uma boa chance de que os colegas ainda estejam de férias, de modo que a equipe provavelmente esteja operando com falta de pessoal.

Dê tempo e feedback aos que retornam das férias

Programar uma reunião pessoal com o colaborador que retornou de férias é aconselhável. Isso permite não apenas conversar sobre o período de forma amigável e avaliar a motivação do colaborador, mas também conversar sobre novas perspectivas. 

E, finalmente, permita que as suas equipes retomem o seu ritmo de trabalho habitual. Nos primeiros dias após o retorno, evite sobrecarregá-los com tarefas delicadas e reuniões cruciais. Depois de alguns dias de readaptação, a energia e a motivação retornarão com força total!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.