Por Fernando Mantovani

Se você costuma terminar os dias de trabalho sem concluir as pendências que planejou ou vive com a sensação de que precisaria de mais horas diárias para dar conta de todas as tarefas, talvez seja o momento de repensar sua organização. Às vezes, na correria do dia a dia, sem nos darmos conta, nos deixamos levar por pequenos "ladrões do tempo".

Para te ajudar a manter a produtividade, compartilho cinco sugestões para que você incorpore à sua rotina. Veja se consegue se adaptar a elas e depois me conte como foi a experiência.

Dicas de como render o seu dia de trabalho: (Resumo)

  • Delegue sempre que possível.
  • Diga "não" quando for necessário.
  • Controle o desperdício de tempo.
  • Convoque reuniões produtivas apenas quando necessário.
  • Cuide da organização da sua mesa e do computador.

1. Delegue sempre que possível

Esse é um ótimo exercício para aliviar a carga de trabalho, enquanto você testa e desenvolve as habilidades de outros profissionais. Bons líderes fazem isso com frequência.

2. Diga não quando for necessário

Nem sempre é promovido aquele profissional que abraça todas as atividades que chegam à mesa. O mercado, na verdade, aprecia os que cumprem com o prometido e entregam além, mas sempre prezando pela qualidade. O não nem sempre é uma negativa. Pode ser apenas o princípio de uma negociação sobre prazos.

3. Controle o desperdício de tempo

Aqui eu refiro-me àquelas conversas no corredor com colegas, ao cafezinho que se estende, ao hábito de resolver todos os problemas pessoais no horário do expediente e à frenética consulta a e-mails, redes sociais ou mensagens do celular.

4. Convoque reuniões produtivas apenas quando necessário

Uma vez ouvi que o sucesso da empresa é inversamente proporcional ao número de reuniões que ela convoca. Esses encontros, quando necessários, devem ter uma pauta e um limite de tempo, além de ter como base conversas claras e objetivas.

5. Cuide da organização da sua mesa e do computador

Deixe sobre a mesa apenas o material que utiliza, crie um fluxo de destino aos papéis que chegam e mantenha o hábito de organizar os documentos eletrônicos.

Espero que essas orientações te ajudem. Se quiser saber mais sobre carreira, gestão e mercado de trabalho assine nossa Newsletter e receba conteúdos mensalmente.

*Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half no Brasil

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

ASSINAR NEWSLETTER