Profissões mosca branca: o que são e como contratar esses profissionais?

Por Robert Half 3 de abril de 2019

Por Vitor Magalhães Silva

Todo profissional que lida com algum processo de contratação enfrenta alguns desafios durante esta atividade, que precisam ser superados de forma eficiente para que uma boa admissão seja realizada. Entre eles, está o de lidar com profissões mosca branca, que necessitam de um procedimento mais aprimorado e específico de recrutamento, bem como um tratamento diferenciado para não perder os talentos atuais para concorrentes no mercado.

Por esses motivos, esses profissionais podem representar altos custos para a empresa, demandando uma estratégia bem estruturada para decifrar o que caracteriza uma profissão mosca branca, suas peculiaridades, como identificá-las no negócio e quais as melhores formas de encontrar, recrutar e reter esses colaboradores.

Nesse sentido, apresentamos neste artigo as principais informações sobre as profissões mosca branca, mostrando como lidar com os desafios que elas representam para empresa. Acompanhe!

O que são e quais são as profissões mosca branca?

O termo "mosca branca" é usado para se referir a algo difícil de ser achado, ou seja, profissões mosca branca são aquelas que a empresa enxerga a tarefa de encontrar, recrutar e manter profissionais para suas vagas como desafios fora do normal.

Desse modo, pode-se dizer que o total de profissionais disponíveis dessa profissão ou cargo específico no mercado não atende à demanda por suas atividades, conhecimentos e expertise. Essa relação pode variar conforme sazonalidades e exigências das vagas — por exemplo, no final do ano, muitas empresas buscam por serviços de pré-auditoria e esses profissionais se tornam mais difíceis de encontrar.

Sendo assim, pode-se dizer que a formação de profissões mosca branca é influenciada diretamente pela Lei da Oferta e da Demanda, ou seja, quanto mais busca o mercado tiver do profissional e um perfil específico, menos gente haverá disponível. Com isso, o custo desses colaboradores também aumenta, uma vez que sua exclusividade os torna valiosos e cobiçados pela concorrência.

Como as mudanças do mercado influenciam a formação dessas profissões?

A Lei da Oferta e da Demanda é diretamente influenciada pelas alterações do mercado. Isso porque as empresas precisam acompanhar tendências e se adaptar a elas e, normalmente, essa prática exige alterações em suas operações e equipe de trabalho.

Um exemplo disso é a Transformação Digital, a necessidade de adotar novas tecnologias e, consequentemente, encontrar profissionais qualificados da área de TI — profissões muito cobiçadas no cenário atual, mas que, há 20 anos, nem existiam ou tinham demanda.

A região da empresa pode influenciar a formação desse tipo de profissional?

Os segmentos de atuação da empresa e sua localização podem impactar a formação de profissões mosca branca. Isso acontece porque algumas regiões são muito fortes em setores específicos e muitas empresas concorrentes acabam ficando aglomeradas no mesmo local. Sendo assim, a busca pelo mesmo perfil de profissionais aumenta, bem como seu custo e dificuldade para manter os talentos.

As movimentações do mercado também podem impactar a demanda por algumas profissões nesses locais. Um exemplo disso é quando a valorização do ouro e outros metais acontece no mercado externo. Em Minas Gerais, por exemplo, onde a mineração é muito forte, as empresas precisam encontrar mais profissionais da área fim e de suporte, gerando uma demanda sazonal por isso.

Qual a relação entre cargos de liderança e profissionais mosca branca?

Algumas exigências das empresas para suas funções dificultam suas buscas por bons profissionais e os transforma em moscas brancas. Isso em razão de as características que elas desejam não serem comuns no mercado, tornando o número de opções limitado. Um exemplo disso são vagas de Departamento Pessoal que solicitam inglês. Uma vez que essa área é mais operacional, as pessoas que têm um forte conhecimento técnico dessas atividades, raramento terão um alto nível na língua inglesa.

Tendo isso em vista, não é o fato de ser uma vaga de liderança que determina se a profissão é mosca branca ou não, e sim os fatores de mercado e especificações da vaga. Entretanto, cargos de gestão tendem a ter maiores exigências em termos de perfil, especialmente tempo de experiência na área de atuação, o que pode dificultar a busca por eles.

Existem profissões que são sempre mosca branca?

Devido à sua formação ser impactada por questões de mercado e esse estar sempre em transformação, não é possível afirmar que exista alguma profissão que sempre foi e sempre será mosca branca. Entretanto, algumas exigências são difíceis de serem encontradas e estão assim já há algum tempo — como pessoas fluentes em inglês, por exemplo.

Uma área que tem apresentado muitas profissões mosca branca é a da tecnologia. Por se transformar de forma constante, é difícil para as empresas encontrarem profissionais que conheçam e dominem com profundidade as inovações e tendências do mercado, exigindo que esses talentos sejam bem remunerados e retidos com atenção em seus ambientes.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Como encontrar e recrutar profissionais mosca branca?

Por serem mais difíceis de encontrar no mercado, além de, quando identificados, normalmente estarem empregados em outras empresas, existe um desafio para as organizações para lidar com as profissões mosca branca. Por esse motivo, é importante que o time de Recrutamento e Seleção tenha uma estratégia bem definida para identificar e antecipar a necessidade desses profissionais, permitindo que o processo seja feito com sucesso.

Além disso, um orçamento maior é necessário, para oferecer melhores condições para essas pessoas. Uma forma de facilitar esse processo é manter um banco de talentos atualizado nas empresas, com contatos e perfis detalhados de funcionários, ex-colaboradores e pessoas que já foram entrevistadas pelo time.

Essa prática demanda tempo e investimento monetário e, por isso, muitas organizações optam por usar um banco externo, de uma consultoria especializada em recrutamento. O principal diferencial desses fornecedores é seu conhecimento do mercado e qualidade do banco de talentos. Isso porque eles atuam de forma proativa, ou seja, entrevistam e cadastram perfis de profissionais sem necessariamente terem vagas em aberto.

ENVIE SUA VAGA

Como reter profissionais mosca branca?

Além de recrutar, reter os profissionais mosca branca também é um desafio para as organizações. Isso acontece porque a concorrência está sempre tentando conquistá-los e a tentação pode resultar em perda do colaborador. Desse modo, é importante garantir medidas como:

  • salário e benefícios sempre alinhados com o mercado, ou até mesmo superiores;
  • oferecer plano de carreira claro e alinhado com as expectativas do profissional;
  • garantir qualidade de vida e uma cultura flexível;
  • investir no plano de desenvolvimento do profissional e educação corporativa — cursos, treinamentos etc.;
  • manter uma comunicação aberta e transparente com o time;
  • solicitar feedback aos profissionais para identificar pontos de melhoria.

Essas informações ajudam a empresa a manter sua oferta interna altamente atrativa para seus colaboradores, tanto moscas brancas quanto os demais. Com isso, a performance tende a aumentar e o turnover diminuir, eliminando riscos de perda de talentos para a concorrência. Inclusive, elas podem ajudar a definir estratégias para blindar a empresa — identificando o que é necessário garantir para não perder colaboradores.

Como a Robert Half pode ajudar nesse tipo de procura?

A Robert Half é a maior e mais antiga empresa especializada em recrutamento e seleção do mundo. Com presença mundial e em importantes capitais do Brasil, a consultoria oferece serviços de alta qualidade para a busca de profissionais, inclusive em casos de profissões mosca branca.

Além da proatividade na construção do banco de talentos da empresa, seus diferenciais se encontram na formação de seus consultores e experiência na identificação dos melhores profissionais para as oportunidades abertas pelo cliente.

Isso porque seus funcionários são profissionais experientes em segmentos específicos e fazem o levantamento de talentos nesse segmento, formando um perfil mais completo para o banco — o que aumenta a efetividade do processo e reduz seu tempo em mais da metade.

Outro diferencial da Robert Half é sua divisão de operações, feita entre soluções permanentes, que são vagas tradicionais e para longo prazo, e vagas de projeto, que se caracterizam por oportunidades pontuais e temporárias. Nesse sentido, a consultoria se adapta às tendências de contratação do mercado e oferece serviços personalizados para as necessidades dos clientes.

Agora que você sabe o que são e como lidar com profissões mosca branca de forma mais eficiente, acredita que é o momento de procurar uma consultoria? Então, entre em contato com a Robert Half, especialista no assunto, e comece o seu projeto!

* Vitor Magalhães Silva é Gerente de Recrutamento da Robert Half

More From the Blog...