(Muito) Necessário temporariamente!

Por Robert Half 12 de novembro de 2018

Por Fernando Mantovani

Você já pensou em aumentar sua chance de empregabilidade abrindo-se ao modelo de contratação temporária? Algumas vezes, quando faço essa pergunta a profissionais que ocupam cargos entre analistas e diretores, eles me olham com desconfiança por associarem a oportunidade a uma situação de pouca segurança. Mas, vejo o cenário de maneira diferente.

Alta demanda para profissionais em projetos pontuais

A contratação temporária para os cargos que citei é altamente demandada e vista como estratégica nos mercados Europeu e dos Estados Unidos. No Brasil, de acordo com pesquisa da Robert Half, 40% dos empregadores já consideram a possibilidade de contratar profissionais temporários para auxiliar em projetos estratégicos pontuais, no alívio de sobrecargas sazonais das equipes, na resolução de desafios urgentes ou para suprir a ausência programada ou emergencial de um profissional-chave.

Trabalho temporário é excelente para o currículo

A boa notícia é que, de acordo com o mesmo estudo, 86% dos profissionais que já atuaram como temporário apontam a experiência de trabalhar por projetos como positiva para o currículo, com destaque para a possibilidade do aumento de networking. Ao final do contrato, que contempla todos os benefícios garantidos a um profissional contratado via CLT, há os que firmam carreira como especialistas em resolver questões pontuais e os que acabaram ingressando na equipe permanente da companhia para a qual ingressaram como temporários.

Expectativa de crescimento em 2020

A expectativa é que até 2020 os profissionais temporários igualarão seu grau de importância ao de colaboradores permanentes dentro da organização. Então, se você pretende ingressar nesse mercado, comece aprimorando seus conhecimentos técnicos e habilidades de comunicação, autogerenciamento, flexibilidade e adaptabilidade.

Boa sorte!

*Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half no Brasil

Faça download do Índice de Confiança Robert Half

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos 6 meses. Confira como está o mercado de trabalho para os profissionais qualificados temporários!

More From the Blog...