O processo de recrutamento e seleção (R&S) é importantíssimo para o sucesso da empresa. É por meio dele que novos talentos podem fazer parte do quadro de trabalho e contribuir para o crescimento organizacional. Por essa razão, a busca pelo serviço de recrutamento especializado da Robert Half é cada vez maior.

Um recente estudo veiculado na Harvard Business descobriu que empresas são, em média, 51% mais competitivas quanto têm boas práticas de RH, como o recrutamento acertado. Mas uma contratação, quando não é feita de maneira correta e estratégica, demanda bastante tempo, incluindo dezenas ou até centenas de entrevistas.

Para não perder qualidade e manter o foco em outros pontos críticos, muitos profissionais de RH optam por delegar o processo de R&S a uma consultoria externa.

No artigo de hoje, vamos explicar como funciona o serviço de recrutamento especializado e alocação de mão de obra para projetos da Robert Half, quais as suas vantagens e principais diferenciais. Portanto, leia os próximos tópicos com atenção!

Como funciona o serviço de recrutamento especializado da Robert Half?

A Robert Half surgiu em 1948 e está no Brasil desde 2007. Conta com um método de recrutamento ágil e de qualidade. Quem entrevista os candidatos é um profissional da mesma área para a qual se deseja contratar, o que facilita muito a checagem de habilidades técnicas durante o processo.

Como funciona na prática: se o objetivo é contratar um analista de mercado, a entrevista será conduzida por um profissional do mercado financeiro. Por outro lado, se o interesse é encontrar um contador, um recrutador de ciências contábeis vai realizar a entrevista.

A primeira etapa da seleção é realizada com o intuito de avaliar o alinhamento do candidato com a descrição do cargo. Nesse caso, outro diferencial importante da Robert Half é a comunicação constante com o cliente e o feedback sobre o andamento do processo. Isso permite à empresa entregar os melhores talentos, de acordo com as necessidades do cliente, e torna o processo de recrutamento mais assertivo e eficaz.

Os candidatos mais adequados são indicados para a empresa tomadora do serviço, que também vai conversar com os profissionais. No entanto, nesta etapa o trabalho de entrevista é bem mais simples, já que os consultores da Robert Half já fizeram a primeira triagem e indicaram apenas os candidatos que realmente têm as competências necessárias para a vaga.

Contratação por projeto temporário

Outra solução da Robert Half é a contratação por projeto temporário. Nesse caso, a consultoria colabora para integrar talentos para atender demandas sazonais ou novos projetos da empresa. Em alguns casos, nem sempre é possível, ou necessário, contratar um profissional permanente para um projeto que tem começo, meio e fim. Dessa forma, a contratação temporária dá flexibilidade e agilidade ao processo.

Além disso, o acesso rápido à mão de obra qualificada, maior eficiência nas atividades, a conclusão do projeto com sucesso e a transferência de conhecimento para o restante da equipe são vistas como as principais vantagens de se trabalhar com profissionais contratados por projetos temporários.

No passado, existia a ideia de que a contratação temporária só era um recurso utilizado pelo setor de varejo nos períodos de pico, como o Natal ou Dia das Mães. Hoje, como ocorre nos Estados Unidos e na Europa, os gestores já enxergam o valor estratégico da contratação por projetos temporários, afinal, permite o acesso à mão de obra qualificada sem a necessidade de dilatação do quadro de funcionários ou folha de pagamento.

Quais as vantagens de contratar as soluções da Robert Half?

A primeira grande vantagem é contar com o know-how de quem tem mais de 70 anos de experiência e atuação em 19 países. São décadas de planejamento, execução e aprimoramento dos métodos. Confira outras vantagens!

Permite o foco nas atividades mais estratégicas

Os profissionais de gestão de pessoas precisam focar em atividades cada vez mais estratégicas, como a criação de uma sólida cultura e o desenvolvimento de políticas de retenção de talentos. Logo, nem sempre há tempo para administrar a seleção.

Nesse sentido, a primeira vantagem é "aliviar" o trabalho do RH e mantê-lo focado no que realmente importa. A Robert Half pode planejar e executar todo o projeto de contratação, envolvendo os profissionais de RH só nas etapas mais importantes.

Melhora o desempenho econômico da empresa

O processo de seleção é longo e oneroso. Existem custos em dedicar o gerente de RH, analistas e outros líderes imediatos na contratação, pois os mesmos poderiam estar investindo seu tempo em outras atividades estratégicas.

Também é preciso considerar o custo de contratar errado, que é o que acontece quando a seleção não recebe a atenção devida ou não é conduzida com eficiência. Portanto, com a consultoria especializada, o retorno sobre o investimento é maior.

Dá acesso a um banco de talentos atualizado

Iniciar um processo confiando no banco de currículos da empresa ou de páginas de emprego pode ser demorado. Sem contar que os mesmos podem estar desatualizados. A Robert Half, por sua vez, tem uma relação atual e próxima com os candidatos.

Também há uma forte estratégia de captação. Além dos meios digitais, o contato constante com empresas e profissionais permite que a consultoria chegue a uma camada de candidatos que a maior parte das empresas não tem acesso. Afinal, como já dissemos, são sete décadas de experiência.

CONFIRA NOSSAS DIVISÕES DE RECRUTAMENTO

Dá mais agilidade ao processo de recrutamento e seleção

Não é difícil ver processos de contratação que extrapolam a data inicialmente estabelecida. Isso gera mais custos ao setor de RH, além de prejudicar a força de trabalho da organização. A consultoria especializada evita que esse problema aconteça.

A Robert Half tem equipes de consultores focadas no recrutamento. Para dar celeridade ao processo, diversos especialistas discutem e propõem os melhores profissionais para cada oportunidade de trabalho. Logo, a sua empresa é beneficiada.

Quais são os diferenciais da Robert Half em relação ao mercado?

Agilidade, qualidade e eficiência são alguns diferenciais da Robert Half. A consultoria foca em atender à expectativas dos clientes, num curto espaço de tempo, seguindo 4 importantes princípios:

  • Match perfeito: encontrar os candidatos com as competências técnicas e comportamentais alinhadas ao cargo e à cultura da empresa contratante, de acordo com as suas necessidades.
  • Comunicação constante: gerenciar as expectativas e fazer follow up frequente de modo que a empresa contratante esteja ciente de cada etapa do processo.
  • Agilidade: proporcionar economia de tempo e conveniência aos clientes, além de, sempre, focar na urgência de atender às suas necessidades.
  • Possibilidade de escolha: entregar aos clientes uma gama de profissionais qualificados e que atendam à suas necessidades, permitindo que ele defina quem é o melhor. O controle e a palavra final é do cliente.

Por fim, é preciso considerar o know-how de uma consultoria com mais de 13.600 colaboradores. Há divisões específicas para a seleção de profissionais de engenharia, finanças, tecnologia da informação, entre outras áreas. Sendo assim, os consultores têm um vasto conhecimento sobre cada área, o que permite um processo de R&S mais eficaz.

Com processos claros, consultores qualificados em todas as áreas de atuação (engenharia, marketing, vendas, finanças, contabilidade, tecnologia, mercado financeiro, seguros, jurídico e recursos humanos), tecnologia de ponta e um vasto banco de talentos, é fácil perceber que a Robert Half é uma das principais consultorias de recrutamento especializado do mundo. Contratar nosso serviço é sinônimo de eficiência, estratégia e confiança na entrega das melhores soluções para a sua força de trabalho.

Agora que conhece o serviço de recrutamento especializado e os diferenciais da Robert Half, aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e tirar as dúvidas que persistam. Vamos lá!

Vamos conversar sobre suas necessidades de recrutamento?

Podemos ajudar você a encontrar seu próximo talento. Nos envie sua vaga ainda hoje!

ENVIAR VAGA

 

Por que contratar a Robert Half?