Como melhorar o ambiente de trabalho? Confira essas 7 estratégias

Por Robert Half on 30 de março de 2021

É importante que o gestor saiba como melhorar o ambiente de trabalho. Isso porque um ambiente agradável e que gera bem-estar promove mais produtividade, ânimo e criatividade, atributos essenciais ao desenvolvimento de um negócio bem-sucedido.

No entanto, para que isso seja feito, é preciso conhecer as melhores estratégias. O gestor deve investir no que realmente gera valor aos funcionários, bem como promover qualidade às rotinas de trabalho. Então, a questão é: o que fazer para melhorar o local de trabalho?

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Neste artigo, ganhamos profundidade no assunto e apresentamos 7 estratégias que podem ser úteis à melhoria do ambiente de trabalho na sua empresa.

Então, continue lendo!

1. Invista na comunicação interna empresarial

A comunicação é um elemento básico aos negócios. Ela garante que os processos sejam bem-feitos e que as pessoas sigam na mesma direção. Contudo, se falta diálogo, o número de erros, problemas e conflitos tende a crescer, o que não é bom ao ambiente de trabalho.

O investimento em comunicação interna começa com a conscientização. Todos precisam entender que o assunto é importante e deve ser levado a sério. Essa maior consciência deve começar na alta administração, com o CEO, e partir para os demais níveis do negócio.

Além disso, é interessante investir em canais que facilitem a transmissão do que é dito. Existem muitos tipos de canais de comunicação, como murais de recados, redes sociais e aplicativos. Usar um ou outro, ou mais de um deles, vai variar de acordo com a cultura da empresa e o perfil do time.

2. Ouça os colaboradores com mais frequência

Parte da melhoria da comunicação é ouvir os colaboradores, avaliando o que eles têm a dizer sobre a empresa, o local de trabalho e o superior imediato. Esse feedback serve como base para eventuais ajustes, de modo que o ambiente de trabalho seja aprimorado.

Em geral, a forma de coletar feedbacks varia muito a cada empresa. Algumas contam com processos rigorosos de avaliação de satisfação; já outras optam por conversas mais descontraídas e informais. Portanto, avalie o que melhor funciona para o seu negócio.

O mais importante é que, ao longo da conversa com o colaborador, você esteja disposto a entender verdadeiramente o que ele tem a dizer. Para tanto, crie um clima propício e deixe claro que o feedback será usado para melhorar o negócio, nunca para prejudicá-lo.

3. Construa um bom plano de cargos e salários

Se você realmente quer melhorar o ambiente de trabalho, mostre aos colaboradores que eles são importantes ao negócio e podem crescer dentro da empresa. Ou seja, valorize seus talentos. Assim, o plano de cargos e salários é uma das melhores formas de fazer isso.

Pense nesse plano como um roteiro, que esclarece os cargos que cada profissional pode ocupar dentro da empresa, bem como a remuneração que pode atingir, desde que conquiste certas metas e tenha determinado tempo de "casa".

Ao construir seus planos de carreira, de modo que os profissionais tenham mais chances de crescimento, é bastante comum que gestores classifiquem os cargos existentes como júnior, pleno ou sênior, fornecendo vantagens ascendentes aos seus ocupantes.

4. Gerencie os conflitos que existem no trabalho

Toda estrutura organizacional é composta por pessoas, com pessoas e para pessoas. Logo, é muito difícil (talvez impossível) que não surjam conflitos interpessoais. Entretanto, se esses conflitos não forem gerenciados, o senso de "time" pode ser muito prejudicado.

Na gestão de conflitos, lembre-se de não tomar partido e buscar por decisões justas. Ouça as partes envolvidas e concentre-se na solução, não no problema. Estimule os profissionais a conversar e buscar uma solução do tipo ganha-ganha, que gere benefícios mútuos.

Além de tudo, preze pelo aprendizado. Todo conflito pode fornecer uma lição à empresa e aos profissionais envolvidos, garantindo que a organização seja fortalecida. Descubra qual a lição e como ela pode evitar que, no futuro, o mesmo tipo de conflito volte a surgir.

5. Não caia no dilema do falar-fazer

O dilema do falar-fazer é muito conhecido (e frequentemente repetido) no mundo dos negócios. Você mesmo já deve tê-lo presenciado algumas vezes. É uma alusão aos líderes que falam uma coisa, mas que, na prática, fazem outra completamente diferente.

Existem muitos problemas relacionados ao dilema falar-fazer, sendo que todos eles geram prejuízos ao ambiente de trabalho. Por exemplo, o líder torna-se menos inspirador, o código de conduta da empresa torna-se menos respeitado e fica uma sensação de insatisfação no ar — afinal, a celebre frase "faça o que eu falo, não o que eu faço" não funciona mais.

Para evitar esse problema, trabalhe a liderança. Deixe claro aos líderes que eles devem ser o exemplo diário, de modo que os liderados possam se espelhar nas suas práticas. Você não deve exigir com perfeição, apenas conformidade com as melhores práticas e a cultura do negócio.

6. Use ações de endomarketing

Por muito tempo, o marketing esteve focado apenas nos clientes finais. O objetivo era fazê-los comprar mais e voltar mais vezes à empresa. Ultimamente, porém, o marketing ganhou uma importante vertente: o chamado marketing interno ou endomarketing.

Seu objetivo é simples: conquistar os talentos, atraindo-os, retendo-os e motivando-os ao longo de vários anos de relacionamento com a empresa. Assim, além de desenvolver uma ótima gestão de pessoas, a empresa pode melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.

Acima de tudo, o investimento em endomarketing exige criatividade. É necessário pensar em campanhas que mostrem quanto os profissionais são importantes para a empresa e quanto podem crescer no negócio. Assim, o nível de felicidade e bem-estar será maior.

7. Invista na capacitação dos seus colaboradores

Outra importante dica é investir em campanhas de treinamento e desenvolvimento, de modo que os profissionais possam desenvolver novas competências ao longo da relação com a empresa. Isso, além de beneficiar o negócio, gera motivação e encantamento.

Veja bem, se a empresa investe na capacitação dos seus talentos, é porque valoriza seu trabalho e deseja manter longos anos de relação. Então, os profissionais sabem disso e valorizam o investimento feito pela empresa.

Agora, você já sabe como melhorar o ambiente de trabalho, também entende sua relevância para o sucesso da empresa e dos profissionais. Felizmente, todas essas estratégias podem ser aplicadas na empresa. Portanto, comece pela que considerar mais útil aos colaboradores. Se tiver recursos suficientes (tempo, know-how e dinheiro), aplique duas ou três simultaneamente.

Então, agora que está por dentro do assunto, que tal compartilhar esse conhecimento com seus amigos nas redes sociais? Não perca essa oportunidade. Vamos lá!

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