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Por Fernando Mantovani

Começou o jogo! O clima do Mundial de Futebol nos faz refletir sobre a necessidade de ter um time eficiente para alcançar os resultados desejados, seja em campo ou nas empresas. Para criar uma equipe vencedora no ambiente corporativo, como eu expliquei no artigo anterior, seis integrantes são fundamentais: técnico; árbitro; capitão; verdadeiro profissional; estrela; e recém-contratado.

No texto anterior, eu ainda convidei você a fazer um exercício de identificação desses talentos dentro do seu grupo de trabalho. Se já concluiu a tarefa, agora é a hora de entender quais são os 10 passos para gerenciar essa equipe de alto rendimento:

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Estabeleça a confiança

Toda empresa de sucesso tem uma cultura de trabalho dinâmica, guiada por um líder efetivo. Como líder, é importante construir uma relação de confiança com os colaboradores. Quando eles confiam em você, eles acreditam nas suas decisões. Confiança, no entanto, não se ganha da noite para o dia, é algo que precisa ser cultivado e preservado. 

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Crie uma cultura positiva

Antes de criar uma cultura positiva, é importante determinar e reconhecer a cultura atual da companhia. Como líder, sua perspectiva pode ser completamente diferente da dos seus funcionários. 

Defina as qualidades ideais que você deseja integrar na cultura da sua companhia. Não há cultura que encaixe em todas as organizações, companhias diferentes possuem prioridades diferentes. Portanto, defina sua cultura ideal de trabalho com base na visão que você possui da companhia. 

Tenha em mente que um ambiente de trabalho positivo, aberto e transparente é essencial para produzir bons resultados e reter os melhores talentos.

Aceite a diversidade

Faça com que origens e pontos de vista individuais contribuam para tomada de decisões mais equilibradas, tornando a empresa um local de inclusão. Diversidade não é só uma questão de fenótipo e origem étnica, é também adotar pontos de vista diferentes, ideias e formas distintas de enxergar o mundo. 

Defina as funções e responsabilidades

Para uma equipe ter sucesso é fundamental que cada membro entenda, de maneira exata e ampla, como a sua função contribui para os objetivos de negócios.

Defina metas e objetivos

Quando sabemos para onde estamos indo, é mais possível encontrar meios para que o caminho fique mais fácil. Convide o grupo para ajudá-lo nessas definições e revisite o plano regularmente. Essa atitude tende a desenvolver a colaboração entre o time, além de reforçar o compromisso da equipe com a empresa. Não esqueça de comemorar os acontecimentos relevantes.

O próximo passo após definir os objetivos é avaliá-los regularmente e dar feedback. Se você deseja alcançar um objetivo, monitore o progresso. É dito que monitorar o progresso frequentemente aumenta as chances de atingir seus objetivos com sucesso. 

Dar feedback regularmente ajuda os colaboradores a alinhar o desempenho com a cultura e as expectativas da empresa. Além disso, a qualidade do trabalho melhora e faz com que eles sejam ainda mais produtivos.

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Gerencie conflitos

Um problema pequeno pode se tornar uma crise grave se não for tratado adequadamente. Sempre que possível, prefira buscar o auxílio de outras pessoas para desenvolver uma solução em conjunto em vez de impor sua própria decisão.

Recompense para reter

Remuneração é importante para qualquer profissional, mas muitos já classificam como prioridade uma série de vantagens não financeiras, como horário de trabalho flexível, benefícios educacionais, reconhecimento e plano de carreira, entre outros.

Aprecie e recompense o bom trabalho. COlaboradores possuem agendas cheias e uma lista de tarefas que precisam terminar dentro do prazo. Portanto, quando eles performam além das expectativas, como líder, reconheça o esforço. 

Os programas de reconhecimento e recompensas são os primeiros passos para criar uma cultura de trabalho positiva. Esse comportamento melhora o clima e motiva a equipe a trabalhar ainda melhor no futuro. 

Foque no engajamento dos colaboradores 

Se a equipe se sentir deslocada, e desmotivada, isso traz um problema para o ambiente de trabalho. Como líder, você precisa encontrar uma maneira de manter os colaboradores felizes e engajados no trabalho. 

Muitas companhias organizam atividades de engajamento. O sucesso dessas atividades nem sempre está ligado ao orçamento que você está disposto a usar nelas. Para que uma atividade seja bem-sucedida, o segredo é planejar, ter flexibilidade e incentivar a participação. 

Mantenha os profissionais felizes

Uma equipe feliz tende a trabalhar mais motivada e inspirada. Minhas recomendações são: conheça seus funcionários; entenda seus pontos positivos e de melhoria; e tenha atenção aos níveis de estresse, principalmente relacionados a alta carga de trabalho.

Encontre o talento certo

É um ciclo: quando você contrata profissionais qualificados, com equilíbrio certo entre habilidades técnicas e comportamentais, forma uma equipe de alto desempenho, que atrai a atenção de novos profissionais de talento. Dessa forma, suas chances de gerar melhores resultados para a empresa crescem consideravelmente.

Lidere pelo exemplo

Seja o primeiro a colocar em prática as ações, missões e posturas que você defende como corretas, definindo um modelo a ser seguido.

Independentemente do momento da sua empresa ou do seu time, a hora de montar uma equipe dos sonhos é agora. Pois, como disse Pelé, “Sucesso não é um acidente. É trabalho duro, perseverança, aprendizado, estudo, sacrifício e, mais do que tudo, amor pelo que se faz ou se aprende a fazer”.

Sucesso para você e sua equipe!

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half.

Criando uma Equipe Vencedora

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