Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Como formar uma equipe de sucesso. Uma vez no papel de líder, sua responsabilidade é a de semear as sementes do sucesso em sua equipe. Isto significa ter profissionais em posições adequadas e nutri-los com os recursos de que necessitam para crescer. Aqui estão quinze dicas de como formar uma equipe de sucesso. Elas vão te ajudar a extrair as melhores habilidades da sua equipe, tanto individual quanto coletivamente.

Envie sua vaga

Incentive ideias

Em uma equipe de alto desempenho, os funcionários têm liberdade para seguirem os seus instintos criativos e são incentivados a encontrar soluções inovadoras para os problemas existentes.

Valorize os colaboradores

Quando você definir os salários dos colaboradores da sua empresa, tenha em mente que o pagamento deles deve ser compatível com o que as outras empresas em sua indústria, e entorno geográfico, estão pagando. Não perca bons funcionários por falta de valorização dos mesmos. 

Leia também: Montando o time dos sonhos

Promova a colaboração

Os membros de sua equipe devem se comunicar uns com os outros, compartilhar ideias e usar suas habilidades e conhecimentos individuais para fazer contribuições valiosas para toda a equipe. Garanta que todos tenham a oportunidade de ter a palavra, não apenas as pessoas de cargos mais altos.

Torne o local de trabalho agradável

Para quem trabalha nas modalidades híbrida e presencial, é crucial ter um ambiente limpo e estimulante e que faça as pessoas es sentirem bem. Você não precisa gastar muito dinheiro para tornar um escritório mais agradável. 

Delegue responsabilidade

É importante dar aos funcionários a oportunidade de assumir novas funções e responsabilidades, permitindo-lhes ganhar experiência e desenvolver suas habilidades.

Dê feedback

Diga aos funcionários como eles estão performando. Se eles têm um bom desempenho, encoraje-os a continuar. Se há coisas a serem trabalhadas, ofereça conselhos construtivos.

Seja flexível

Para ajudar os funcionários a darem o máximo de sua capacidade ou maximizar seus níveis de produtividade, seja flexível. Às vezes, a equipe pode precisar trabalhar em horários diferenciados ou mesmo fazer home office. Concentre-se nos resultados finais e não os meios para atingi-los.

Seja acessível

Quando os membros da equipe precisarem de aconselhamento ou apoio, esteja disponível. Certifique-se de que eles sabem que podem recorrer a você a qualquer momento quando estiverem com algum problema. Se os funcionários cometerem algum um erro, alivie a pressão sobre eles, tomando ou compartilhando das responsabilidades.

equipe vencedora

Defina objetivos claros

Definir o que é prioridade ajuda muito os colaboradores a desempenharem melhor o seu trabalho. Como líder, faz parte do seu trabalho ajudar os membros da sua equipe a definir objetivos claros. Assegure com que todos saibam exatamente quais são esses objetivos, qual é sua prioridade relativa e qual é o papel da equipe para alcançá-los.

Você também pode gostar de: Líder: o capitão do time

Apoie o desenvolvimento

Quando os funcionários precisarem aprender sobre novas técnicas e processos, garanta que eles tenham acesso a mentoring e coaching. Certifique-se de que eles têm um plano estratégico para a sua carreira e estão trabalhando para seus objetivos profissionais. Apoie seu desenvolvimento sempre que possível. Os membros da sua equipe serão mais valiosos para a organização quando tiverem oportunidades de aprender novas habilidades. 

Dê ao seu time oportunidades de aprender novas capacidades, forneça o treinamento que precisam para avançar em suas carreiras e para que tenham o conhecimento das mais novas tecnologias e sobre o que ocorre na indústria em que sua empresa atua. 

Encoraje a felicidade

Não é segredo que colaboradores felizes produzem melhor. A atitude positiva é contagiosa, no bom sentido, e faz com que a motivação aumente por toda a empresa. Fique de olho para ver se a equipe está feliz com o trabalho, com o empregador, e com você. Se não estiverem, cuidado, a infelicidade também se espalha rápido. 

Reconheça o sucesso

Saiba reconhecer quando um funcionário executar bem uma tarefa. Se a equipe obteve um grande resultado, parabenize a todos. Isso ajuda a construir o espírito de equipe e incentiva um ambiente de trabalho mais feliz e mais produtivo. Não é possível ter uma equipe de alto desempenho se os funcionários estão infelizes e constantemente procuram outras oportunidades no mercado.

Diga não ao microgerenciamento

Ninguém gosta de um chefe que está sempre de olho de maneira incessante e questionando cada decisão. Portanto, a melhor estratégia é definir objetivos de forma clara e dar ferramentas para que a sua equipe possa resolver as tarefas da melhor maneira possível. 

Não puna as falhas

Todos nós erramos, errar é, afinal, humano. A chave é aprender lições valiosas com os erros para não cometê-los novamente. Quando membros da sua equipe erram de maneira honesta, não os puna severamente. Fale sobre a situação de maneira honesta e encoraje-os a tentar novamente. 

Evite reuniões desnecessárias

Reuniões desnecessárias desperdiçam tempo valioso. Crie uma agenda para suas reuniões e distribua-as de maneira antecipada. Convide somente quem realmente precisa participar e inicie as reuniões no tempo correto. Não estenda-as se não houver motivo. 

Se você tem uma alta taxa de rotatividade, o moral dos profissionais e a produtividade tendem a serem baixos. Seu trabalho como gestor é manter os funcionários engajados e com brilho nos olhos. Colaboradores engajados e felizes, que são adequadamente remunerados e apoiados no seu desenvolvimento de carreira, são propensos a permanecer na empresa por mais tempo e trazem mais resultados para a organização. 

Criando uma Equipe Vencedora

Baixe o material completo, gratuitamente, clicando na imagem

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.