Por que oferecer benefícios flexíveis na sua empresa? Entenda!

Por Robert Half on 18 de agosto de 2021

Na busca pelo constante aprimoramento da satisfação e da produtividade da sua equipe, é fundamental acompanhar o que é tendência. Um exemplo disso é o oferecimento de benefícios flexíveis, que ainda são minoria no cenário corporativo brasileiro. Segundo pesquisa feita pela Robert Half, apenas 11% dos entrevistados afirma que pode escolher os benefícios que melhor se adaptam à sua realidade no trabalho.

Ainda segundo o levantamento, um total de 93% dos entrevistados disseram que gostariam de poder escolher os benefícios de acordo com suas necessidades. Ou seja, fica nítido quanto o trabalhador brasileiro deseja benefícios flexíveis, mas ainda não pode contar com eles.

Envie sua vaga

No entanto, antes de mergulhar nessa possibilidade, é preciso que os responsáveis pela gestão da empresa estudem cuidadosamente o assunto.

O que são benefícios flexíveis?

Oferecê-los em sua empresa significa permitir que os funcionários escolham quais benefícios usarão. Ou seja, não se trata de ter uma única seleção de benefícios oferecidos para todos os integrantes da equipe, mas opções que variam, dependendo da preferência deles.

Essa ideia virou uma tendência a partir do momento no qual as empresas perceberam que determinados benefícios não eram tão importantes para uns, porém, altamente essenciais para outros. Ao mesmo tempo, essas mesmas empresas notaram que é possível aumentar a satisfação das equipes ao trabalhar com um modelo flexível

Por exemplo, imagine que uma companhia oferece auxílio-creche entre os seus benefícios. Quem não tem filhos, definitivamente, não aproveitaria essa vantagem, sendo que poderia ter outra alternativa. Em um cenário de benefícios flexíveis, esse problema seria rapidamente solucionado.

Nas implementações mais eficazes de benefícios flexíveis, as equipes podem selecionar aqueles que desejam a partir de uma lista predefinida. Assim, essencialmente montam um conjunto que tem tudo a ver com suas preferências e necessidades.

Quais as vantagens de oferecer esse tipo de benefício na empresa?

Oferecer benefícios flexíveis se tornou uma forte tendência no ambiente corporativo, em várias áreas. Isso se deve principalmente às vantagens de dar essa facilidade aos funcionários, que respondem de forma altamente positiva nesses casos.

A seguir, confira os principais argumentos que mostram as vantagens de oferecer benefícios flexíveis em sua empresa.

Aumento da satisfação

Como é possível ver a partir da pesquisa citada no início do artigo, os trabalhadores desejam benefícios flexíveis. Então, um dos reflexos de implementar essa facilidade em sua empresa é o aumento da satisfação dessas pessoas. Esse reflexo será altamente importante para que as suas equipes passem a entregar cada vez mais qualidade em seus serviços. Consequentemente, a sua empresa tende a se desenvolver mais a partir disso.

Retenção de talentos

Oferecer facilidades alinhadas com as expectativas das pessoas também é algo que ajuda a reter os seus talentos. Afinal, um funcionário valioso pode decidir deixar a sua empresa em favor de uma que ofereça benefícios flexíveis. A retenção de talentos é essencial para qualquer negócio que deseja fazer um impacto significativo no mercado. Então, é fundamental que você tenha iniciativas voltadas a esse objetivo.

Economia de recursos

Oferecer benefícios flexíveis também pode ajudar você a economizar recursos. Afinal, é um ótimo caminho para eliminar o desperdício de benefícios por profissionais que não os usam nem precisam deles. A construção de pacotes de benefícios personalizados pode gerar economia nesse sentido. Para isso, basta estabelecer um teto de valor para as seleções, que atenda às suas condições.

Melhora na produtividade

Quando falamos de um aumento na satisfação, é importante reforçar que uma das consequências diretas disso é a melhora na produtividade das suas equipes. Ou seja, seus funcionários terão maior motivação para fazer mais e melhor. Isso se deve ao fato de se sentirem vistos pela empresa e valorizados por suas particularidades. Além disso, servirá como motivador para entregarem cada vez mais qualidade para crescer na empresa.

Mais engajamento

Ter equipes engajadas é algo altamente positivo para qualquer empresa. Afinal, é muito importante contar com a participação dos seus times nas iniciativas do dia a dia, sejam elas obrigatórias ou opcionais. Ao oferecer facilidades como benefícios flexíveis, a sua empresa passa a se aproximar mais das particularidades dos seus funcionários. Então, eles se tornam mais abertos a se engajar com as atividades dela.

Como aderir aos benefícios flexíveis em sua empresa?

Agora que você já conhece as motivações para trabalhar com benefícios flexíveis em sua empresa, resta saber como implementar essa possibilidade da melhor forma. Afinal, tais vantagens somente ficarão ao seu alcance caso o sistema funcione de forma eficaz.

Conheça a seguir quais são os passos necessários para aderir aos benefícios flexíveis em sua empresa.

Escute as opiniões das suas equipes

Como benefícios flexíveis dependem exclusivamente das preferências dos seus funcionários, o primeiro passo deve ser ouvir essas pessoas. Faça uma pesquisa interna com o intuito de saber quais as principais necessidades deles, para ter ideia de por onde começar.

Planeje o funcionamento do processo

Para que seja possível oferecer benefícios flexíveis, é fundamental que a mecânica desse processo seja muito bem planejada. Pense em como isso funcionará, indo desde o início da implementação até a manutenção do dia a dia.

Defina o peso de cada benefício

É importante que você levante o valor exato de cada benefício que fará parte desse programa. Afinal, eles precisam ter pesos diferentes no momento da seleção pelos funcionários, o que reforça a necessidade de evitar sobrecargas e desequilíbrios. 

Estabeleça regras e restrições

Um bom programa de benefícios flexíveis também necessita de regras claras. Por exemplo, é normal restringir mudanças nesse sentido de forma periódica, para que cada funcionário escolha bem as suas opções e não ocorram abusos do sistema.

Faça uma comunicação eficaz

Por fim, qualquer mudança corporativa exige uma comunicação eficaz, para que todos fiquem sabendo como tudo funcionará. Vale a pena abrir espaço para que suas equipes tirem dúvidas e elaborar um conteúdo facilmente acessível, que sirva como um guia.

A implementação de benefícios flexíveis tende a trazer várias vantagens para a operação de qualquer empresa. Afinal, é um movimento a favor das necessidades particulares dos funcionários, algo que tem impacto direto na qualidade dos serviços prestados por eles. Então, aproveite as informações deste artigo para reunir os argumentos necessários para tal mudança.

Quer continuar por dentro de mais ideias que são tendência no mundo corporativo? Basta seguir os nossos perfis no FacebookLinkedIn e Instagram.

 

BENEFÍCIOS PRÉ E PÓS COVID-19: O QUE MUDOU?

Baixe o estudo completo, gratuitamente, clicando na imagem

Benefícios pre e pós Covid-19: o que mudou?

More From the Blog...