Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por Elisa Rodrigues

Elaborar um treinamento eficiente para o desenvolvimento de líderes pode ser um desafio para muitas empresas. No entanto, é uma prática altamente necessária e está diretamente relacionada aos níveis de produtividade e competitividade. Afinal, uma liderança eficaz causa impacto direto na satisfação dos colaboradores e, consequentemente, isso faz com que as equipes produzam mais, promovendo a sustentabilidade da empresa no mercado.

Envie sua vaga

Cada membro da equipe é responsável pelos resultados alcançados. Portanto, é papel da empresa manter os colaboradores operando em nível máximo de inovação, criatividade e desempenho. E o papel do líder é fundamental para que isso aconteça. Acompanhe o nosso conteúdo e fique por dentro das melhores estratégias para capacitar esses profissionais para exercer essa função. Saiba mais!

O que é um treinamento de desenvolvimento de líderes?

O treinamento de desenvolvimento de líderes é um programa de capacitação voltado para profissionais que ocupam posições de liderança. Em resumo, é uma estratégia de equipes de Recursos Humanos para que os líderes de uma empresa se desenvolvam cada vez mais ao longo do tempo.

Afinal, estamos em um mercado bastante competitivo e repleto de mudanças constantemente. Por isso, é preciso que esses líderes estejam sempre informados e atualizados sobre tudo o que acontece não só no mercado, mas também no perfil dos colaboradores e do mercado como um todo.

Normalmente, essas dinâmicas são desenvolvidas pelas próprias empresas, que coletam feedbacks de toda a organização para identificarem quais são os pontos mais relevantes que precisam ser trabalhados durante o treinamento desses líderes.

Em resumo, portanto, o treinamento de desenvolvimento de líderes busca melhorar ainda mais os profissionais em posições mais altas. Uma prática que ajuda não só a potencializar o desempenho desses líderes, mas que acaba gerando um impacto positivo em toda a organização, especialmente no longo prazo.

Como elaborar um treinamento de desenvolvimento de líderes?

Mas, afinal, o que deve ser feito para elaborar um treinamento de desenvolvimento de líderes? Separamos algumas dicas que podem ser muito úteis, confira!

Formular um programa que atenda as expectativas da empresa

Investir no desenvolvimento de líderes e na capacitação desses indivíduos é uma das maneiras mais eficientes de manter um negócio em crescimento. A figura de um líder é essencial para a construção de uma equipe que se preocupa em alcançar metas e entregar produtos e serviços de qualidade.

Confira também: 10 competências de um líder que são essenciais para o sucesso

Um bom treinamento de liderança deve respeitar os ideais e as expectativas da empresa. Existem algumas questões que cabem a todo e qualquer negócio. No entanto, um programa de educação corporativa eficiente começa respeitando tanto as políticas da empresa, como as suas expectativas. Afinal, um dos seus preceitos é justamente treinar os colaboradores de acordo com as regras, orientações e no formato de cada organização.

Nesse contexto, o programa deve considerar:

  • aspectos técnicos e operacionais;
  • sistemas e ferramentas tecnológicas;
  • conhecimento sobre produtos e serviços;
  • questões comportamentais;
  • necessidades do mercado;
  • momento atual do negócio e expectativas para o futuro.

O incentivo adequado é capaz de mudar a realidade de uma empresa. Por isso, é necessário que o treinamento seja elaborado com foco nas soluções de problemas, desenvolvimento de funções e alcance de metas. Tudo isso só pode ser atingido com eficiência se considerar todo o contexto em que o negócio está envolvido.

Identificar as prioridades para o desenvolvimento de profissionais

​​Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação, um treinamento de desenvolvimento de líderes deve considerar as características de uma boa liderança. A partir delas, é preciso que o trabalho seja realizado de forma adequada em cada líder, corrigindo as falhas e potencializando o que já está de acordo com o perfil de liderança ideal. Um bom líder:

  • sabe ouvir seus liderados e é capaz de se comunicar com eles de maneira nítida e objetiva;
  • tem consciência de que é um exemplo para a equipe e se porta como tal;
  • não tem medo de inovar;
  • age como um professor, educando os colaboradores;
  • sabe dar autonomia aos liderados;
  • ajuda e motiva a equipe em momentos difíceis;
  • é um bom mediador de conflitos;
  • tem capacidade de desafiar, redirecionar tarefas, reconhecer e recompensar o sucesso dos indivíduos.

Leia também: Assuma o comando do seu desenvolvimento profissional com seis passos

Tudo isso pode ser identificado observando o comportamento dessas pessoas no dia a dia. A contratação de uma empresa especializada em recrutamento e seleção de executivos também é uma maneira muito eficiente de identificar os profissionais mais adequados para assumir posição de liderança.

Buscar programas atualizados

Ao buscar por um treinamento de líderes, é comum se deparar com diversos programas que, mesmo sendo personalizados para a realidade de cada empresa, trazem conteúdos e metodologias já ultrapassadas. Isso considerando tanto as informações que serão passadas aos líderes quanto a forma de aplicação do programa.

Por isso, é muito importante que a empresa se mantenha informada quanto aos temas, técnicas e ferramentas que são tendência no mercado.

Quanto mais inovador for o programa - utilizando conceitos contemporâneos como a gamificação - maiores serão as chances de atingir os resultados esperados.

Está a procura de uma oportunidade?

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!

Adotar ações contínuas de desenvolvimento de líderes

Engana-se quem pensa que o cliente é a figura mais importante para uma empresa. Esse posto, na verdade, é dos colaboradores. Afinal, sem que um time esteja engajado e produtivo, é impossível oferecer produtos e serviços de qualidade aos seus consumidores.

Dentro desse cenário, a clientela deve ser vista como o patrimônio que garante a lucratividade enquanto a equipe, cumprindo suas funções de maneira adequada, conquista o apreço e a fidelidade da clientela. Nesse processo a figura do líder é fundamental. É esse profissional que vai servir como exemplo e inspiração para que as pessoas entreguem os resultados esperados, no prazo desejado e de acordo com os parâmetros de qualidade estabelecidos pela empresa.

Sendo assim, o desenvolvimento de líderes deve ser uma ação contínua dentro do negócio. Manter o responsável pela liderança em sintonia com os seus liderados por meio de técnicas atualizadas e conceitos inovadores não só propicia a construção de um time atualizado e de alto desempenho, mas também possibilita a integração e a criação de um ambiente de trabalho mais agradável.

Mensurar os resultados

Assim como o treinamento e desenvolvimento de líderes deve ser uma ação contínua para que os objetivos sejam atingidos com excelência, mensurar os resultados de cada programa é essencial para que o investimento realmente qualifique os resultados.

Somente quando a empresa avaliar o treinamento realizado poderá entender quais são as correções e reforços que verdadeiramente potencializam a qualidade do seu atendimento, entrega de produtos, fabricação das mercadorias e fornecimento de serviços é que ela.

Buscar a capacitação contínua, portanto, não se resume em montar um cronograma de treinamentos: é necessário que o programa e seus resultados conversem entre si. No caso das lideranças, é fundamental que esses profissionais apresentem aos gestores o feedback sobre a aplicação do aprendizado prático. Só assim será possível atender às demandas necessárias, no tempo adequado, para alcançar excelência nos resultados.

O que não pode faltar em um treinamento de liderança?

Além desses passos, é importante entender quais tópicos precisam ser abordados em um treinamento de lideranças. Saiba quais são!

Autoconhecimento

Um líder só vai conseguir tirar o máximo dos seus liderados se trabalhar bastante o seu autoconhecimento. Ou seja, se conhecer a fundo: identificar quais são as suas fraquezas e aspectos positivos, sempre com um olhar crítico (e construtivo) para continuar crescendo profissionalmente e ajudando sua equipe.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é outro aspecto essencial para os líderes, que precisam lidar com situações das mais diversas, como a demissão de profissionais que podem ter uma simpatia ou discussões e discordâncias com outras áreas e equipes. O líder precisa saber lidar com esses momentos.

Gerenciamento de conflitos

Especialmente em equipes maiores, é natural que alguns conflitos aconteçam e cabe aos líderes conseguirem fazer o gerenciamento desses conflitos. Em resumo, a ideia é garantir que os dois lados possam se explicar e seja possível chegar a um denominador comum para evitar maiores problemas.

Comunicação interna

A comunicação interna é outra skill muito importante para os líderes. Basicamente, é a forma como eles vão lidar com os profissionais da sua equipe e também com outros líderes. Um cuidado essencial para empresas que querem desenvolver um ambiente saudável para todos.

Resolução de problemas

Por melhor que seja o líder, nem sempre é possível acabar com todos os problemas de uma equipe ou empresa. Por isso, os líderes precisam trabalhar bastante as suas habilidades para a resolução de problemas.

Quais são os tipos de treinamentos para líderes?

Cada empresa tem as suas necessidades, a sua cultura e o perfil dos seus líderes e colaboradores. Por isso, é importante entender que existem diferentes tipos de treinamento para líderes. Eles podem variar de acordo com o momento da companhia ou necessidades do ambiente de trabalho.

Os principais tipos são:

  • Treinamentos para onboarding;
  • Desenvolvimento de soft skills ou hard skills;
  • Treinamentos motivacional;
  • Treinamento para lidar com o ambiente corporativo;
  • Treinamento de liderança para fortalecer a sua equipe.

Ao adotar um treinamento de desenvolvimento de líderes, lembre-se sempre que o bem mais precioso de uma empresa é o ativo humano e que, apostando nas ferramentas certas, os líderes e liderados alcançaram o máximo em desempenho, atingindo o principal objetivo do negócio que é manter a competitividade.

Elisa Rodrigues é Business Manager da Robert Half

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.