11 competências de um líder que são essenciais

Por Robert Half on 3 de outubro de 2021
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Há alguns anos, diríamos que líder é aquele que planeja bem, controla e estipula prazos. Mas hoje isso se tornou apenas uma parte das atribuições e características básicas. As competências de um líder devem ir muito além do que manter um cronograma em dias e, além disso, podem ser desenvolvidas, contrariando a ideia de que são necessariamente inatas.

“Essa visão foi mudando de acordo com os múltiplos cenários de um mundo globalizado e a constante inovação nas quais estamos inseridos”, diz Gisele Gengo, Partner da Sociedade Brasileira de Coaching.

“Neste novo contexto, para atuar como líder de alta performance, é preciso entender que mudanças são grandes oportunidades e que, para ser um agente de transformação, é necessário eleger valores elevados e priorizar resultados que refletem positivamente tanto para a empresa quanto em cada membro da equipe”.

Envie sua vaga

Gisele destaca que parte das características de liderança de hoje é saber desenvolver projetos através de realizações participativas, fazendo com que as pessoas se comprometam com as causas da empresa e lutem por propósitos comuns, ajudando ativamente na definição de metas e objetivos.

“É preciso envolver o time com sentimentos de felicidade e motivação profissional, pois sabemos que o líder positivo contribui, inclusive, para o aumento do nível de bem-estar dos seus liderados. Um líder é alguém que inspira e motiva diariamente”, afirma a coaching.

E sabe qual é a melhor notícia disso tudo? É possível desenvolver as características de liderança necessárias para uma boa gestão.

“Muitas pessoas acreditam que a liderança é uma característica nata. Isso não é verdade. A liderança é algo que pode ser praticado, assim como cozinhar e lavar carros. Por isso, toda pessoa pode se tornar um líder”, diz Gisele, que dá as dicas citando o especialista em liderança Brian Tracy.

Quer obter as habilidades de um líder? Confira as X principais competências de um líder que listamos para você. Confira!

Leia também: Competência e Habilidade - Veja a Diferença para os Gestores

A importância do desenvolvimento de competências em cargos de liderança

Gerenciar pessoas não é fácil. Na verdade, essa é uma das habilidades mais difíceis de serem desenvolvidas. Uma das formas de melhorar esse processo é por meio da prática da liderança, pois normalmente as pessoas estão mais aptas a seguirem outras que apresentam essas características.

Em um ambiente de trabalho isso é essencial, pois as equipes precisam ser guiadas rumo a concretização de um trabalho proposto. Isso é especialmente verdade quando um grande projeto está em curso, pois a unicidade na colaboração é fundamental. Nesses momentos, a presença de líderes pode ser o grande diferencial para o sucesso.

As 11 principais competências de um líder

Acompanhe a seguir as 11 características de um líder que podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que se interesse em evoluir nesse sentido na vida. Confira.

1. Busque o conhecimento necessário

Parte das competências de um líder está em reconhecer a necessidade do aprendizado. Se você quer adquirir novos conhecimentos, precisará ir atrás de novas informações, seja por meio de livros, treinamentos ou tentativa e erro.

Você pode gostar de: A importância da educação continuada

2. Acredite na sua capacidade de aprender

Muitas pessoas simplesmente não conquistam objetivos porque não confiam em sua capacidade. Acredite que você é capaz. Um bom líder deve ter confiança em si mesmo. Isso vai além de ser autodidata e que dizer apenas que a autoconfiança de assimilar o que é novo deve estar latente em sua alma.

3. Pratique e pratique de novo

Dedique-se a praticar o que aprendeu até a exaustão. Para desenvolver competências e habilidades, esse caminho é necessário. O aperfeiçoamento só pode ser conseguido por meio de inúmeras tentativas, pois o cérebro acaba assimilando a forma correta de fazer por meio dos erros cometidos. Isso sem contar a experiência adquirida.

4. Inspire confiança

Se você deseja ser um grande líder, seja na sua família, na sua empresa ou da sua própria vida, passe a agir transmitindo confiança. Ninguém segue uma pessoa que não é confiante. Esse é um fator-chave em pessoas que lideram, pois elas demostram autoconfiança naturalmente.

5. Pense a longo prazo

Líderes devem ter foco no futuro. Eles sabem que a conquista de grandes objetivos exige muito do presente. Muitas perdas são necessárias para um ganho maior no futuro. Esta visão clara do futuro é que faz com que os líderes se mantenham fiéis a seus princípios e continuem lutando por seus objetivos.

6. Domine o medo

É natural as pessoas sentirem medo, a diferença está em querer vencer seus medos para assumir os riscos que toda liderança exige. Líderes devem ter coragem para derrotar seus medos e fazer o que precisa ser feito.

7. Aprenda com o passado

Uma parte importante das características dos líderes é que eles não perdem tempo chorando o passado, eles veem o passado como aprendizado. Não perdem o tempo presente com emoções e sentimentos que tiram sua energia de realização, eles devem focar no futuro.

8. Concentre-se em conhecimento e relacionamentos

Da união desses pontos nasce o poder de liderar. O conhecimento faz com que o líder seja capaz de se tornar o que ele planejou; relacionamentos ampliam suas possibilidades e a capacidade de agregar valor e resultados ao meio.

9. Tenha um propósito

Defina seu propósito maior e todos os dias se movimente para realizar esse objetivo. Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. E o modo de não ficar perdido no mar de possibilidades do dia a dia é ter um plano bem definido e segui-lo a risca.

10. Conquiste seguidores

Assim que perceber que está sendo seguido, você terá certeza que conquistou as competências de um bom líder. Todo mundo que reconhece as características já citadas aqui tende a seguir a pessoa que as demonstra. Esse é o feedback decisivo na busca pelas competências de um líder.​

Criando uma equipe vencedora​ ​

Clique no botão abaixo para baixar o seu guia "Criando uma equipe vencedora”.​ ​

11. Pratique a escuta ativa

Um bom líder escuta com atenção a demanda de seus liderados. Ouvir suas demandas e ajudá-los da melhor forma possível é uma característica fortíssima dos que lideram outras pessoas. Isso é reconhecido pelos liderados e a equipe pode se tornar ainda mais coesa.

Desenvolver as competências de um líder é possível para qualquer pessoa que busque guiar pessoas por um caminho de desenvolvimento, quer seja em uma grande corporação ou mesmo no lar. As dicas passadas aqui podem ser colocadas em prática, provando que a ideia de que os líderes assim o nascem e não podem ser formados não é verdadeira. Treine e você conseguirá!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro estamos sempre no topo das listas de agências de recrutamento em Belo Horizonte. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para dizer o que pensa e nos deixe seu comentário indicando qual foi a característica de um líder que você mais se identificou!

Criando uma equipe vencedora

Clique no botão abaixo para baixar o seu guia "Criando uma equipe vencedora"

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro estamos sempre no topo das listas de agências de recrutamento em Belo Horizonte. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

More From the Blog...