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Por Maria Sartori, Diretora Associada da Robert Half

Você sabe quais são as habilidades mais valorizadas no mercado? As soft skills são atributos individuais não técnicos que permitem ao profissional manter bons relacionamentos com outros colaboradores e com o mundo ao seu redor, o que pode se tornar útil para qualquer área profissional.

Ao contrário das hard skills, que se tratam de competências técnicas e podem ser mensuradas, as soft skills dificilmente podem ser identificadas por meio de algum teste. Afinal, são competências comportamentais observadas na prática,

Neste conteúdo, falaremos sobre as soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho atualmente. Acompanhe!

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O que são habilidades?

A ideia de habilidades profissionais que uma pessoa deve ter está relacionada a algo maior, que simplesmente é denominado como habilidades. Ser habilidoso em alguma coisa quer dizer que a realização de determinada atividade foi feita com excelência, de maneira mais simples: é fazer bem-feito!

Porém, saiba que nem todas as pessoas que são habilidosas em tudo, existem algumas aptidões que se destacam em cada um. Conheça algumas delas.

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1) Habilidades cognitivas

Trata-se da competência mental que envolve o processo de aprendizagem e construção do conhecimento. Essas habilidades são fundamentais no decorrer da vida de qualquer pessoa, como a atenção, criatividade, foco, linguagem, memória e etc.

2) Habilidades motoras

Essas estão ligadas à coordenação motora, ou seja, o potencial de realizar movimentos coordenados resultante da associação entre o cérebro, músculos e articulações. Esse tipo de habilidade pode ser operada em dois tipos: em coordenação motora ampla e coordenação motora fina.

3) Habilidades sociais

São competências que possibilitam o nosso relacionamento e interação com outras pessoas e as circunstâncias da sociedade. 

4) Habilidades profissionais

Essas habilidades são as capacidades que atribuem valor ao seu trabalho. Elas são muito valorizadas no mercado, já que permitem a execução de atividades com mais excelência.

Ainda que algumas pessoas possam nascer com alguma dessas habilidades, como a vocação para ser um líder, todo profissional pode desenvolvê-las com as experiências cotidianas, cursos, especializações e muita prática

Dentre as habilidades profissionais é possível separá-las em dois grupos: as habilidades técnicas e as habilidades comportamentais. Conseguir identificá-las permite que a pessoa seja capaz de refletir sobre aquelas que são necessárias aprimorar e se desenvolver.

5) Habilidades Técnicas ou Hard Skills

São capacidades profissionais relacionadas ao domínio de processos e métodos de trabalho. O desenvolvimento desse tipo de habilidade costuma ser mais rápido e fácil quando comparado às habilidades comportamentais. 

Isso porque elas são habilidades como uma formação acadêmica, uma especialização, um curso de línguas, utilizar um computador, e etc.

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O que são habilidades comportamentais ou soft skills?

Já as soft skill tratam-se das capacidades relacionadas ao comportamento humano e às atitudes tomadas no cotidiano.

Elas fazem parte das características da personalidade de cada pessoa, e por isso são particulares. Neste caso, para adquiri-las ou melhorá-las é preciso um pouco mais de força de vontade, mas, ainda assim, é possível utilizar alguns meios de auxílio.

Consultas com psicólogos e mentores, cursos, leituras são algumas formas de buscar o autodesenvolvimento dessas habilidades.

É fundamental que todo profissional busque desenvolver as suas habilidades profissionais. Aquelas pessoas que pensam que somente as hard skills bastam para ser contratado e obter uma boa função estão ultrapassadas. 

O mercado de trabalho no Brasil está aquecido e cada vez mais exigente, além disso a tecnologia tem tornado o trabalho mais competitivo por apresentar diversas oportunidades. 

É possível perceber essas mudanças na prestação de serviços básicos, pois ao surgir um problema é possível encontrar um profissional autônomo nas mais variadas áreas por meio do uso de aplicativos. 

Então, se você pretende trabalhar e crescer em uma organização será necessário que foque o seu desenvolvimento nas soft skills como autonomia, gestão de pessoas, trabalho em grupo e tomada de decisões, por exemplo.

Mas, se pretende trabalhar como autônomo é fundamental se empenhar no desenvolvimento de suas habilidades técnicas junto das habilidades de negociação, orientação para servir e criatividade.

1) Pensamento crítico

Os processos que acontecem dentro de uma empresa tem se tornado cada vez mais abertos, sem burocracia e com menos hierarquizados. Mas para trabalhar desta forma é necessário que o profissional seja questionador, ainda mais porque hoje existe uma infinidade de informações e possibilidade de acessá-las para construir uma argumentação.

Portanto, profissionais que possuem o pensamento crítico são mais competentes na hora de realizar uma análise ou uma avaliação direta, para a tomada de decisão. 

Sendo assim, aqueles que são capazes de distinguir dados e investigar fontes diferentes de informação, terão mais destaque.

2) Criatividade

Diversas pessoas acreditam que criatividade se trata da capacidade de trabalhar de maneira diferentes conteúdos artísticos, entretanto, ser criativo não é bem isso. Essa habilidade está relacionada à capacidade de resolver um problema utilizando os recursos disponíveis de maneira eficiente e eficaz. 

Muitas vezes isso é visto como algo inovador, mas são atividades que fazem parte do nosso cotidiano e muitas vezes não damos a devida atenção ou os recursos são escassos. 

Por exemplo, como melhorar a entrega de um produto para o cliente? Como otimizar a logística dos fornecedores? O que é necessário para ampliar a produtividade de uma equipe? 

3) Aprendizado contínuo

Profissionais que são pró ativos, curiosos e com vontade de aprender podem fazer a diferença em qualquer negócio. Lembrando que essa habilidade chama a atenção dos gestores no momento de selecionar alguém para uma promoção. 

As organizações já entenderam que esse tipo de profissional é diferenciado, e por isso vem oportunizando cada vez mais que eles se desenvolvam, pois assim também poderão ser competitivas. 

4) Autonomia

Está ligada a aptidão de realizar as demandas profissionais sem a necessidade de supervisão pessoal de outras pessoas. Essa habilidade deve ser desenvolvida principalmente por pessoas que normalmente tendem a procrastinar durante uma atividade e outra. 

Uma forma simples de dar início a esse desenvolvimento é manter a rotina profissional organizada, ter disciplina no cumprimento de metas sem a necessidade de cobranças.

5) Comunicação

comunicação entre os profissionais é extremamente importante para uma organização, tanto em expressão de forma falada quanto escrita. O ato de saber ouvir e se comunicar de forma clara e objetiva, assim como escrever bem, permite a você organizar melhor os pensamentos, além de compartilhar e absorver melhor as informações.

Para um ambiente de trabalho, essa soft skill abre muitas portas para a carreira e o relacionamento com as pessoas. Nesse caso, é uma capacidade desenvolvida diariamente e pode ser aprimorada.

6) Adaptabilidade

Sobreviver no mercado de trabalho no Brasil, e nos seus setores mais diversos, muitas vezes, não está relacionado apenas à capacidade profissional, mas à habilidade de sobreviver e se reinventar diante das mudanças.

A adaptabilidade é uma das soft skills mais valorizadas no mundo atual e consiste em profissionais considerados perfeitos "camaleões", isto é, capacitados às mudanças. Esse profissional consegue manter suas atividades em funcionamento mesmo em momentos de crise, os quais se tornam necessários para se reinventar.

7) Flexibilidade

Existem dois significados para a soft skill de flexibilidade: a primeira consiste em empresas que optam por sair do tradicional e são menos rígidas em relação ao horário de expediente; a segunda diz respeito a profissionais flexíveis às mudanças de cenário no mercado de trabalho.

Sendo assim, o profissional com essa capacidade consegue se adaptar às regras e as demandas da empresa, exercendo funções requisitadas de forma comprometida e proativa com o perfil da organização. Além disso, o colaborador flexível consegue lidar com qualquer imprevisto ou inovação que possam surgir.

8) Perfil analítico/visão estratégica

O perfil analítico e a visão estratégica tornam o profissional mais curioso e interessado em buscar informações. Desse modo, o colaborador não mede esforços para estudar, de forma detalhada, os dados e analisar bem as questões antes de tomar alguma decisão importante para a empresa.

Além disso, esse profissional geralmente tem habilidades de organização, atenção aos detalhes, método, assertividade, comprometimento, lógica e foco. Essa soft skill é geralmente observada com mais clareza no dia a dia de trabalho do colaborador e não pode ser mensurada antes da contratação.

9) Senso de dono/visão do negócio

O senso de dono e a visão de negócio são soft skills que permitem que o profissional pense no crescimento da empresa de maneira visionária, como uma realização de um sonho, algo maior que apenas a questão financeira. Esse colaborador geralmente fala das suas funções ou da organização como se estivesse se referindo a um filho ou a um relacionamento amoroso.

Sendo assim, não nos referimos a apenas futuros líderes, mas colaboradores com atitude de dono. Nesse contexto, essa capacidade pode ser adquirida e desenvolvida no dia a dia do profissional.

10) Resiliência

A resiliência no ambiente de trabalho é a habilidade de superar qualquer adversidade. Profissionais que não dão iniciativa, não propõem ideias e dependem de outros colaboradores para desempenhar as suas atividades, não costumam durar por muito tempo no ambiente corporativo.

Sendo assim, um colaborador resiliente consegue superar grandes desafios, tem um senso de priorização mais aguçado, menos medo de enfrentar desafios, passam por crises e desentendimentos sem se afetar emocionalmente, ou seja, volta ao mesmo ritmo de trabalho normal.

11) Relacionamento interpessoal

Profissionais que mantêm um relacionamento saudável com os colegas no ambiente de trabalho se sentem mais motivados. Por essa razão, desempenham suas tarefas com mais eficiência e competência. A confiança nos membros da equipe contribui para encarar grandes desafios e os colaboradores se tornam agentes de inovação.

Além de manter uma boa relação entre os membros da própria equipe, é preciso desenvolver a comunicação entre os setores, já que um depende do outro para desempenhar algumas atividades. Uma boa conexão entre os colaboradores de diferentes áreas ajuda a alcançar melhores resultados.

12) Alinhamento cultural

Profissionais com um bom alinhamento cultural com a empresa podem ser a diferença entre uma rotina produtiva ou estressante de trabalho. Por isso, essa é uma das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho brasileiro. A cultura organizacional determina como a empresa se posiciona diante da sociedade, quais as prioridades e os princípios.

O alinhamento cultural não deve ser moldado, mas fortalecido e atualizado com frequência. Nesse caso, é preciso aprender a reconhecer os valores da empresa e identificar o propósito da organização.

13) Inteligência emocional

O autoconhecimento é o ponto principal da inteligência emocional. Além disso, o profissional com essa soft skill consegue separar ambições, objeções, destrezas e limites a serem superados na empresa da vida pessoal. Portanto, esse profissional não permite que as situações adversas e desafios do ambiente de trabalho tomem conta do seu psicológico.

Também, é possível listar dentro da capacidade de inteligência emocional, a empatia. Essa competência tão requisitada consiste no ato de aprender e se colocar no lugar do outro, tornando as pessoas mais abertas ao diálogo e sensíveis.

14) Liderança

Certamente, a liderança é a soft skills mais valorizada do mercado. Simplesmente porque consiste na junção de todas as outras habilidades. Um profissional líder deve saber se comunicar bem, ter inteligência emocional, alinhamento cultural, adaptabilidade, resiliência etc.

Com essa habilidade, o colaborador consegue assumir mais responsabilidades e explora o melhor de cada pessoa e das situações. O mercado precisa de líderes proativos, independentes e capazes de dar conta de diversas questões.

Como desenvolver habilidades profissionais?

Como já falamos é possível promover o desenvolvimento das habilidades profissionais, algumas podem ser aprendidas (hard skills) e outras podem ser aperfeiçoadas (soft skills).

Pelo fato das hard skills serem habilidades técnicas sobre determinado assunto, elas podem ser aprendidas em instituições de ensino, cursos, palestras, na internet entre outros. Por exemplo, a graduação em engenharia onde o profissional se especializa na área indo a uma faculdade.

Quando falamos das soft skills, o que deve ser feito para desenvolver a liderança, a criatividade, o pensamento crítico, a empatia? Bem, uma das maneiras de aprimorar as suas qualidades pessoais é buscando o autoconhecimento para conseguir desenvolver as demais.

Também é possível buscar uma mentoria ou um profissional que seja especializado em carreiras. Eles poderão auxiliar na identificação de pontos fracos e na orientação de como melhorá-los.

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No vídeo abaixo, Maria Sartori, diretora de recrutamento da Robert Half, fala sobre o tema "habilidades para quem trabalha por projetos". Vale a pena assistir!

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