Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Uma das principais perguntas que os recrutadores e gerentes de RH fazem durante as entrevistas de emprego é quanto você ganhava na função anterior. Apesar de acontecer com frequência, mentir sobre quanto você ganha é um caminho errado a ser tomado.

Embora possa ser tentador aumentar seu salário na esperança de garantir um pacote de remuneração mais alto, mentir sobre o salário da função atual ou anterior não é uma boa ideia. Uma série de problemas pode desencadear dessa escolha.

O que acha, então, de entender um pouco mais sobre os perigos de mentir sobre quanto você ganha e o que fazer, na prática, se o recrutador fizer essa pergunta durante uma entrevista? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Por que não mentir sobre quanto você ganha?

Apesar de ser tentadora a possibilidade de conseguir um aumento salarial, isso pode ser um problema grave. Confira as razões para não mentir sobre quanto você ganha!

Fatos não mentem

Se você mentir sobre seu salário recente, poderá ser pego em uma destas três etapas do processo de recrutamento:

Na fase da entrevista, os salários falsos não passam pelos recrutadores que conhecem a taxa média de mercado. Os headhunters experientes podem até conhecer a estrutura salarial da sua empresa anterior, se ela estiver bem estabelecida em seu setor.

No estágio pós-oferta, se você listou seu ex-gerente como referência, as informações sobre salário podem ser uma das perguntas que as empresas vão fazer durante as verificações de referência.

Depois de conseguir o emprego, sempre há o risco de você derramar informações em discussões relacionadas a salários – quando você desejar negociar um aumento interno, por exemplo.

Já imaginou o quanto de problema isso pode causar? A quebra de confiança, por exemplo, pode até ser irreversível, dificultando a sua tarefa de ter o melhor salário no final das contas, ou dificultar uma eventual futura renegociação do salário.

Você também pode gostar de: Pesquisa salarial: entenda como fazer e qual a importância

Você pode desqualificar-se prematuramente

Criar um salário inflado pode custar-lhe futuras ofertas de emprego. Se o seu salário inflacionado exceder a taxa de mercado, os empregadores em potencial podem ignorá-lo como candidato porque você é considerado muito caro.

Igualmente, mentir sobre quanto dinheiro você ganha também pode sinalizar para um empregador que você vale mais do que as habilidades e experiências reais que você traz para a mesa. Isso aumenta as expectativas dos empregadores em relação a você e pode levar a decepções mais tarde, se você não conseguir entregar, diminuindo a probabilidade de um progresso bem-sucedido em sua carreira dentro da empresa.

Você não é avaliado apenas por sua renda anterior

Existem várias razões pelas quais as empresas solicitam sua renda anterior. Eles podem querer saber se podem pagar, comparar seu salário com a taxa de mercado ou determinar seu valor para o empregador anterior.

Dito isso, há outros aspectos que os recrutadores e gerentes de contratação vão considerar ao decidir sua remuneração. Isso inclui faixas salariais internas, orçamento da empresa e disponibilidade de suas habilidades no mercado.

Muitos bons empregadores sabem que pagar um salário competitivo ajuda-os a reter os melhores talentos de seus setores. Mentir sobre quanto dinheiro você ganha é uma história diferente. Os empregadores em potencial têm maior probabilidade de vê-lo como antiético ou não profissional e podem ignorá-lo como candidato.

Ou seja, mesmo que você tenha feito grandes entrevistas e se saído muito bem nas conversas com os recrutadores, você pode acabar prejudicando as suas chances de ser contratado simplesmente por escolher não falar a verdade.

Você deve tentar negociar

Você pode negociar o pagamento que merece, justificando-o na fase da entrevista. Esse é um processo natural que você deve ter em mente antes mesmo de aceitar a proposta, algo que todos os profissionais fazem, e nenhuma empresa vai achar estranho.

Se você anteriormente estava ganhando abaixo da taxa de mercado, informe ao seu possível empregador que não pode mais trabalhar abaixo desse valor e prove, mediante estudos de caso, projetos nos quais você demonstrou realizações acima e além do seu portfólio.

Para determinar o que você deve receber em seu novo emprego, considere o escopo de sua nova função. Se você trabalha nos setores de serviços financeiros e tecnologia, consulte o nosso Guia Salarial para obter referências do setor.

Se ainda lhe for oferecido um salário inferior à taxa de mercado, tenha confiança suficiente para sair e procurar oportunidades em outro lugar. Afinal, uma entrevista é uma via de mão dupla.

Leia também: Qual salário devo ter no meu novo emprego

O que responder se fizerem essa pergunta para você?

Agora que você já sabe que mentir sobre quanto você ganha não é uma ideia tão boa, o que responder se fizerem essa pergunta em uma entrevista?

Seja honesto sobre quanto você ganha 

Mentir sobre sua renda atual ou anterior pode prejudicar o crescimento e a progressão da sua carreira. Mas, acima de tudo, é simplesmente antiprofissional.

É possível obter o pagamento que você merece sendo honesto e indicando claramente qual é a sua expectativa salarial durante a fase da entrevista. Isso já estabelece quais são as suas prioridades e seus valores, tornando a relação ainda mais direta e natural.

Na prática, isso vai garantir que você estabeleça uma comunicação mais natural com o recrutador, o que pode facilitar a criação de uma relação de confiança entre as duas partes.

Tenha referências em mente

Além de se preparar para uma entrevista pensando no ponto de vista de trabalho, é importante fazer uma pesquisa com referências sobre remunerações não só na empresa que você quer trabalhar, mas para o mesmo cargo em outras companhias.

A ideia é fazer uma lista com referências, o que pode ser útil para negociar melhor o seu salário, caso passe no processo seletivo. O objetivo é ter dados e números reais que podem embasar a sua escolha por um ou outro valor.​

Perguntas Frequentes​ ​

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.​ ​

Na prática, isso vai evitar que se crie uma discrepância muito grande entre o que a empresa pode pagar e o que o mercado enxerga como ideal para quem ocupa esse cargo. Além disso, aumenta o seu poder de negociação para conseguir um salário mais próximo do que deseja.

Viu? Mentir sobre quanto você ganha não é uma boa ideia, como mostramos ao longo deste artigo. Afinal, independentemente de qual etapa você esteja em um processo seletivo, falar a verdade é sempre a melhor alternativa.

Agora, o que acha de conferir outras dicas que podem ser relevantes para o seu futuro profissional? Siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.