Por que investir na diversidade no recrutamento e seleção?

Por Robert Half on 19 de novembro de 2021

Por que investir em diversidade o recrutamento e seleção?

  1. Desafios
  2. Papel de gestores
  3. Benefícios
  4. A Robert Half pode ajudar
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por Débora Ribeiro

Por conta da diversidade e pluralidade do mundo, há espaço para todas as pessoas, inclusive quando o tema é mercado de trabalho. Assim, é importante termos cada vez mais cuidado, atenção e sensibilidade quando existe a intenção de olhar para a diversidade no recrutamento e seleção de profissionais. Esse é um tema importante e que merece a atenção da liderança, tomadores/as de decisão e recrutadores/as pelo Brasil. Por isso, nesse texto, vamos falar por que é importante investir em diversidade no recrutamento e seleção.

Envie sua vaga

Afinal, quais são os benefícios que as práticas de inclusão podem trazer às empresas? Siga com a leitura para descobrir.

Leia também: Entenda as vantagens e como promover a diversidade nas empresas

Diversidade no recrutamento e seleção - por que ainda é tão complexo?

Muitas vezes, as empresas já têm em mente o que buscam em uma pessoa para assumir uma posição e isso vai além de apenas habilidades e aptidões técnicas. O olhar para a pessoa e seu perfil comportamental faz toda a diferença na hora de contratar, treinar e, também, quando o assunto e retenção de pessoas.

Os desafios das empresas

A maior barreira e dificuldade ainda é a falta de conhecimento. Apesar de terem noção sobre o assunto, poucas empresas se aprofundam nos temas.

Infelizmente, ainda há empresas que consideram fatores como idade, raça, orientação sexual, identidade de gênero, deficiência, e outros, como decisivos - e excludentes - na hora de fazer uma contratação

Débora Ribeiro

 

Um ponto importante é diferenciar os conceitos. Enquanto um ambiente diverso tem diferentes pessoas convivendo nele, um ambiente inclusivo se mostra receptivo e seguro para todas as pessoas serem elas mesmas.

Além disso, um estudo sobre a nossa sociedade é importante, antes de pensar em ações concretas. Uma pesquisa rápida mostra, em dados quantitativos, o quão importante é dar igual oportunidade às pessoas na hora de um recrutamento.

Infelizmente, ainda há empresas que consideram fatores como idade, raça, orientação sexual, identidade de gênero, deficiência, e outros, como decisivos - e excludentes - na hora de fazer uma contratação. Além disso, fatores como o aumento de custos (o que nem sempre faz sentido) e o tempo para concluir o processo seletivo com mais candidatos podem desencorajar os gestores. Para vencer esse tipo de conceito preestabelecido, é necessário implantar uma consciência coletiva na empresa, por meio de conversas, treinamentos, grupos de estudos, criação de políticas, parcerias com comunidades e ONGs, emprego apoiado etc.

O papel de gestores nessa missão

Os chefes e os gestores precisam estar preparados para lidar com todo tipo de gente. Um bom líder deve saber incentivar a diversidade além de apenas um simples número, mas sim uma escolha de posicionamento corporativo. Da mesma forma, o processo de recrutamento e seleção das empresas deve deixar claro sua postura inclusiva.

No próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre por que é importante ter diversidade no recrutamento e seleção.

Você pode gostar de: Diversidade: por que não podemos mais ignorar esse tema

Vale a pena investir em diversidade no recrutamento e seleção?

Afinal, por que vale a pena investir em diversidade no recrutamento e seleção?

Proporciona ambientes de trabalho mais dinâmicos

É essencial, antes de tudo, ter um ambiente de trabalho com oportunidades para todas as pessoas. Por isso, promover a diversidade no recrutamento e seleção proporciona um ambiente de trabalho mais dinâmico, criativo e respeitoso para todas as pessoas.

Interesse maior de investidores

Da mesma forma, potenciais investidores veem mais potencial em uma empresa que respeita esses preceitos de inclusão e diversidade. Afinal, toda empresa também tem uma função social.

Dá a consciência de responsabilidade social

Falando em social, é importante se atentar à responsabilidade social da empresa. O ato de manter uma equipe de colaboradores diversa e plural dá uma maior consciência às pessoas envolvidas. Qualquer pessoa consegue fazer o trabalho, de acordo com suas habilidades e aptidões.

Deixa a equipe mais engajada

É comprovado que o engajamento e a performance da equipe ficam mais altos em um local de trabalho plural. Quanto mais ideias fluem, de origens diferentes, maior vai ser o engajamento de seu time.

Espaço para discussões saudáveis

Vivemos uma época na qual discussões são necessárias. Para nos colocar no contexto atual de uma forma correta, que não machuque o próximo, um ambiente de trabalho diverso é ideal para ensejar discussões saudáveis.

Novos pontos de vista

Devido à oportunidade de trocas saudáveis com os colaboradores, é possível ter novos pontos de vista. A diversidade na hora da seleção vale a pena também nesse aspecto.

Faz da equipe mais tolerante

Hoje, é essencial respeitar o próximo. Um ambiente de trabalho diverso faz com que a compreensão e a aceitação sejam essenciais no dia a dia, fazendo da equipe tolerante e empática.

Dá mais destaque à empresa no mercado

Por último, mas não menos importante, é possível ter mais destaque no mercado de trabalho com uma equipe mais diversa e um ambiente, de fato, inclusivo. Os melhores resultados aparecem para as equipes que trabalham com mais engajamento e têm as melhores ideias.

Qual é a proposta da Robert Half no recrutamento e seleção?

Agora, que você já sabe da importância da diversidade no recrutamento e seleção, vamos falar sobre o que a Robert Half propõe nesse sentido. A Robert Half é uma empresa líder mundial em recrutamento especializado. Temos muito conhecimento de mercado, por meio de amostras extremamente relevantes do mercado nacional e todas as suas regiões.

Cuidamos para que nenhum viés inconsciente impeça que a pessoa certa seja eliminada de um processo. O nosso foco é nas habilidades técnicas dos candidatos, assim como nos potenciais para o desempenho das atividades, sem deixar de lado o momento atual e cultura dos parceiros. O processo de recrutamento e seleção que fazemos é sempre em conjunto com nossos parceiros. Assim, fazemos com que ele seja transparente e claro para todos/as.

É extremamente importante, para qualquer empresa, investir em diversidade no recrutamento e seleção. Desse modo, é possível ter uma equipe mais diversa, com mais representatividade e apoio no cumprimento da função social de uma organização.

Aproveite que está aqui e leia mais sobre como a Robert Half se tornou referência em recrutamento e seleção!

* Débora Ribeiro é Gerente de Parcerias Estratégicas da Robert Half

O Guia Salarial da Robert Half traz uma página especial dedicada ao tema. Para conferir, acesse gratuitamente: Guia Salaral

More From the Blog...