Recrutamento especializado: como a Robert Half se tornou referência em recrutamento e seleção?

Por Robert Half on 23 de setembro de 2020

Nos últimos anos, a ideia de recrutamento especializado ganhou bastante destaque. Muitas empresas têm buscado por soluções avançadas em termos de recrutamento e seleção de talentos e equipes, o que depende de método, know-how e tecnologia de ponta.

Com mais de 70 anos de mercado, a Robert Half se consolidou como referência mundial no assunto. Fornecemos soluções para o recrutamento de profissionais em diversas áreas, como finanças, contabilidade, tecnologia, vendas, marketing, engenharia, mercado financeiro e recursos humanos, para posições de vão de analistas a C-level, em contratos permanentes ou por projetos.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre recrutamento especializado e o papel da Robert Half nesse processo. Para tanto, entrevistamos Fernando Mantovani, nosso diretor-geral no Brasil.

Continue atentamente a leitura.

Como os clientes avaliam a qualidade dos serviços da Robert Half?

Diferentemente de bens físicos — ou seja, aqueles que podem ser tocados — serviços são avaliados pela qualidade das suas entregas. Felizmente, a Robert Half se sobressai pela velocidade dos processos e qualidade dos talentos selecionados para apresentar aos clientes. Isso porque nossos processos são baseados em quatro pilares: comunicação, opção, velocidade e alinhamento.

O que esses quatro pilares significam e como eles beneficiam os clientes da Robert Half?

Basicamente eles representam a nossa forma de atuação. A comunicação é o primeiro pilar. A todo momento a gente é muito disponível, temos abertura para conversar com os clientes e efetivamente entender suas demandas. Isso gera transparência, além de mais segurança e conforto.

O pilar da opção e da velocidade estão associados. A ideia é apresentar vários candidatos bons, com potencial para ser o candidato certo para a vaga certa, dando ao cliente a opção de escolha. Tudo muito rápido, sem enrolação.

O alinhamento é o famoso "match". Busca-se sempre um alto grau de alinhamento, o "match" perfeito — tanto em termos de competência técnica quanto comportamental — entre os candidatos e a empresa contratante. Assim, empresa e profissionais podem construir uma relação sólida.

Qual a diferença entre o recrutamento tradicional e o especializado?

Em essência, é possível destacar ao menos dois tipos de recrutamento: o tradicional e o especializado. Eles se diferenciam em termos de foco e processo, sendo que o recrutamento especializado mira competências específicas e é conduzido por talentos da mesma área.

O que especificamente significa o recrutamento tradicional?

O recrutamento chamado tradicional é feito por um selecionador generalista, que recruta profissionais para qualquer área, sem um conhecimento técnico específico. É muito útil para posições mais básicas e operacionais.

E o recrutamento especializado?

O recrutamento especializado é mais avançado. São profissionais que vieram da área de atuação para o segmento de recrutamento. É um advogado recrutando um advogado. Um engenheiro recrutando um engenheiro. Por já ter atuado na área, o profissional tem know-how para recrutar outros especialistas. O resultado é que a Robert Half consegue identificar as competências técnicas dos candidatos em um nível menos superficial.

Qual a importância do processo de recrutamento especializado?

Na realidade, o recrutamento especializado é uma forma de recrutar. Cada empresa escolhe o modelo de recrutamento mais adequado para as suas necessidades. O objetivo da Robert Half é oferecer um serviço compatível com o que o cliente espera e necessita.

Quais resultados econômicos podem ser obtidos dentro dessa estratégia?

É possível destacar vários benefícios, como a maior facilidade em identificar competências específicas, a precisão na evolução do processo de aquisição de talentos e a velocidade com a qual novos talentos são contratados. À medida que se adota um recrutamento especializado, com recrutadores que formação e experiência nessas áreas, pode-se identificar de forma mais profunda a capacitação técnica dos candidatos.

Como a Robert Half tem evoluído em recrutamento especializado?

O mercado não é estático. Sucesso passado não garante resultado futuro. Exatamente por isso, a Robert Half busca evoluir diariamente, desenvolvendo novas capacidades, atraindo mais talentos, atualizando suas soluções e adotando tecnologias de ponta. A Robert Half busca diariamente estar próxima do seu limite de produtividade, aperfeiçoando-se. Assim, consegue evoluir sempre e entregar mais.

Que tipos de investimento em tecnologia são feitos pela Robert Half?

A adoção e desenvolvimento de tecnologias é um ponto que merece destaque. A Robert Half não apenas conta com os melhores softwares, como também tem tecnologias criadas internamente por uma equipe focada. O investimento não para.

Como os investimentos em tecnologia ajudam a Robert Half e seus clientes?

Um exemplo da importância dos altos investimentos em tecnologia aconteceu durante a pandemia. A qualidade dos serviços prestados não mudou e as adequações feitas foram tão rápidas que os clientes sequer perceberam.

A pandemia afetou o serviço da Robert Half de alguma forma?

O mercado de recrutamento e seleção é elástico, ele se modifica de acordo com os períodos de recessão e crescimento. Normalmente, a Robert Half costuma ganhar fatia de mercado em momentos de crise. E dessa vez não foi diferente. Foi necessário se reinventar, mas não deixamos de colher bons frutos mesmo assim.

Como ficou o relacionamento entre a Robert Half e os clientes durante essa última crise?

Disseminamos informação, levamos boas práticas e procuramos nos posicionar como parceiros, mostrando nossa preocupação com o bem-estar daqueles com quem nos relacionamos. Fizemos um grande esforço para nos manter perto daqueles que estavam em dias difíceis, tentando contribuir da melhor forma para driblar os desafios. Acho que deu certo.

Quer saber mais?

Agora você entende muito mais de recrutamento especializado e sabe como a Robert Half tornou-se referência mundial no assunto. Gente, método e tecnologia são ingredientes, assim como velocidade, proatividade e alinhamento. Tudo isso foi construído ao longo de mais de 70 anos de história entregando resultados reais e significativos aos clientes finais.

Aproveite para descobrir sobre a Robert Half e entender como o recrutamento especializado pode ser adotado na sua empresa. É só você entrar em contato conosco. Vamos lá!

Hide Breadcrumb
Off
Hide Title
Off

More From the Blog...