Como um Consultor de Recrutamento pode encontrar seu candidato ideal?

Por Robert Half 6 de Janeiro de 2020

Recrutar o candidato ideal não é uma tarefa fácil, não é mesmo? É preciso dedicar tempo para pensar, organizar, alinhar e colocar o processo seletivo em prática. Mesmo com toda essa mobilização, por vezes, o resultado não é o esperado, o que acaba frustrando gestores e comprometendo o desempenho do time.

Uma solução adequada para esse problema é contratar os serviços de uma consultoria de recrutamento. Neste artigo, você vai descobrir como a consultoria possibilita o match entre o candidato e a empresa, quais são os diferenciais do serviço, e também vai entender como a Robert Half se difere no mercado com o processo que oferece. Continue a leitura e entenda como um consultor de recrutamento pode encontrar o seu candidato ideal!

Como funciona uma consultoria de recrutamento?

O processo seletivo realizado por consultores de recrutamento é dividido em etapas. Inicialmente, são feitas reuniões com o contratante e, posteriormente, acontecem a busca pelo perfil desejado e as entrevistas com os candidatos. Saiba mais detalhes do processo a seguir.

Necessidades do cliente

O papel de uma consultoria de recrutamento é realizar a interface com o cliente e entender, na íntegra, todos os pontos técnicos e comportamentais que ele realmente necessita para aquela contratação. O cliente é quem vai informar quais são as características desejadas em um candidato, como:

  • formação acadêmica;
  • requisitos técnicos — certificações complementares essenciais etc;
  • conhecimentos específicos;
  • proficiência em outros idiomas;
  • características comportamentais. 

Após o mapeamento do perfil ideal para a vaga, o consultor busca por aquele profissional que preencha, da melhor forma, as demandas do cliente.

Análise de qualificações

O consultor, então, avalia os candidatos com base nas indicações e elenca os mais adequados para apresentar ao cliente. Isso é importante para que o contratante possa fazer uma análise comparativa entre eles.

Cada selecionado também é avaliado quanto a sua pró atividade e capacidade de empreender — ele busca a solução de problemas; tem ímpeto para dar novas ideias, sugestões ou soluções para o time ou para o gestor. As habilidades comportamentais têm se tornado cada vez mais relevantes nos processos seletivos.

Uma consultoria de recrutamento deve sempre garantir que houve um mapeamento acertado — por meio de ampla pesquisa, indicações de outros bons colaboradores e também de referências, para apresentar as melhores opções. Dessa forma, ela assegura que os elencados são os ideais não só tecnicamente, mas também têm valores em comum com a empresa.

Quais são as vantagens de contratar um consultor de recrutamento?

Realizar um processo seletivo com o auxílio desse tipo de consultor pode resultar em uma contratação indiscutivelmente mais eficaz. Confira, agora, outras vantagens de contratar esse serviço.

Otimização do tempo

Uma grande vantagem de contratar uma consultoria especializada em recrutamento é a otimização do tempo. A empresa não precisa alterar seu fluxo de trabalho ou o do setor de Recursos Humanos para estruturar todo o processo de seleção.

Apesar de ter que dedicar algum tempo para que essa tarefa seja eficientemente realizada, o gestor não precisará comprometer seus outros afazeres participando das reuniões necessárias para traçar o perfil da busca. 

É bom ter em mente que os processos de seleção necessitam de muita atenção, dedicação de tempo e cuidado, portanto, nada melhor do que contar com a ajuda de quem tem experiência no assunto.

Informações privilegiadas

Os consultores experientes podem agregar muito ao processo de recrutamento e seleção porque sabem como funciona o mercado e têm informações sobre os concorrentes. Eles têm os melhores canais de pesquisa para entender sobre tudo o que está em termos de contratação do segmento indicado, tanto nos momentos de expansão quanto nos de retenção dos negócios.

Esses peritos sempre têm informações privilegiadas, seja pela ampla rede de relacionamentos que estabelecem no seu fazer diário, seja pelo contato que mantêm com os tomadores de decisões do mercado, o que torna possível coletar mais informações e conhecer os profissionais que realmente têm a expertise que o cliente busca. 

Quais são os diferenciais da consultoria oferecida pela Robert Half?

A Robert Half é uma consultoria especializada em recrutamento, com mais de 70 anos de experiência de mercado; está presente em 19 países e presta serviços no Brasil já há 12 anos. Conheça os diferenciais do processo realizado pela Robert Half nos próximos tópicos.

Recrutamento especializado por área

Um grande diferencial da Robert Half são os profissionais especializados nos segmentos para os quais recrutam. Se a vaga disponibilizada é para a área jurídica, um bacharel em direito fará o recrutamento, se é para a área de economia, um economista fará a seleção.

Isso possibilita que tanto os conhecimentos técnicos quanto o padrão comportamental dos candidatos sejam avaliados da forma adequada para que haja o match com o business do cliente.

Comunicação e resultados ágeis

A comunicação da Robert Half com seus clientes é sempre muito assertiva, rápida e fácil. Ela consegue acessar os profissionais em tempo real sempre que necessita porque sua equipe trabalha como um time. Por isso, e também devido ao volume de pessoas que trabalham em cada tarefa, o cliente ganha na agilidade do processo e nas opções de escolha, o que resulta na rapidez da contratação.

Suporte

A Robert Half também oferece suporte aos clientes para garantir que não seja necessário um retrabalho. Como os consultores são exigentes durante todas as etapas do recrutamento, são apresentados aos clientes somente perfis que cubram 99% dos pré-requisitos técnicos e comportamentais da vaga. Com isso, a chance de o cliente precisar solicitar um retrabalho de produção é mínima.

Processo diferenciado

Além das vantagens já citadas, a consultoria de recrutamento da Robert Half oferece um processo de contratação diferenciado, com etapas claras e organizadas, pensadas de acordo com as necessidades do cliente. As principais etapas de seu processo são:

  • descrição detalhada da vaga;
  • identificação das estratégias mais adequadas para o negócio;
  • contrato conforme as particularidades da empresa;
  • extensa pesquisa de mercado;
  • realização de entrevistas.

Contratar uma empresa especializada é optar por agilidade, qualidade e segurança no processo seletivo. Devido ao know-how que possui, o recrutamento pode encontrar o melhor candidato disponível no mercado de trabalho, com o perfil exato para atender às necessidades técnicas e comportamentais da instituição contratante.

Neste artigo, você entendeu como funciona uma consultoria especializada em recrutamento, todas as vantagens desse serviço e ainda conferiu quais os diferenciais oferecidos pela Robert Half — processo ágil, etapas bem organizadas, suporte ao cliente e time de profissionais qualificados e experientes, que recrutam somente de acordo com sua área de atuação!

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como a Robert Half pode encontrar o candidato ideal para a sua empresa? Entre em contato conosco! Será um prazer conversar com você!

Por que contratar a Robert Half?

More From the Blog...