Por Carolina Cabral

Encontrar o colaborador ideal para preencher uma vaga aberta em uma empresa pode não ser uma tarefa das mais fáceis. As pretensões e competências do candidato precisam estar alinhadas com os valores da empresa e requisitos da vaga. Ainda é preciso levar em consideração a experiência do candidato e suas habilidades técnicas.

ENVIE SUA VAGA

Neste artigo, você poderá conferir quais são os cinco maiores desafios na hora de contratar mão de obra qualificada e como é possível superá-los. Ainda vai conferir como uma empresa de consultoria em recrutamento especializado pode auxiliar a empresa a atingir um resultado eficaz no processo seletivo. Boa leitura!

Saiba quais são os 5 maiores desafios na hora de contratar mão de obra qualificada

1. Perfil comportamental

A questão comportamental está sendo cada vez mais avaliada. Muitas pessoas são demitidas ou pedem demissão pelo fator comportamental e não pela habilidade técnica. Sendo assim, a desenvoltura do profissional na hora da entrevista e a credibilidade gerada são analisadas. 

A proatividade e a capacidade do candidato de ser um agente facilitador dentro da empresa também são fatores que passam pela avaliação dos recrutadores.

2. Fit cultural

Atualmente, muitas empresas adotaram um código de cultura, que reúne os valores e princípios éticos que são mais importantes para a organização. O código de cultura orienta como deve ser o comportamento dos colaboradores diante de diferentes situações rotineiras.

Durante o processo seletivo, os candidatos podem passar pela entrevista de fit cultural, isso significa que os recrutadores vão avaliar se o modo de pensar e se comportar dos pretendentes está afinado com o que a empresa preza em seu código de cultura.

3. Nível de senioridade

Os níveis de senioridade de um profissional podem ser:

  • júnior — pouca ou nenhuma experiência. Profissional em início de carreira, em busca de inserção no mercado;
  • pleno — profissional que tem bagagem de experiências no currículo e entende com clareza a dinâmica de suas funções;
  • sênior — profissional com muita experiência e domínio sobre sua função. Por vezes, pode ser considerado referência em sua área de atuação.

O desafio, nesse sentido, é que o candidato tenha o nível que a vaga oferece. Pode acontecer de a pessoa preencher todos os requisitos, mas ser experiente demais para a vaga, ou ter muita bagagem para exercer uma função que demande menos conhecimentos.

4. Remuneração adequada

Existe uma tendência das empresas de manter o nível salarial no mesmo padrão de contratação de anos anteriores. O que significa não ter uma perspectiva de atualização salarial mesmo que a exigência em relação ao profissional, ao cargo e função, tenham aumentado.

Por outro lado, o profissional que é muito qualificado provavelmente já está trabalhando e, na hora de se candidatar a uma vaga, dificilmente optará por trocar de emprego mantendo o mesmo salário que recebe no emprego atual. Mas os contratantes precisam entender que esse fator será preponderante para a efetivação da contratação.

Além disso, é preciso reconhecer que grau de exigência muda muito ano a ano. Às vezes, a vaga em aberto inclui atividades de diversos cargos com um job description muito mais amplo do que era há alguns anos. Caso a remuneração oferecida não acompanhar esse ritmo, pode se tornar um problema na hora da admissão.

5. Idioma

Ainda hoje, a habilidade com idiomas, como o inglês e o espanhol, é uma questão que faz diferença na hora da contratação de uma mão de obra qualificada. Há um percentual relevante de profissionais qualificados no mercado que não são contratados porque não têm conhecimentos em um idioma estrangeiro.

Entenda como é possível superar esses desafios 

O ponto mais importante para superar os desafios de contratar mão de obra qualificada é que todos os profissionais envolvidos no recrutamento precisam estar alinhados. Ainda há desencontro de propostas entre os profissionais da empresa diante da escolha de um candidato, principalmente quando é uma vaga nova. 

Quando se trata de uma vaga de substituição, o ponto de referência é o profissional que está saindo, então, a equipe consegue avaliar o que foi positivo e detectar outros requisitos para a função.

Já quando é uma vaga nova, há casos em que não fica claro o que a empresa quer, o que pode gerar perda de tempo e gastos. Sendo assim, em primeiro lugar, a empresa precisa saber exatamente qual perfil deseja contratar, do que pode abrir mão e o que é incondicional. 

Há valores e conceitos dentro da empresa que são condições essenciais para a vaga e outros que são desejáveis, mas não obrigatórios. Essa dificuldade de alinhamento é uma realidade diária das empresas e cabe a consultorias como a Robert Half tentar fazer esse alinhamento antes de começar a busca.

Veja como a Robert Half pode auxiliar nesse sentido

Os profissionais especializados da Robert Half fazem um alinhamento com a empresa contratante no momento em que ela informa a abertura da vaga. Normalmente abordando questões que a empresa ainda não pensou ou planejou. Esse é o momento de fazê-la refletir sobre o perfil desejado. A partir disso, fica estabelecido qual é o cenário ideal de cada um dos candidatos.

Com o recrutamento especializado, é possível extrair informações mais completas e detalhadas sobre os perfis adequados. O recrutador responsável deve ser um conhecedor da área para a qual se está selecionando um profissional. Portanto, precisa conhecer as competências e habilidades técnicas necessárias.

Esse processo permite que o cliente consiga realizar um processo seletivo mais ágil e eficaz, e chegar mais facilmente à contratação do perfil ideal para o cargo.

Saiba como contratar os serviços da Robert Half

Para conhecer e contratar os serviços prestados pela Robert Half, entre em contato com um de nossos seis escritórios presentes no Brasil. Estamos nas seguintes cidades:

· São Paulo;

· Rio de Janeiro;

· Campinas;

· Belo Horizonte;

· ABC e Baixada Santista;

· Porto Alegre.

Contratar mão de obra qualificada envolve desafios, como os cinco apontados neste artigo. No entanto, você deve ter percebido também que, ao buscar o recrutamento especializado como o que a Robert Half oferece, as chances de contratação do profissional ideal para uma vaga aumentam muito consideravelmente. 

Compreender as demandas do mercado e se adaptar às tendências são requisitos importantes para contratações que sejam eficazes para a empresa. Traçar estratégias e definir com precisão o perfil desejado são competências dos recrutadores especializados da Robert Half que, certamente, auxiliam na superação de todos esses desafios.

Gostou deste artigo sobre os desafios da contratação de mão de obra qualificada?

Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos na sua caixa de entrada do e-mail!

ASSINAR NEWSLETTER

* Carolina Cabral é gerente sênior de recrutamento da Robert Half