Se seu processo de recrutamento está começando a demorar, saiba que você não está sozinho. Encontrar o candidato "certo" pode ser um desafio.

Não é incomum que algumas empresas demorem muito no processo de seleção e, quando se trata de funções que exigem um alto nível de habilidade, é natural que você queira garantir a contratação mais qualificada para exercer o trabalho em questão.

Mas o que acontece quando o processo de seleção começa a se arrastar?

Você está entrevistando candidato após candidato e nenhum deles parece se adequar perfeitamente para o papel. A maioria dos recrutadores podem se sentir frustrados ao tentar encontrar o funcionário certo em um mercado de trabalho competitivo.

Confira dicas para ajudar você a acelerar o processo de seleção e identificar um candidato adequado para o trabalho que está oferecendo:

Como acelerar o processo de recrutamento da empresa? (Resumo)

  • Examine seus erros.
  • Expanda suas fontes de recrutamento.
  • Seja flexível.
  • Se não tem certeza, não contrate.

1. Examine seus erros

Tente identificar qual é o momento exato em que seu processo de contratação tem os maiores problemas.

Por exemplo: se você não estiver recebendo currículos de candidatos qualificados, a descrição do trabalho, provavelmente, precisará ser refeita. Você descreveu a posição com precisão? Os requisitos são razoáveis? Você está destacando aspectos da cultura corporativa de sua empresa que a tornam atraente?

Se você não conseguiu firmar contrato com possíveis candidatos, talvez seja necessário melhorar sua oferta de emprego, revendo a faixa salarial ou fornecendo melhores opções de benefícios. O ponto chave é se concentrar em apenas um aspecto do processo de seleção de cada vez, para que você possa consertar o que não está funcionando e evitar possíveis problemas.

2. Expanda suas fontes de recrutamento

Se você decidiu apenas por postar seu anúncio de emprego em um portal online, saiba que talvez não seja o suficiente. Dependendo do tipo de vaga, você precisará de um alcance maior. Peça aos seus funcionários referências e incentive-os a possíveis indicações.

Aumentar seus esforços de networking, tanto online quanto pessoalmente, trará benefícios adicionais. A melhor forma para que encontrem sua oportunidade é fazendo com que todos saibam que ela existe. Fale do assunto com seus contatos para manter as conexões fortes e lembrá-los de que você ainda está em busca.

Também considere uma ajuda externa para sua contratação, como uma empresa especializada. Esses profissionais possuem redes profundas de contatos de pessoas à procura de emprego e, muitas vezes, são capazes de identificar profissionais qualificados que, de outra forma, não saberiam da abertura da sua vaga. Além disso, eles garantem a contratação do candidato ideal.

3. Seja flexível

Suas expectativas podem ser um dos motivos pelos quais o processo de seleção se arrastou. A maioria dos empregadores busca por um candidato com anos de experiência, um grau avançado de proficiência e uma longa lista de certificações relevantes do setor. Mas pode ser que poucos candidatos atendam a todas essas qualificações e seu candidato ideal possa nem existir.

No anúncio de emprego, liste apenas as qualificações essenciais para ter sucesso na posição. Caso contrário, você corre o risco de limitar seu grupo de candidatos. E, ao avaliar os candidatos, concentre-se nos requisitos necessários para realizar o trabalho real.

Lembre-se, também, de que pessoas talentosas são treináveis e, normalmente, estão muito ansiosas para aprender. Portanto, mantenha a porta aberta para profissionais promissores que podem não ter toda a experiência que você procura, mas que têm o potencial de progredir e avançar rapidamente.

4. Se não tem certeza, não contrate

É tentador trazer alguém - qualquer um - para bordo quando as cargas de trabalho estão se acumulando e seus funcionários não conseguem absorver mais uma tarefa. Mas o desespero pode facilmente levar a decisões ruins (e caras) de contratação.

Se o seu processo de seleção está demorando muito, considere trazer soluções temporárias até encontrar a pessoa certa para o trabalho permanentemente. E, talvez, você possa mudar de ideia depois de avaliar o desempenho desse funcionário temporário e o tornar permanente.

5. Fique à frente do seu próximo processo de seleção

Quando se trata de suas futuras necessidades de contratação, é sempre melhor ficar um passo à frente. Não espere até que haja uma necessidade imediata de preencher uma posição. Tente construir e manter um fluxo de talentos que possam se encaixar bem em cargos que se abram no futuro. Continue a coletar currículos e manter relacionamentos com candidatos que você gostou, mas não contratou. Ser proativo agora pode ajudá-lo a encurtar seu processo de seleção na próxima vez

Contratando com eficiência

Confira dicas essenciais para o sucesso de um processo de recrutamento.