Desenvolvimento de equipes: como garantir as skills necessárias para o time?

    O desenvolvimento de equipes é uma condição fundamental para o sucesso das empresas. No entanto, para alcançar os resultados esperados, a organização precisa investir cada vez mais na capacitação de seus funcionários.

    Isso porque, se os profissionais que fazem parte do negócio se sentem acolhidos e percebem que a companhia mantém práticas alinhadas ao desenvolvimento humano, eles se sentirão mais motivados e engajados com o propósito do negócio, o que contribui para os resultados da instituição.

    Do contrário, toda a operação da empresa fica comprometida, culminado em baixos resultados, o que pode colocar o negócio em risco.

    Neste post vamos mostrar como trabalhar o desenvolvimento de equipes na sua empresa. Acompanhe!

    O que são skills?

    O termo skills refere-se a aptidões do profissional para a realização de suas tarefas diárias. Veja abaixo como elas são divididas.

    Hard skills

    São referentes às competências e habilidade técnicas, como saber manipular um sistema.

    Soft skills

    Referentes às habilidades e competências comportamentais, como resiliência e inteligência emocional.

    Veja a seguir como as hard e soft skills são utilizadas para o desenvolvimento de equipes.

    Qual a importância de um bom desenvolvimento de equipes?

    Equipes engajadas e colaborativas têm mais facilidade de alcançar desempenhos satisfatórios, quando comparadas às demais, pois são capazes de alinhar suas diferentes habilidades a favor dos resultados que a empresa espera.

    Portanto, é altamente aconselhável fazer investimentos em estratégias que elevem o bem-estar dos funcionários e também favoreça a capacitação da equipe — já que são elas as responsáveis por trazer o lucro, e com isso as empresas podem se desenvolver.

    Quais são as skills necessárias para garantir o desenvolvimento dos times?

    São diversas as skills necessárias para garantir o desenvolvimento dos times. No entanto, podemos destacar as que seguem abaixo. Confira!

    Liderança

    Para conseguir uma equipe de alta performance, você precisará de bons líderes à frente dela. Para tanto, é importante investir nesses profissionais, pois além de serem responsáveis por capacitar seus subordinados, eles também são importantes influenciadores da cultura organizacional.

    ENVIE SUA VAGA

    Proatividade

    Antecipar demandas e se colocar à frente das mais diversas situações é fundamental para o desenvolvimento de equipes. Isso porque, em mercados cada vez mais competitivos, aqueles que conseguem uma margem de tempo na evolução dos seus negócios — e pessoas — garantem importantes vantagens.

    Engajamento

    Talvez essa seja uma das skills mais difíceis de ser adquirida. Isso porque, conquistar o engajamento significa garantir um maior comprometimento dos profissionais, e como consequência, uma maior produtividade e alto índice de qualidade.

    Como desenvolver uma equipe?

    Desenvolvimento de equipe requer planejamento e algum esforço por parte das organizações. Veja a seguir os primeiros passos desse processo.

    Defina qual será a função de cada funcionário no time

    Logo no processo de onboarding de novos colaboradores, é preciso dedicar um tempo para elucidar para todos os membros do time quais são as responsabilidades de cada profissional dentro da empresa.

    Para tanto, é importante fazer reuniões constantes com os times para definir de forma clara qual a função de cada colaborador, conciliando os perfis diferentes de cada um.

    Crie metas

    Estabelecer um programa de metas para cada profissional, alinhadas ao seu cargo e suas competências, também pode contribuir para um maior desempenho e motivação..

    Por meio desse plano, cada colaborador saberá de forma exata como a sua participação é importante no desenvolvimento da equipe e na entrega de resultados.

    Comunique com clareza

    Desenvolver uma comunicação diária é fundamental para aprimorar as skills dos funcionários, bem como ouvir os feedbacks sobre a satisfação dos mesmos sempre que possível.

    Da mesma forma, é fundamental se fazer entender de maneira objetiva e clara, usando uma linguagem que seja acessível a todos os membros da equipe.

    Nesse sentido, é importante evitar gírias e termos técnicos, específicos da sua função. Isso porque, nem todos entenderão e isso pode gerar dúvidas por parte de alguns colaboradores, o que vem a comprometer o desenvolvimento de todos.

    Quando realizada com o devido planejamento, a comunicação pode ser uma das mais fortes aliadas no desenvolvimento de equipes.

    Seja transparente

    Ser transparente no processo de desenvolvimento de equipes de trabalho é fundamental. Isso porque, a honestidade faz com que as pessoas tenham mais facilidade para se conectar, tornando o processo muito mais objetivo. Além disso, garante que o resultado seja sustentável. Como consequência, teremos benefícios em longo prazo.

    Ofereça oportunidade de crescimento

    Quando a empresa investe em um plano de cargos e salários, o profissional sabe quais caminhos deve trilhar para chegar até a posição desejada.

    Além de motivá-lo, quando ele consegue uma oportunidade de crescimento na empresa, isso encoraja o desenvolvimento de outros colaboradores que já estão na equipe, oferecendo a eles um importante incentivo.

    BAIXAR O GUIA SALARIAL ROBERT HALF

    É importante ressaltar que, para implementar um plano de cargos e salários, é necessário fazer o mapeamento do perfil comportamental de sua equipe. Isso porque, ao promover um profissional, a empresa confere a ele mais responsabilidades, e é necessário garantir que ele esteja preparado para cumpri-las!

    Fique atento ao clima organizacional

    Pessoas felizes produzem mais e muito melhor. Portanto, é importante avaliar o ambiente de trabalho da empresa e tentar identificar quais fatores melhoram o bem-estar da equipe dentro da organização, bem como quais são fatores prejudiciais para o desenvolvimento dos times.

    Compreender como as tarefas são executadas é de fundamental importância para as ações de desenvolvimento de equipes e também para programas que têm como objetivo aprimorar a qualidade de vida deles no trabalho.

    Leve em consideração as estratégias, valores da empresa e objetivos traçados, sempre aliando esses fatores ao bem-estar dos times envolvidos.

    Assim, uma estratégia de desenvolvimento de equipes eficiente requer uma conexão entre a qualidade de vida dos seus liderados com os aspectos mais intangíveis da sua organização — como ambiente de trabalho, cultura organizacional, planos de cargos e salários, alinhados com os valores da empresa e possibilidades de carreira.

    Para tanto, incentivar uma boa comunicação com a equipe, facilitar o feedback, o engajamento entre os times e uma série de outros fatores são primordiais para o desenvolvimento.

    Quer receber mais conteúdos como este?

    Se você gostou deste post sobre desenvolvimento de equipes: como garantir as skills necessárias para o time, assine a nossa newsletter para receber mensalmente mais conteúdos como este!

    ASSINAR NEWSLETTER