Como montar um currículo para mudar de carreira

Por Robert Half on 29 de outubro de 2019
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Mudar de carreira é uma decisão que exige coragem e planejamento. Antes de se decidir, saiba que é importante fazer uma autoavaliação para ver se está mesmo na hora de trocar de emprego. Se, após a reflexão, a resposta for “sim”, você precisa começar a pensar em como montar um currículo para iniciar uma nova carreira e obter sucesso na caminhada.

Nesse momento, é comum que as pessoas tenham muitas dúvidas sobre como remodelar o currículo. Se esse é o seu caso, não se preocupe: este post foi criado especialmente para ajudar você! A seguir, listamos muitas informações sobre como elaborar um currículo de sucesso em uma nova profissão. Acompanhe!

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Alinhe o seu CV com as suas novas metas

Se você está partindo para uma nova área, não basta mudar aquelas primeiras linhas que dizem quais são os cargos pretendidos e os objetivos profissionais: é necessário reestruturar o currículo por inteiro — e uma ótima forma de fazer isso é pensando nas suas novas metas.

O sumário — parte em que o profissional costuma apresentar sua vida profissional resumidamente — precisa estar alinhado com esses novos desejos a serem alcançados. Para ficar mais completo, vale incluir as razões da mudança de rumo.

O currículo é muito mais do que essas linhas iniciais, portanto, precisa ser reformulado por inteiro para ajudar você a conseguir o novo trabalho. Além disso, cada currículo que você escreve deve ser customizado para o cargo desejado — quando se está em transição de carreira, essa afirmação vale mais do que nunca. Essa estratégia aumenta as chances de obter sucesso e conquistar a vaga almejada.

Destaque suas experiências relacionadas à sua nova área

Outro ponto importante é destacar as experiências relacionadas à nova área. Lembre-se de dar ênfase em tudo o que você vivenciou na área para a qual você planeja migrar, mesmo que elas sejam experiências pontuais.

Vale buscar, na sua bagagem profissional, projetos em que você tenha trabalhado e que estejam ligados, de alguma forma, à sua futura carreira. Participações em cursos, eventos e workshops da nova área também devem ser destacados. Além disso, tente analisar as competências adquiridas em outros trabalhos — mesmo que de outros setores — que podem ser úteis na área em que você está ingressando.

Mantenha a organização

Muitas vezes, em uma reestruturação, as pessoas utilizam o texto antigo do currículo como base. Apesar de parecer uma ajuda, essa estratégia pode acabar bagunçando o currículo novo.

Para manter a organização (e o novo foco), a sugestão é listar todas as informações que você considera que devem estar no novo currículo. Depois disso, organize-as por ordem de datas e por tópicos — cursos embaixo de cursos, experiências profissionais todas juntas, e assim por diante.

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Combine a descrição com as suas habilidades

Um ponto fundamental para o sucesso do novo currículo é prestar atenção nas novas funções que você terá que exercer nessa troca de carreira. A partir dessa definição, a nossa dica é que você combine a descrição do que já fez e do que almeja com as suas habilidades.

Informar os recrutadores sobre as áreas em que você se destaca é sempre um ponto positivo — e isso precisa ser ressaltado de forma inteligente dentro do seu novo currículo. Uma boa ideia é adicionar essas informações na apresentação.

Divida o texto em blocos pequenos

Uma estratégia importante quando você for montar o seu novo currículo é dividir o texto em blocos. Essa estrutura facilita a leitura e permite que a pessoa que está avaliando o seu currículo possa analisar as suas habilidades com mais objetividade.

Textos longos tendem a tirar a atenção. Muitas vezes, em um parágrafo muito comprido, a pessoa pode até mesmo esquecer de uma informação importante que foi dita no início. Pense no seu texto em pequenos blocos, com mensagens que conversem e façam sentido entre elas.

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Capriche ao relatar as suas experiências profissionais

Um ponto importante e que pode fazer toda a diferença em uma seleção é o relato das experiências profissionais. Por mais que você considere que algo que você fez não tenha nada de semelhante com a nova área almejada, sempre há algo que pode ser aproveitado. Tente focar nisso.

Questões em comum como atendimento ao cliente, liderança de grupos ou setores e organização de planilhas podem ser aproveitadas em diferentes profissões. Além disso, qualidades como organização, pontualidade e dedicação também são necessárias em áreas variadas.

Modelo de Currículo

Montar um modelo de currículo adequado, direto e informativo é essencial. Lembre-se que essa será a sua primeira chance de impressionar. A Robert Half criou um Modelo de Currículo.

Atente ao tamanho do documento

A nossa última dica sobre como montar um currículo de excelência é para você observar o tamanho do documento. Se você tem muitas experiências, foque naquilo que realmente faz algum sentido para a sua nova área.

Se o documento for muito grande, informações que talvez não sejam tão importantes podem se sobressair e tirar o foco daquilo que você realmente quer que a empresa saiba sobre o seu perfil profissional.

Agora que você sabe como montar um currículo, é essencial fazer uma boa revisão. Para não deixar passar nada errado, uma das melhores estratégias é contar com a ajuda de uma empresa especializada. Assim, você tem a certeza de que o seu currículo é adequado para as vagas que almeja, aumentando a probabilidade de entrar em uma boa empresa.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como montar um currículo para mudar de carreira? Se você quer aumentar as suas chances no mercado de trabalho concorrido, entre em contato com a Robert Half e obtenha ajuda de uma empresa que oferece as melhores soluções em recrutamento!

Suas conquistas contam - e muito!

Nesse caso, destaque as conquistas e as habilidades nessas experiências passadas que podem agregar valor a você, como profissional, em sua nova carreira. Boa sorte!

Flávia Alencastro, diretora de recrutamento da Robert Half, fala sobre o assunto no vídeo abaixo:

 

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