4 dicas para ganhar o salário que você merece

Por Robert Half 9 de outubro de 2019

Você sente que o seu salário não é tão alto quanto deveria?

Você está trabalhando em uma função complexa, desafiadora e agregando valor significativo ao seu empregador? Talvez seja hora de se perguntar se você deve receber uma remuneração mais alta por seus esforços.

Os profissionais têm todo o direito de consultar seus salários e considerar a possibilidade de uma remuneração maior ou um pacote de benefícios aprimorado.

Seja devido à complacência, à falta de vontade de se esforçar ou ao medo de abordar as questões salariais com o empregador, os profissionais às vezes se contentam com menos do que seu verdadeiro valor de mercado.

A questão é: como você pode aumentar sua capacidade de ganho? Os candidatos têm várias opções - algumas requerem ações de curto prazo e, outras, um compromisso de longo prazo para promover mudanças.

Cada indivíduo está em uma posição diferente, dependendo do papel que executa, do nível de habilidade e experiência, da localização e da organização em que trabalha. Mas, em geral, existem várias dicas que podem ajudá-lo a obter um salário mais alto:

1. Negocie um salário forte com seu empregador atual

Essa é, sem dúvida, a maneira mais simples de aumentar sua renda, já que pode não haver necessidade de tomar qualquer ação perturbadora. No entanto, como envolve pedir diretamente ao seu empregador mais dinheiro, essa atitude pode ser uma das mais assustadoras para muitas pessoas.

Se você sentir que seu empregador não está reconhecendo a contribuição que você faz através do salário que recebe, fale com seu líder sobre isso. Ter uma discussão franca e aberta sobre o seu desenvolvimento de carreira e as expectativas salariais pode levar a uma oferta melhor.

Agora, se você vai negociar seu pagamento, certifique-se de preparar um argumento forte para justificar um aumento do salário. Você precisa desenvolver uma justificativa coerente sobre o motivo pelo qual merece mais dinheiro e citar exemplos de suas realizações.

Seu empregador deseja que você diga a ele por que você é especial, mesmo que ele já saiba a resposta.

2. Mudar de emprego

Conseguir um novo emprego pode permitir que você aumente sua capacidade de ganho, principalmente se os salários do seu atual empregador não forem particularmente competitivos. A consulta ao Guia Salarial da Robert Half fornecerá algumas indicações sobre o nível de remuneração que você pode esperar.

Se o seu salário existente estiver no limite inferior da faixa salarial para sua função e grau de emprego, então, no balanço de probabilidades, você poderá receber uma oferta melhor se mudar. Mas se você já está ganhando acima da média do setor, alguns empregadores não poderão ou não estarão dispostos a atingir esse nível de remuneração.

Normalmente, o contratante tentará oferecer ao candidato preferido pelo menos o dinheiro que ele está ganhando atualmente, se não mais. Mas, se suas expectativas de salário excederem em muito o que o empregador pretende pagar, é bem possível que voltem sua atenção para outros candidatos.

Fazer um benchmarking de sua estratégia atual - e estabelecer onde você está na escala salarial - ajudará a informar sua busca por emprego. Em alguns casos, as vagas são anunciadas com o salário, permitindo que você evite empregos que dificilmente atendem às suas expectativas salariais.

Outra opção é trabalhar com um recrutador, que ajudará você a encontrar posições que correspondam às suas expectativas de trabalho e salário, com funções que sejam adequadas ao seu nível de experiência e oportunidade desejada.

3. Trabalhar em uma função que possa oferecer um salário mais alto

O Guia Salarial Robert Half revela quais habilidades são particularmente demandadas e como isso afeta os níveis médios de remuneração. Nos casos em que os empregadores não conseguem atrair profissionais com as habilidades e a experiência de que necessitam, geralmente ficam dispostos a pagar mais. Muitas vezes, as organizações precisam pagar um prêmio, pois competem em uma "guerra por talentos" com os rivais.

O resultado é que, onde a demanda de candidatos excede a oferta, ocorre inflação salarial. Profissionais que trabalham em nichos e funções sob demanda têm a oportunidade de escolher seu novo emprego e negociar pacotes de remuneração mais atraentes do que outros.

Dependendo das habilidades que você possui e do nível de experiência em um campo específico, pode ser possível selecionar várias posições diferentes. Por exemplo, um programador ou desenvolvedor de TI com habilidades genéricas pode optar por trabalhar em várias funções do setor. Além de ser mais propenso a ter sucesso na entrevista, devido à relativa falta de concorrência, ele pode ser premiado com uma oferta salarial mais alta por parte do contratante.

4. Invista no desenvolvimento profissional

A longo prazo, a maneira óbvia de aumentar sua capacidade de ganho e ganhar um salário base mais alto é investir no seu próprio desenvolvimento de carreira. Isso significa atualizar suas habilidades sempre que possível e obter qualificações para se manter o ritmo do seu setor. Você precisa se envolver com tudo o que está acontecendo - por exemplo, os últimos desenvolvimentos, lançamentos de produtos, fusões e aquisições e mudanças regulatórias - e poder colocar a teoria em prática.

Em muitos papéis, o desenvolvimento de carreira coloca você em um caminho natural para a promoção - o que pode levar a oportunidades futuras, tanto interna quanto externamente. Quanto mais alto você for na sua organização, provavelmente ganhará mais. E, se não houver oportunidades de progressão em seu empregador atual, é provável que haja outra organização disposta a lhe dar uma chance no próximo nível - principalmente se o seu currículo demonstrar dedicação e experiência profissional.

Pense em maneiras pelas quais você pode se posicionar como um especialista em seu setor. Além de assumir responsabilidades extras no trabalho e se envolver com órgãos da indústria e grupos intersetoriais, você pode usar a Internet para criar uma marca pessoal forte. Blogs, comentários em mídias sociais, periódicos e outras peças de liderança - aqueles que agregam valor a um debate mais amplo em seu campo - podem ajudá-lo a criar seu perfil.

Se você conhece as ferramentas técnicas e demonstra capacidade de pensamento criativo, outros empregadores podem prestar atenção. Você pode até encontrar um novo cargo, que venha com um salário mais alto do que o que você está atualmente ganhando.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

More From the Blog...