Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Você sente que o seu salário não é tão alto quanto deveria? Você está trabalhando em uma função complexa, desafiadora e agregando valor significativo ao seu empregador? Talvez seja hora de se perguntar se você deve receber uma remuneração mais alta por seus esforços. Os profissionais têm todo o direito de consultar seus salários e considerar a possibilidade de aumentar o salário ou um pacote de benefícios aprimorado.

Envie sua vaga

Seja devido à complacência, à falta de vontade de se esforçar ou ao medo de abordar as questões salariais com o empregador, os profissionais às vezes se contentam com menos do que seu verdadeiro valor de mercado. A questão é: como você pode aumentar sua capacidade de ganho? Os candidatos têm várias opções - algumas requerem ações de curto prazo e, outras, um compromisso de longo prazo para promover mudanças.

Cada indivíduo está em uma posição diferente, dependendo do papel que executa, do nível de habilidade e experiência, da localização e da organização em que trabalha. Mas, em geral, existem várias dicas que podem ajudá-lo a obter um salário mais alto. Confira algumas a seguir!

1. Negocie um salário forte com seu empregador atual

Essa é, sem dúvida, a maneira mais simples de aumentar sua renda, já que pode não haver necessidade de tomar qualquer ação perturbadora. No entanto, como envolve pedir diretamente ao seu empregador mais dinheiro, essa atitude pode ser uma das mais assustadoras para muitas pessoas.

Se você sentir que seu empregador não está reconhecendo a contribuição que você faz por meio do salário que recebe, fale com seu líder sobre isso. Ter uma discussão franca e aberta sobre o seu desenvolvimento de carreira e as expectativas salariais pode levar a uma oferta melhor.

Agora, se você vai negociar seu pagamento, certifique-se de preparar um argumento forte para justificar um aumento do salário. Você precisa desenvolver uma justificativa coerente sobre o motivo pelo qual merece mais dinheiro e citar exemplos de suas realizações.

Seu empregador deseja que você diga a ele por que você é especial, mesmo que ele já saiba a resposta.

Leia também: Planejamento de carreira: saiba como fazer!

2. Justifique o motivo de receber o aumento

Além de lembrar o empregador sobre suas habilidades, conquistas e desenvolvimento no ambiente de trabalho, mostre os motivos reais para aumentar o salário para o seu chefe. Para isso, elabore uma lista com todos os projetos da empresa ou atividades que tenha se destacado, apresente dados concretos e não apenas provas verbais.

Ao pedir para aumentar o salário, a empresa certamente levará em conta beneficiar colaboradores que mais se destacam. Por exemplo: como vendedor de uma loja, você conseguiu aumentar uma porcentagem considerável de vendas, então esse fato deve ser destacado na hora de conversar com o chefe, mostrando que você realmente agrega valor ao negócio e merece ganhar mais.

3. Prepare-se para as contrapropostas

As habilidades de negociação são fundamentais para aumentar os salário e são tão importantes quando as competências em liderança e resolução de problemas. Sendo assim, busque maneiras de desenvolver a capacidade de negociar, principalmente com os superiores.

Isso porque, muitas vezes, o seu desejo pode não ser realizado na primeira tentativa, seu superior pode impor algumas condições para aceitar ou oferecer outros benefícios para compensar o aumento.

Nesse momento, é preciso parar para refletir sobre de que forma isso afetará no seu salário e se é o que estava esperando. Por isso, se prepare para negociar e saber equilibrar as contrapropostas com suas necessidades e expectativas profissionais. Saiba que não é sua obrigação aceitar de primeira qualquer condição, mas aprenda a manter a conversa até chegar a uma conclusão justa para ambos os lados.

4. Não faça cobranças ou chantagens para aumentar o salário

O excesso de cobranças, tentativas de manipulação e chantagens, como sugerir procurar outro emprego, podem te afastar do aumento do salário, além de demonstrar sua falta de profissionalismo. O que é aceitável é pedir um retorno após um período de tempo sem resposta, porém, faça essa cobrança de forma sutil.

Sendo assim, envie um e-mail e uma mensagem para o seu chefe alertando sobre a resposta. De modo geral, pode ser que ele tenha esquecido ou ainda não recebeu o retorno de um superior direto. No entanto, cuidado com os excessos! Preocupe-se em passar uma boa imagem profissional e mantenha a educação.

5. Considere mudar de emprego

A demora de resposta do seu chefe para aumentar o salário pode ser uma mensagem clara sobre o seu futuro na empresa. Se após todas as tentativas e um longo período de espera você não tiver obtido o que deseja, então é hora de considerar um novo emprego. Afinal, todo o seu trabalho e dedicação provavelmente não serão recompensados neste cargo.

Conseguir um novo emprego pode permitir que você aumente sua capacidade de ganho, principalmente se os salários do seu atual empregador não forem particularmente competitivos. A consulta ao Guia Salarial da Robert Half fornecerá algumas indicações sobre o nível de remuneração que você pode esperar.

Se o seu salário existente estiver no limite inferior da faixa salarial para sua função e grau de emprego, então, no balanço de probabilidades, você poderá receber uma oferta melhor se mudar. Mas se você já está ganhando acima da média do setor, alguns empregadores não poderão ou não estarão dispostos a atingir esse nível de remuneração.

Normalmente, o contratante tentará oferecer ao candidato preferido pelo menos o dinheiro que ele está ganhando atualmente, se não mais. Mas, se suas expectativas de salário excederem o que o empregador pretende pagar, é bem possível que voltem sua atenção para outros candidatos.

Fazer um benchmarking de sua estratégia atual - e estabelecer onde você está na escala salarial - ajudará a informar sua busca por emprego. Em alguns casos, as vagas são anunciadas com o salário, permitindo que você evite empregos que dificilmente atendem às suas expectativas salariais.

Outra opção é trabalhar com um recrutador, que ajudará você a encontrar posições que correspondam às suas expectativas de trabalho e salário, com funções que sejam adequadas ao seu nível de experiência e oportunidade desejada.

Você pode gostar de: Por que o pacote de remuneração influencia na atração de talentos?

6. Reflita sobre a situação atual da empresa

Como está a situação financeira, o clima organizacional e a sua rotina na empresa? Essas são perguntas importantes para serem feitas para si ao pedir para aumentar o salário. Sendo assim, tenha certeza que essas áreas estejam equilibradas na hora de começar as negociações com o seu superior.

Em situações de crises internas, talvez seja interessante aumentar o salário no futuro ou esperar a poeira baixar antes de conversar com o seu chefe. Desse modo, você mostrará sua preocupação com o ambiente de trabalho e aumentará as chances de garatir um aumento salarial.

7. Trabalhe em uma função que possa oferecer um salário mais alto

Guia Salarial Robert Half revela quais habilidades são particularmente demandadas e como isso afeta os níveis médios de remuneração. Nos casos em que os empregadores não conseguem atrair profissionais com as habilidades e a experiência de que necessitam, geralmente ficam dispostos a pagar mais. Muitas vezes, as organizações precisam pagar um prêmio, pois competem em uma "guerra por talentos" com os rivais.

O resultado é que, onde a demanda de candidatos excede a oferta, ocorre inflação salarial. Profissionais que trabalham em nichos e funções sob demanda têm a oportunidade de escolher seu novo emprego e negociar pacotes de remuneração mais atraentes do que outros.

Dependendo das habilidades que você possui e do nível de experiência em um campo específico, pode ser possível selecionar várias posições diferentes. Por exemplo, um programador ou desenvolvedor de TI com habilidades genéricas pode optar por trabalhar em várias funções do setor. Além de ser mais propenso a ter sucesso na entrevista, devido à relativa falta de concorrência, ele pode ser premiado com uma oferta salarial mais alta por parte do contratante.

8. Invista no desenvolvimento profissional

A longo prazo, a maneira óbvia de aumentar sua capacidade de ganho e receber um salário base mais alto é investir no seu próprio desenvolvimento de carreira. Isso significa atualizar suas habilidades sempre que possível e obter qualificações para se manter o ritmo do seu setor. Você precisa se envolver com tudo o que está acontecendo - por exemplo, os últimos desenvolvimentos, lançamentos de produtos, fusões e aquisições e mudanças regulatórias - e poder colocar a teoria em prática.

Em muitos papéis, o desenvolvimento de carreira coloca você em um caminho natural para a promoção - o que pode levar a oportunidades futuras, tanto interna quanto externamente. Quanto mais alto você for na sua organização, provavelmente ganhará mais. E, se não houver oportunidades de progressão em seu empregador atual, é provável que haja outra organização disposta a lhe dar uma chance no próximo nível - principalmente se o seu currículo demonstrar dedicação e experiência profissional.

Pense em maneiras pelas quais você pode se posicionar como um especialista em seu setor. Além de assumir responsabilidades extras no trabalho e se envolver com órgãos da indústria e grupos intersetoriais, você pode usar a Internet para criar uma marca pessoal forte. Blogs, comentários em mídias sociais, periódicos e outras peças de liderança - aqueles que agregam valor a um debate mais amplo em seu campo - podem ajudá-lo a criar seu perfil.

Se você conhece as ferramentas técnicas e demonstra capacidade de pensamento criativo, outros empregadores podem prestar atenção. Você pode até encontrar um novo cargo, que venha com um salário mais alto do que o que você está atualmente ganhando.

Agora que você já sabe como aumentar o salário, comece a se preparar para trazer o assunto a tona na empresa, criando argumentos claros e estratégicos para aumentar as suas chances. Lembre-se sempre de trazer o assunto de forma clara, séria e objetiva, expondo principalmente suas conquistas suas habilidades e qualidades.

Receba mais dicas como está diretamente no seu e-mail! Assine nossa newsletter.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.