Por Juliana Porto

Você sempre recebe um feedback positivo do seu chefe mas até agora não recebeu uma promoção? Em alguns momentos da  carreira, notamos que ela parece estagnada e precisa de um impulso.  A Forbes listou sete razões pelas quais, apesar das avaliações positivas de desempenho, sua carreira parou:

Seu desempenho não é totalmente positivo 

Muitos gestores preferem evitar conflito e não oferecem um feedback negativo. Você pode ser apenas mediano ou até abaixo da média, mas não o suficiente para o seu gerente te incomodar. Um bom chefe vai lhe dar um retorno construtivo, mas muitos não querem gastar o tempo ou esforços nisso. Não assuma que uma boa avaliação sobre sua performance será suficiente para uma promoção. Deixe o seu coordenador saber que você está interessado em crescer.

Sua performance é boa, mas somente para o emprego que você já tem

Quando o seu gestor está ciente dos seus planos de crescimento, isso abre a porta para que ele lhe revele se o seu desempenho merece um título mais alto, maior responsabilidade, mais visibilidade ou mais dinheiro. A avaliação de desempenho é sobre o trabalho que você tem agora. Então, seu chefe pode avaliar que os resultados são bons para o posto atual, mas não adequados para o nível seguinte. Se este for seu diagnóstico, questione sobre quais áreas você precisa desenvolver e o que você precisa para crescer.

Seu chefe sabe que você é qualificado mas não sabe do seu interesse

Os melhores gestores buscam o melhor para sua equipe incluindo o desenvolvimento futuro da carreira de cada um. Mas o gerente mediano está ocupado com o trabalho do dia a dia e talvez com sua própria carreira. Não assuma que seu gerente saiba que você está interessado em mais. Fale sobre seus objetivos. Ser franco com seu chefe é uma ótima maneira de esclarecer o que o processo de promoção envolve.

Seu gerente sabe que você está interessado mas não tem poder de decisão sobre promoções

Você precisa saber quem decide, porque pode não ser seu gerente imediato. Idealmente, seu gerente pode ajudá-lo a obter mais visibilidade com os tomadores de decisão.

Os tomadores de decisão não lhe conhecem

Se as promoções são decididas por pessoas que não sabem quem você é, não importa o quanto suas avaliações de desempenho são boas. Você ficará fora do radar! Ser notado por profissionais sêniores requer que você vá além do trabalho que faz atualmente.  Você precisa se manifestar em reuniões, ou ainda, obter a chance de apresentar algo.  Faça perguntas durante uma reunião e apresente-se aos executivos durante algum evento. Se você tiver apoio do seu coordenador, ele poderá encontrar oportunidades para você ser mais ativo em reuniões ou realizar atividades onde os tomadores de decisão estiverem.

Seu gerente não quer mudar sua função atual

Seu coordenador pode não apoiar sua próxima etapa. Se você é promovido, quem fará o seu trabalho? Sim, essa é uma questão de curto prazo. É uma boa ideia ter contatos fora de seu departamento para que você não fique muito isolado. Se você não tem esse contato externo, comece agora.

A empresa não quer que você mude sua posição atual

Entre as razões possíveis, a pode não haver lugar para promovê-lo ou a companhia pode não estar crescendo. Tente checar se a companhia está saudável.  Seu desempenho pessoal é importante na próxima etapa de sua carreira, mas é apenas uma das muitas variáveis. É necessário o apoio do seu coordenador e da sua empresa. Você precisa de oportunidades para ser promovido.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.