Um feedback eficaz é um feedback positivo e frequente

Por Robert Half 6 de julho de 2018

Por Juliana Porto

Os benefícios do feedback já estão mais do que provados: redução do absenteísmo, menor rotatividade, melhores produtividade e comunicação. Mas para que ele seja realmente eficaz, precisa ter uma abordagem direta, positiva e frequente. Veja como obter os melhores resultados:

Dê feedback: quando e com que frequência?

A  avaliação anual não deve ser a única vez no ano em que você dá suas impressões sobre o trabalho de seus funcionários. A comunicação regular é essencial. Escolher o momento certo também é importante. É inútil dar um retorno sobre  uma missão concluída há algumas semanas. O prazo deve ser curto o suficiente para que o feedback seja relevante. O ideal é optar por uma cultura de feedback contínuo.

Feedback não é apenas negativo

Parabenize e agradeça sua equipe sempre que considerar que vale a pena. Os gestores  que reconhecem e incentivam mais vezes têm times  mais satisfeitos e produtivos.

Deve ser construtivo

Se alguma pessoa de sua equipe não teve sucesso ou bom desempenho, busque este caminho. Você deve optar por uma abordagem positiva, indicando direções para melhorias e estabelecendo ações. Aproveite o tempo para dar conselhos e não julgue o profissional - concentre-se em fatos objetivos.

Ouça seus funcionários

Não hesite em dar a palavra aos seus colaboradores. Se você fizer um retorno em uma missão específica, peça que eles se auto-avaliem. Pouco a pouco, eles encontrarão as chaves que lhes permitirão progredir. Questione-os sobre o que fariam de forma diferente em uma próxima vez, para abrir o diálogo e a reflexão.A reciprocidade deve às vezes ser convidada no momento das discussões. Aproveite o tempo para ouvir o que sua equipe tem a dizer sobre sua atitude e saber como se desafiar.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

Criando uma equipe vencedora

Clique no botão abaixo para baixar o seu guia "Criando uma equipe vencedora"

More From the Blog...