Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Os benefícios do feedback já estão mais que provados: redução do absenteísmo, menor rotatividade, melhores produtividade e comunicação. Mas para que ele seja realmente eficaz, precisa ter uma abordagem direta, positiva e frequente. Veja como obter os melhores resultados:

Dê feedback: quando e com que frequência?

A avaliação anual não deve ser a única vez no ano em que você dá suas impressões sobre o trabalho de seus funcionários. A comunicação regular é essencial. Escolher o momento certo também é importante. É inútil dar um retorno sobre uma missão concluída há algumas semanas. O prazo deve ser curto o suficiente para que o feedback seja relevante. O ideal é optar por uma cultura de feedback contínuo.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

O feedback deve ser construtivo

Parabenize e agradeça sua equipe sempre que considerar que vale a pena. Os gestores que reconhecem e incentivam mais vezes têm times  mais satisfeitos e produtivos. Se alguma pessoa de sua equipe não teve sucesso ou bom desempenho, busque este caminho. Você deve optar por uma abordagem positiva, indicando direções para melhorias e estabelecendo ações. Aproveite o tempo para dar conselhos e não julgue o profissional - concentre-se em fatos objetivos.

Confira também: A importância do feedback nas relações de trabalho

Ouça seus colaboradores

Não hesite em dar a palavra aos seus colaboradores. Se você fizer um retorno em uma missão específica, peça que eles se autoavaliem. Pouco a pouco, eles encontrarão as chaves que lhes permitirão progredir. Questione-os sobre o que fariam de forma diferente em uma próxima vez, para abrir o diálogo e a reflexão. A reciprocidade deve às vezes ser convidada no momento das discussões. Aproveite o tempo para ouvir o que sua equipe tem a dizer sobre sua atitude e saber como se desafiar.

Apresente o contexto

É provável que seu feedback seja entendido de maneira melhor se houver contexto. Portanto, seu planejamento deve incluir a inclusão de exemplos específicos que ajudem a demonstrar como o desempenho do colaborador afeta seu departamento e a capacidade de sua equipe de atender a objetivos de negócios específicos.

Por exemplo, se o profissional tem o hábito de perder prazos, você pode dizer: “quando você demora para concluir sua parte de um projeto, todos são afetados, pois todos temos que ficar até tarde para cumprir nossa obrigação com o cliente”.

Tenha tato

Gentileza e sinceridade são as duas principais características para fornecer feedback. Não seja excessivamente duro, mas também não adoce excessivamente suas mensagens, principalmente se for abordar problemas sérios.

Evite o uso de linguagem vaga – falar diretamente é sempre a melhor estratégia. Em vez de dizer “você tem se atrasado recentemente” é melhor falar desta forma “me preocupa que seu atraso crônico esteja começando a prejudicar o seu desempenho nas tarefas diárias”. Seja qual for o motivo para o feedback, deixe claro para que o colaborador não tenha dúvidas e saiba exatamente em qual característica deve agir para que o seu desempenho melhore.​

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

Planeje um encontro presencial

Em uma era na qual o trabalho remote e híbrido se tornaram comuns, encontros presenciais nem sempre são possíveis. Portanto, você pode ficar tentado a enviar um e-mail quando surgir um problema. Essa abordagem pode não ser a mais interessante por diversos. Por um lado, uma crítica escrita pode parecer excessivamente fria e formal, já que você não tem a chance de demonstrar nuances como a linguagem corporal e sinais que não são verbais.

Se encontrar o colaborador não for uma opção, é primordial fazer uma ligação em vídeo para fornecer o feedback.

Não deixe de ler: Você tem feedback positivo, mas não recebe uma promoção? Como virar esse jogo

Foque no que pode ser corrigido

Ao dar feedback, não apenas resolva o problema – traga soluções. Se você precisa fornecer treinamento adicional, orientar mais frequentemente ou simplificar a forma de trabalhar, faça o que puder para ajudar o colaborador a corrigir o problema rapidamente.

As orientações devem ser claras

Complete cada feedback negativo expressando confiança na capacidade do profissional em melhorar. (a exceção a esta regra é se o colaborador não fez nenhum esforço para agir em críticas anteriores, neste caso é necessário tomar medidas mais formais.)

A pessoa avaliada deve sair da reunião com uma ideia clara de onde está falhando e sobre o que pode fazer para corrigir suas ações.

O feedback deve ser uma conversa

Ao fornecer feedback aos colaboradores, mantenha a mente aberta e permita que os membros de sua equipe expliquem seu lado da história. Você pode ficar sabendo de circunstâncias legítimas que dificultaram o desempenho do colaborador. Você pode até perceber que o problema é um sintoma de um problema subjacente mais significativo que afeta outros membros da equipe.

Fazer com que a reunião seja uma conversa torna a avaliação mais descontraída e também ajudará o profissional avaliado se sentir mais confortável – e provavelmente mais receptivo ao seu feedback.

Faça uma reunião de follow-up

Considere marcar uma reunião de follow-up, mas certifique-se de dar ao funcionário uma quantidade razoável de tempo para fazer mudanças mensuráveis. Dependendo do tipo e nível de feedback construtivo que você forneceu, seu membro da equipe pode precisar de algumas semanas ou mais para processar completamente seus comentários e incorporar as orientações na rotina diária.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.