
Por Juliana Porto
Os benefícios do feedback já estão mais do que provados: redução do absenteísmo, menor rotatividade, melhores produtividade e comunicação. Mas para que ele seja realmente eficaz, precisa ter uma abordagem direta, positiva e frequente. Veja como obter os melhores resultados:
Dê feedback: quando e com que frequência?
A avaliação anual não deve ser a única vez no ano em que você dá suas impressões sobre o trabalho de seus funcionários. A comunicação regular é essencial. Escolher o momento certo também é importante. É inútil dar um retorno sobre uma missão concluída há algumas semanas. O prazo deve ser curto o suficiente para que o feedback seja relevante. O ideal é optar por uma cultura de feedback contínuo.
Feedback não é apenas negativo
Parabenize e agradeça sua equipe sempre que considerar que vale a pena. Os gestores que reconhecem e incentivam mais vezes têm times mais satisfeitos e produtivos.
Deve ser construtivo
Se alguma pessoa de sua equipe não teve sucesso ou bom desempenho, busque este caminho. Você deve optar por uma abordagem positiva, indicando direções para melhorias e estabelecendo ações. Aproveite o tempo para dar conselhos e não julgue o profissional - concentre-se em fatos objetivos.
Ouça seus funcionários
Não hesite em dar a palavra aos seus colaboradores. Se você fizer um retorno em uma missão específica, peça que eles se auto-avaliem. Pouco a pouco, eles encontrarão as chaves que lhes permitirão progredir. Questione-os sobre o que fariam de forma diferente em uma próxima vez, para abrir o diálogo e a reflexão.A reciprocidade deve às vezes ser convidada no momento das discussões. Aproveite o tempo para ouvir o que sua equipe tem a dizer sobre sua atitude e saber como se desafiar.
* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.
Criando uma equipe vencedora
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