Como ter sucesso na carreira em Y

Carreira em Y

Você sabe o que é carreira em Y? Existem duas trajetórias profissionais mais comuns no mercado: a carreira linear, aquela em que o profissional vai sendo promovido até chegar a cargos de gestão, e a carreira em Y. Nessa última, é o perfil técnico que fala mais alto. Serve, portanto, para aqueles que não estão interessados – ou não têm habilidade – para gerenciar equipes. “A carreira em Y permite que profissionais com perfil técnico sejam reconhecidos e aprimorados em grau de equivalência ao que um gestor seria”, afirma Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.

Plano de Carreira em Y

Isso significa que é possível ter sucesso, por meio de um bem estruturado plano de carreira em Y, e com isso, ganhar bons salários sem virar chefe. Afinal, nem todo mundo se vê liderando equipes.

“Pelo que venho acompanhando do mercado corporativo brasileiro, vejo que existem boas oportunidades para quem deseja direcionar sua carreira em Y”, afirma Da Matta.

“Grandes farmacêuticas, empresas de engenharia, tecnologia e saúde são exemplos de corporações em que há uma demanda constante por talentos técnicos”.

Para se destacar na carreira em Y é preciso desenvolver continuamente as competências técnicas.

Leia também: O profissional especialista, como ser bem sucedido sem virar chefe

“O profissional especialista é motivado pela alta complexidade e solução de problemas e sabe que, para se aperfeiçoar, precisa aprofundar seus conhecimentos em uma área específica”, diz Da Matta.

De qualquer forma, além do expertise técnico, o profissional que busca esse tipo de carreira, também precisa desenvolver habilidades como: foco, planejamento, administração do tempo, inteligência emocional, relacionamentos interpessoais, habilidades de comunicação e criatividade.

“Ao ter plena consciência de que as suas competências técnicas compõem suas potencialidades como profissional, é possível trabalhar habilidades paralelas que darão sustentação ao desenvolvimento de carreira”, recomenda Da Matta.

Leia também: Guia da recolocação profissional

 

Tags: Carreira

Share This Page