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A multifuncionalidade no trabalho tem sido cada vez mais demandada. Por esta razão, o profissional que tem facilidade e flexibilidade para assumir várias atividades ao mesmo tempo, atendendo as mudanças do mercado — sobretudo, no que diz respeito à transformação digital —, tem destaque no mercado de trabalho.

Por outro lado, também é importante que todos desenvolvam essa habilidade de forma a agregar valor à empresa pois, do contrário, o excesso de trabalho pode influenciar no clima organizacional, prejudicando a produtividade da equipe.

Quer saber como essa habilidade pode contribuir para o desempenho no trabalho? Continue a leitura!

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O que é multifuncionalidade no trabalho?

Uma pessoa multifuncional é aquela que tem diversas competências, capaz de contribuir para setores diferentes dentro da empresa. Com isso, se torna alguém com uma visão mais aberta para as necessidades do ambiente de trabalho.

Diferente da especialidade, que foca na prática de competências técnicas e comportamentais bem específicas, a multifuncionalidade no trabalho proporciona mais flexibilidade para as mudanças organizacionais.

Além disso, uma pessoa multifuncional tem mais facilidade em desenvolver novas competências num curto espaço de tempo, seja para atender necessidades da sua área de formação, seja para migrar de setor ou profissão.

Leia também: Identificando competências técnicas e comportamentais nos seus candidatos

Como a multifuncionalidade funciona no ambiente profissional?

A multifuncionalidade no trabalho é uma mistura de versatilidade e engajamento. Com isso, o profissional consegue deter conhecimentos de áreas distintas, contribuindo para a empresa de forma mais generalizada.

Uma pessoa versátil consegue se adaptar rápido as mudanças e tem facilidade em aprender novas habilidades. A energia é sua característica própria, permitindo que ela realize múltiplos projetos, inclusive na sua vida pessoal.

Já um profissional engajado é aquele que se identifica com a proposta e valores da empresa. Ele está sempre envolvido nos objetivos atuais e futuros, e se inspira na liderança.

Por esse motivo, o colaborador multifuncional está sempre se desenvolvendo e adquirindo novos aprendizados para contribuir com a organização. Ou seja, consegue exercer várias funções ao mesmo tempo. 

Em entrevista ao Jornal Tapajós, o Professor Universitário e Consultor de RH, Vicente Guedes, se considera um profissional multifuncional. Ele explica que o "querer" é o comportamento principal dessa habilidade, pois, se há disposição e prazer no que está sendo feito, o profissional consegue organizar seu tempo para atender múltiplas demandas.

Qual é a vantagem em desenvolver essa habilidade?

Desenvolver a multifuncionalidade no trabalho é unir diversas habilidades que estão correlacionadas. Esse perfil impacta a empresa de forma positiva, contribuindo na melhoria da sua performance e de seus resultados financeiros. Veja, a seguir, os benefícios mais relevantes!​

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Aumento da produtividade e desempenho

A pessoa multifuncional trabalha o aprendizado contínuo, desenvolvendo competências necessárias para o bom andamento da equipe. Como ela tem disponibilidade e interesse em aprender atribuições novas, consegue executar as atividades com mais agilidade. Essa proatividade permite antecipar possíveis cenários e organizar a entrega dos resultados.

Além da produtividade, a vontade que os multifuncionais têm de aprender colabora no domínio de competências técnicas e comportamentais importantes para a empresa. Naturalmente, isso influencia na qualidade dos produtos e serviços, contribuindo para a competitividade da organização. 

Confira também: Proatividade no trabalho, a importância da visão corporativa

Desenvolvimento de soluções inovadoras

Outra vantagem em desenvolver a multifuncionalidade no trabalho é o enorme ganho na inovação. Considerando que o profissional é aberto a novas possibilidades e tem contato com funções diferentes, consegue ter uma visão holística da empresa, influenciando na geração de ideias essenciais para potencializar a inovação da organização.

Um processo estratégico que pode ajudar em diversos aspectos como, por exemplo:

  • descobrir novas tecnologias que podem contribuir nos processos da organização;
  • conhecer outras práticas adotadas pelos concorrentes;
  • pensar em soluções que atendam as necessidades dos consumidores;
  • acompanhar as tendências de mercado no segmento da empresa;
  • além de muitos outros.

Como desenvolver a multifuncionalidade na sua equipe de trabalho?

O desenvolvimento de habilidades no ambiente de trabalho precisa ser em comum acordo. Por um lado, os colaboradores devem se sentir animados para terem a atitude de aprender e contribuir com o sucesso da equipe. Por outro, é essencial que a organização oriente, motive e apoie o funcionário nessa trajetória.

Então, o que é mais importante para aperfeiçoar a multifuncionalidade? Confira nossas dicas!

Ouça e estimule sua equipe

Antes de tudo, experimente perguntar aos colaboradores quais são as dificuldades enfrentadas no dia a dia da empresa. Se o ambiente de trabalho for excessivamente burocrático, a liderança autocrática, ou se o clima organizacional não for satisfatório, certamente o profissional se sentirá desmotivado em aprender e colaborar.

Outro ponto interessante é desenvolver uma liderança colaborativa. Quando você estimula a contribuição mútua, ajuda os profissionais a compreenderem melhor as funções de outros colegas e a opinarem por soluções de melhoria, o líder consegue estabelecer um contexto colaborativo.

Portanto, os profissionais precisam se sentir comprometidos e engajados com o ambiente de trabalho para desenvolverem a multifuncionalidade.

Ofereça aprendizado constante

A qualificação profissional é muito importante para motivar os colaboradores a desenvolverem novos aprendizados. Por mais que eles acompanhem o mercado e descubram novas tendências, a falta de incentivo da empresa pode limitar e até impedir essa capacitação. Sendo assim, garanta que sua equipe tenha suporte para obter esses ensinamentos.

Esses aprendizados podem acontecer de diversas formas. Por exemplo, você pode estruturar uma universidade corporativa, oferecer bônus na realização de cursos livres e até fazer parcerias com instituições educacionais para graduações e especializações.

Também vale a pena considerar o investimento em processos de coaching e mentoria, que podem acelerar a multifuncionalidade no trabalho.

Estimule o desenvolvimento de carreira

Embora a empresa ofereça apoio na aprendizagem, é igualmente importante oferecer oportunidades para colocar o conhecimento em prática a fim de desenvolver as habilidades adquiridas. O colaborador não conseguirá ajudar em funções variadas se não tiver a chance de vivenciar tudo o que aprendeu durante os ensinamentos.

A construção de um plano de carreira pode ser uma boa dica neste sentido. Estabelecendo um caminho de crescimento profissional sólido e consistente, o trabalhador é estimulado a arriscar-se em novas atividades, pois se sente amparado pela liderança.

Além disso, ao estruturar um plano de metas rumo à multifuncionalidade, ele tem clareza sobre como mudar hábitos e desenvolver novas habilidades.

Em um mercado cada vez mais volátil, as empresas que ganham destaque são aquelas que investem em equipes altamente capacitadas. Logo, a multifuncionalidade no trabalho tem a proposta de flexibilizar as funções e desenvolver múltiplas competências.

Isso permite que os colaboradores desenvolvam conhecimentos técnicos e comportamentos variados, agilizando os resultados da organização.

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