Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Duas concepções que normalmente se confundem principalmente no meio são as relacionadas à cultura e clima organizacional. Os dois conceitos podem influenciar diretamente no desempenho dos negócios e são indispensáveis para compreender como os colaboradores e líderes devem se posicionar.

Desta forma, é fundamental entender na prática onde clima e cultura se diferenciam, com o objetivo de criar estratégias que aprimorem o ambiente de trabalho da sua empresa e o desempenho dos profissionais.

E você sabe qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional? Se quer saber a diferença entre cultura e clima organizacional e como impactam na produtividade da sua empresa, continue nesta leitura.

Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?

Para aprender qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional, o primeiro passo é conhecer seus conceitos.

Cultura organizacional

A Cultura organizacional é normalmente vista como a identidade de uma empresa. Ela é constituída pelos hábitos, valores e ética que marcam a maneira de pensar e agir da gestão e dos colaboradores de uma organização. É como se fosse um guia determinando orientações a longo prazo.

Além disso, ela é essencial para a estruturação estratégica, sendo necessário estar sempre em conformidade com a missão, visão e valores do negócio.

A cultura organizacional é particular de cada empresa, porém, pode e deve ser apresentada ao público interno e externo por meio da comunicação, das atitudes, e nos padrões de relacionamento que mantém com seus funcionários, fornecedores, clientes e parceiros.

Para que os colaboradores permaneçam antenados à cultura organizacional da empresa que trabalham é necessário realizar o fit cultural durante o processo de seleção. Após esta ação, é necessário assegurar que na atividade de onboarding de novos colaboradores aconteça uma etapa de imersão e capacitação sobre essa cultura.

Essa estratégia de adaptação é muito importante já que a cultura organizacional se mostra na forma como colaboradores lidam com clientes, parceiros, crises e oportunidades.

Mesmo sendo algo estrutural e que em muitos casos permanece sem mudanças durante anos, a cultura organizacional pode ser transformada, especialmente quando ocorre mudanças comportamentais e estruturais dos consumidores e do mercado em que está inserida, por exemplo, a necessidade de transformação digital.

Clima organizacional

Por outro lado, o clima organizacional é a percepção e os sentimentos que as pessoas possuem a respeito do trabalho, da empresa e do ambiente de trabalho. Sendo assim, ela pode ser positiva ou negativa, ou até mesmo variar de setor para setor. 

Esse clima é resultado de diversos aspectos como o relacionamento entre os colaboradores e gestores, das ferramentas usadas na rotina de trabalho e a forma como os processos de trabalho são executados.

Como o clima está sujeito a constantes alterações, é fundamental medir regularmente o nível de satisfação dos colaboradores por meio de pesquisas realizadas em formulários anônimos, provocando a participação e sinceridade de todos os envolvidos.

Entre os agentes que podem ser analisados estão:

  • organização do espaço físico;
  • organização do trabalho;
  • plano de carreira;
  • relação com lideranças;
  • relacionamento com colegas.

Por meio dessa pesquisa é possível saber o nível de satisfação dos colaboradores e perceber os pontos que necessitam ser melhorados. Essa é uma ferramenta muito utilizada pelo RH da empresa para desenvolver estratégias para aperfeiçoar o ambiente de trabalho e a motivação dos trabalhadores.

Podemos dizer que o clima organizacional pode impactar diretamente:

  • no relacionamento entre colaboradores, lideranças e clientes;
  • na execução das demandas;
  • na produtividade do trabalho e motivação dos funcionários.

Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?

A cultura organizacional retrata a soma de valores e regras partilhados pela gestão e pelos colaboradores de uma organização. Para algumas pessoas, a cultura organizacional simboliza o DNA do negócio, sua identidade, ou seja, como a empresa se posiciona para o mercado e seus stakeholders.

É essencial possuir uma cultura bem estruturada e estabelecida para que os trabalhadores consigam se identificar com ela e, assim, haver um alinhamento nas atitudes e nos comportamentos de todos.

Já o clima organizacional é o ambiente criado pelas práticas dos profissionais de uma organização e materializa-se nas ações que eles possuem para se relacionar. Por isso, o clima ocorre em influência de vários fatores, onde o primeiro deles é a relevância que a própria empresa dá a ele.

Um clima adequado possibilita que os colaboradores tenham contato com o chamado bem-estar organizacional, ou seja, bem-estar físico, psicológico e social. Na falta dele, pode haver uma boa oportunidade para que situações de estresse no trabalho, assédio moral e de burnout aconteçam.

Como melhorar a cultura e o clima da empresa?

É possível perceber que tanto a cultura quanto o clima organizacional, influenciam nos processos e nos resultados de uma empresa. Se não houver um cuidado especial, podem resultar em altos índices de turnover, baixa produtividade e consequentemente em uma baixa competitividade da organização.

Por isso é fundamental conhecer bem sobre esses conceitos e as diferenças entre eles. Assim, é possível estar sempre atento para encontrar as carências de ações de melhorias e qual dos dois precisa mais atenção em determinado momento. 

Afinal, de nada adianta melhorar o clima organizacional se a cultura da empresa é sólida e bem desenvolvida, onde as ações de aprimoramento possam se apoiar. 

Trouxemos algumas dicas para assegurar uma cultura e um clima organizacional fortes e estáveis:

  • difunda os valores, missão e visão da empresa — é importante que todos os colaboradores tenha acesso às informações do que ele faz parte e pelo que ele trabalha;
  • tenha boas atitudes enquanto gestor — é comum que o colaborador espelha em suas ações o comportamento de sus líderes, portanto é fundamental internalizar e respeitar a cultura da empresa; 
  • oficialize os canais de comunicação — tenha a certeza que estejam acessíveis a todos;
  • permita que os trabalhadores se sintam ouvidos — suas opiniões e ideias também são importantes para o sucesso da empresa;
  • valorize cada profissional — ser reconhecido como uma parte fundamental da empresa refletirá na sua produtividade e no seu desempenho;
  • dê às suas equipes um propósito — trabalhar buscando um objetivo traz uma visão mais ampla ao funcionário que trabalhará mais satisfeito e feliz.

Conseguiu entender a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional? Como podemos ver, são ideias diferentes, mas os dois estão interligados e são indispensáveis para a longevidade de um negócio.

É importante que a cultura seja forte, bem-estabelecida e possa comportar um clima que favoreça à criatividade, ao crescimento profissional e à produtividade no trabalho. Siga nossa página no Facebook e acompanhe dicas valiosas para manter esse equilíbrio!