Você já parou para pensar sobre qual é a importância de uma empresa com propósito? O assunto tem sido muito levantado nos últimos anos, e cada vez mais organizações estão buscando entender, refletir e desenhar o "porquê" de sua existência. Basicamente, a resposta a esse questionamento pode ser definida como o propósito da empresa.

Quando ele é bem definido, há uma grande probabilidade de a organização se conectar com um número crescente de consumidores. Além disso, os profissionais também avaliam esses propósitos. Por isso, apresentá-los de forma clara é uma excelente estratégia para fazer contratações mais assertivas e contar com pessoas mais identificadas com o negócio.

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Se você entende a importância de ter um propósito bem definido e quer aprender mais sobre o assunto, este post é para você. A seguir, mostramos o que é uma empresa com propósito, como descobrir os seus e por que eles são importantes no momento da contratação de profissionais. Acompanhe!

O que é uma empresa com propósito?

Ser uma empresa com propósito nada mais é do que ter bem claros a essência do negócio e o que o move. Muitas pessoas confundem essa característica com a missão, visão e valores. Entretanto, essas três definições são usualmente pensadas para criar a identidade do negócio e, por isso, elas devem vir depois do propósito.

Uma empresa com propósito é aquela que consegue desenhar o que a distingue das demais. Isso faz com que ela faça a diferença na vida das pessoas envolvidas com ela e na sociedade como um todo.

Além de atrair os clientes, o propósito também aproxima os bons colaboradores. Um profissional pode optar por trabalhar em qualquer empresa que vende o produto no qual ele é especializado, mas, ao pesquisar, ele preferiu a sua, pois ela se preocupa com algo que ele acredita ser essencial para o bem de todos.

Como descobrir os seus propósitos?

Agora que você já sabe qual é o propósito de uma empresa, chegou o momento de descobrir qual é o da sua. Como vimos, essa ação é fundamental para atrair candidatos que se identificam com o negócio e, consequentemente, tenham um melhor desempenho como profissionais.

Basicamente, é possível pensar em um propósito respondendo algumas questões simples, como:

  • por que a empresa faz o que ela faz;
  • qual é o impacto que a empresa traz para a sociedade
  • o que um profissional espera ao fazer parte da equipe;
  • o que o consumidor espera ao comprar ou fechar negócio com você.

Para responder o primeiro questionamento do por que de a empresa fazer o que ela faz, você pode lembrar-se do começo da história dos fundadores da organização. Reflita sobre qual era a empolgação principal que fez com que eles erguessem o negócio.

Outro importante questionamento que tende a ajudar na elaboração do propósito é o impacto do negócio para a sociedade. Para descobrir, é interessante pensar sobre o que a empresa traz de positivo para a vida das pessoas que entram em contato com ela e de todos os outros que são afetados de forma indireta.

Por fim, entender como o que a empresa oferece de produto ou serviço faz a diferença na vida dos clientes e dos profissionais também é uma excelente forma de enxergar o propósito dela mesma.

A partir dessas respostas, fica mais fácil definir o motivo de a empresa existir, o que faz com que os envolvidos com ela se sintam bem e tenham orgulho de mostrar que utilizam produtos, serviços ou que fazem parte da equipe.

Por que apresentar propósitos claros para candidatos?

Nosso último tópico deste post é reservado para falarmos sobre como a apresentação de um propósito claro para os candidatos a uma vaga beneficia as contratações, atraindo profissionais mais próximos e identificados com o negócio.

Para tanto, a seguir, listamos alguns dos motivos que tornam essa estratégia de ter um bom propósito relevante na hora de montar uma equipe de profissionais. Confira!

Possibilita a identificação com os candidatos e a contratação assertiva

O primeiro motivo para apresentar propósitos empresariais claros aos candidatos é ter objetivos de contratação bem definidos. Quando o futuro profissional consegue saber o que você espera com a contratação dele, antes mesmo de se candidatar à vaga, as chances de encontrar pessoas mais alinhadas com a organização aumentam. Essa ação possibilita uma maior identificação com os candidatos e favorece contratações mais assertivas.

Atrai talentos

Além disso, quando os propósitos empresariais estão claros, as chances de atrair talentos que tragam bons resultados para a empresa aumentam. Pessoas identificadas com a organização em que trabalham tendem a render mais e fazer as suas tarefas com um maior entusiasmo e motivação.

Ganha relevância

Outra consequência interessante de mostrar os propósitos da empresa para os candidatos é ganhar relevância em meio a tantas outras oportunidades. A busca por bons profissionais no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, por isso, destacar-se em relação à concorrência é muito importante para poder contar com os melhores profissionais na equipe.

Promove crescimento

Por fim, o último motivo de a empresa apresentar os propósitos claros aos seus futuros colaboradores é a promoção do crescimento, tanto da organização quanto das pessoas que farão parte da equipe.

Empresas que pensam em propósitos tendem a ter um maior engajamento a longo prazo, tanto de consumidores como de profissionais. Isso faz com que as possibilidades de crescimento aumentem, elevando também a expectativa de lucro tanto para o negócio como para o futuro candidato que venha a fazer parte da organização

Ter uma empresa com propósito, para aqueles que nunca pensaram sobre o assunto, significa mergulhar na história da organização e buscar encontrar aquilo que a move e que a faz ser especial. A partir dessa definição, é possível iniciar o processo de contratação de colaboradores. Para facilitar, é indicado contar com o auxílio de uma consultoria especializada em recrutamento.

A Robert Half é uma excelente opção de consultoria em recrutamento, que ajuda as empresas a encontrarem bons profissionais para as suas vagas. Por isso, depois de definir e se tornar uma empresa com propósito, entre em contato com a Robert Half e faça contratações assertivas para a sua organização!

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