Exibir o texto do infográfico.

Turnover em alta: principais motivos e como evitar

turnover de colaboradores é uma das principais preocupações das empresas, já que atrair e reter talentos está entre os maiores desafios das organizações atualmente. Que tal saber mais?

O que é o turnover?

Basicamente, o turnover é o processo de desligamento de um funcionário de uma empresa. O motivo pode ser o mais variado:

  • demissão
  • falta de encaixe
  • saída para uma proposta melhor

Independentemente da razão, pode ser prejudicial para uma companhia.

Qual é o cenário atual de turnover?

Antes da pandemia, esse já era um problema muito grave, mas que se tornou ainda pior.

Dados mostram que 56% dos executivos c-levels no Brasil perceberam um aumento do turnover em relação ao período pré-pandemia.

Os brasileiros são os que mais identificaram essa alta nos casos de turnover nas empresas, especialmente na comparação com outros países, como:

  • Bélgica - 45%
  • França - 51%
  • Reino Unido - 43%

Causas das saídas voluntárias

No Brasil, o número de desligamentos a pedido do colaborador praticamente dobrou de 2020 para 2021, segundo a Robert Half, com base em dados do CAGED. A representatividade da saída voluntária no total de desligamentos passou de 33% para 48% nesse período.

Tecnologia da Informação

Segundo pesquisa da Robert Half, 54% dos CIOs entrevistados disseram que o turnover aumentou em comparação ao período pré-pandemia.

Um dos motivos é a alta competitividade, com o avanço da transformação digital e o crescimento de várias empresas e startups, criando uma competição por colaboradores de destaque.

Finanças

A pesquisa também revela que, para 51% dos CFOs o turnover nas áreas de finanças também aumentou.

Por ser um setor sensível para o sucesso das empresas, profissionais qualificados são muito cobiçados.

O que fazer para diminuir o turnover?

As empresas devem sempre estar de olho na rotatividade de profissionais e entender suas causas. Para isso, é preciso analisar todos os processos relacionados ao recrutamento, treinamento, motivação e desenvolvimento, pois o foco do problema pode estar em qualquer um desses momentos.

A retenção de talentos é, hoje em dia, uma das maiores dores das organizações. Não perca seus melhores talentos para a concorrência.

Agora que você já sabe mais sobre o turnover de colaboradores, o que acha de conferir outros artigos sobre o tema? Acesse o nosso blog. (inserir link do blog)