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Os acontecimentos dos últimos anos provocaram uma drástica mudança na economia. Os compradores ficaram mais cautelosos e os negócios tiveram que buscar soluções para alcançar os resultados. Sendo assim, houve uma reestruturação completa desde a maneira de se comunicar com o consumidor até o relacionamento posterior à venda.

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Desse modo, surgiram diversas tendências para a área de vendas e marketing que certamente permanecerão e evoluirão ainda mais nos próximos anos. O Guia Salarial da Robert Half mostra as perspectivas salariais e tendências do mercado de trabalho para mais de 300 cargos em diversas áreas.

Neste artigo, você vai acompanhar as principais tendências em vendas e marketing, a seguir!

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Finanças e Contabilidade

Mercado financeiro

1. Transformação digital

A transformação digital é tema central da agenda estratégica de empresas de todos os portes. Trata-se de um processo em que as empresas passam para solucionar problemas tradicionais na empresa utilizando a tecnologia para tornar as tarefas mais práticas e eficazes. As áreas de vendas e marketing, assim como, o relacionamento com o cliente são prioridades para a alocação de recursos financeiros e desenvolvimento das capacidades digitais, principalmente nas médias empresas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Robert Half, em parceria com o Insper, com 300 executivos, entre as áreas que são prioritárias para a alocação de recursos para transformação digital estão:

  • vendas, marketing e relacionamento com o cliente (26%):
  • tecnologia da informação e segurança (25%):
  • operações, produção e serviços (22%);
  • finanças e controle gerenciais (14%);
  • recursos humanos e desenvolvimento de competências (13%).

Acesse a pesquisa completa em: Transformação digital - prioridades e desafios de empresas no Brasil

2. Live streaming

A transmissão de conteúdos online em tempo real é a definição de live streaming, sendo que o conteúdo pode variar entre eventos, conferências, palestras, workshops, aulas, bate-papo, entre outros conteúdos relevantes para o público-alvo das empresas. Com o crescimento do e-commerce e a migração das vendas físicas para o mundo digital, essa estratégia se torna uma opção para as marcas se destacarem da concorrência.

Segundo a pesquisa da Robert Half, 50% dos internautas brasileiros costumam comprar produtos e serviços indicados por influenciadores. O live streaming e live e-commerce são destaque para as grandes tendências digitais. Segundo a E-commerce Brasil, a previsão é que esse formato cresça 45% nos próximos anos no Brasil.

3. Universo digital

O investimento no universo digital se tornou uma prioridade para a agenda de estratégias de uma empresa. Mais do que apenas uma alternativa, o ambiente online mostra estar cada vez mais dentro dos hábitos de consumo do brasileiro. Segundo dados coletados pela Robert Half, 95% dos consumidores pretendem continuar realizando compras online.

O que torna o ambiente digital uma necessidade para os negócios continuarem em funcionamento e retendo capital. O grau de exigência do consumidor, e a máxima de que o cliente está sempre em primeiro lugar, amplia a oportunidade para profissionais responsáveis por produtos digitais.

Um profissional que merece destaque nesse aspecto, é o product owner ou gerente de produtos digitais, que deve entender do mix de produtos, da aparência da loja virtual e ter um cuidado especial com a experiência do cliente.

4. Candidato ideal

Com o crescimento da área de vendas e marketing, surgiram diversas demandas para os profissionais da área conseguirem acompanhar as tendências dentro do setor. Dessa forma, os executivos entrevistados pela Robert Half listaram as principais competências que definiriam um candidato ideal. Confira a seguir:

  • conhecimento em data driven, do mercado e da concorrência;
  • focado em inovação;
  • com certificações digitais;
  • com capacidade de performar nas diferentes áreas;
  • com fluência em inglês e interessado em outros idiomas.

5. Profissionais mais procurados

Entre as tendências para vendas e marketing, as áreas digitais e de conhecimento mais técnico, em especial aquelas que contribuem para o crescimento e expansão da empresa. Para entender a demanda, a Robert Half organizou um levantamento que mostrou quais cargos são mais procurados para esses setores. Entre eles estão:

  • executivo de contas
  • coordenador de marketing digital;
  • gerente de e-commerce;
  • gerente de marketing digital;
  • analista de marketing digital;
  • CRM-CX;
  • vendas internas;
  • gerente de produtos digitais;
  • analista de marketing – marketplace;
  • analista (CRO) / martech.

6. Habilidades mais demandadas

Para garantir o destaque no setor de vendas e marketing, segundo os executivos da Robert Half, os profissionais devem contar com algumas habilidades técnicas e comportamentais. Confira alguma delas!

Técnicas

As habilidades técnicas necessárias para realizar ou compreender as tarefas de um tipo específico de trabalho dentro de uma empresa. Entre as mais importantes para os setores de vendas e marketing, estão:

  • idioma inglês (níveis intermediário ao fluente);
  • gestão financeira/rentabilidade;
  • tech skills;
  • marketing digital;
  • funil de conversão.

Comportamentais

As habilidades comportamentais são competências ou traços de personalidade as quais permitem que os profissionais mantenham um relacionamento saudável com as pessoas, interajam com a equipe e realizem diferentes atividades em grupo. Entre as principais tendências em vendas e marketing, estão:

  • comunicação;
  • equilíbrio emocional;
  • flexibilidade;
  • criatividade/Inovação;
  • teamwork.

7. Indústrias que lideram as contratações

Entre as principais empresas que estão contratando colaboradores para integrarem o time de vendas de marketing, se destacam os setores listados abaixo:

  • bens de consumo;
  • varejo;
  • tecnologia;
  • startups;
  • educação;
  • healthcare;
  • mídia e publicidade;
  • agronegócio.

8. Profissões do futuro

Destaca-se também as profissões em ascensão, ligadas ao desenvolvimento de tendências já citadas neste conteúdo, como;

  • analista martech;
  • líder live streamer;
  • estrutura ligada a produtos digitais.

Portanto, para garantir que a sua empresa acompanhe as tendências em vendas e marketing, é preciso entender a importância de ter profissionais especializados para atender tais demandas. Para isso, conte com uma boa consultoria de recrutamento e seleção para atrair os colaboradores certos para a sua empresa.

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