Quais são as tendências para a área de finanças e contabilidade?

Por Robert Half on 25 de novembro de 2020

Acompanhar as tendências para a área de finanças e contabilidade é necessário tanto para candidatos quanto para empresas. Isso porque, de posse dessas informações, os profissionais podem direcionar as suas capacitações para atualizações e cursos de qualificação. Em contrapartida, as companhias podem usufruir de mais profissionalismo para o atendimento das demandas da corporação, melhorando seus processos de Recrutamento e Seleção.

Pensamos em ajudar empresas e também candidatos, reunimos as maiores tendências para a área de finanças e contabilidade neste artigo.  Ele é baseado no nosso Guia Salarial. Confira!

Qual a importância de acompanhar as tendências para a área de finanças e contabilidade?

Em tempos desafiadores, como o que enfrentamos com a pandemia do novo Coronavírus, os profissionais de finanças e contabilidade têm a função de garantir a saúde financeira da companhia, por meio da proteção do fluxo de caixa.

Além disso, os as áreas de contabilidade e finanças são primordiais no tratamento das informações contábeis e geração de receita, por meio de negócios secundários, como incentivos fiscais, recuperação de tributos, entre outros.

Logo, estar atento às mudanças, tanto em termos tecnológicos quanto sociais, é o que garantirá o sucesso dessas áreas dentro das corporações.

Quais são as principais tendências na área de finanças e contabilidade?

Nas áreas de finanças e contabilidade a tendência é a de que as companhias passem a conferir destaque à estratégia a ser adotada, deixando as atividades operacionais em segundo plano.

Nesse cenário, a figura do CFO, ou diretor financeiro, ganhará muito mais destaque. Isso porque o mercado exigirá desses profissionais conhecimento para solucionar questões complexas. Logo, eles precisarão de grande capacidade de análise de informação.

Além do papel essencial no direcionamento e mentoria da equipe, a habilidade de fazer leitura mais abrangente do negócio e tomar as decisões difíceis relacionadas aos recursos financeiros será ainda mais avaliada e fará toda a diferença para o sucesso das empresas.

Quais são as posições em destaque na área de finanças?

Confira a seguir as principais Posições em destaque na área de finanças e contabilidade!

Tesouraria

A tesouraria de uma empresa cuida do fluxo de caixa da instituição e os coordenadores e gerentes são os responsáveis por gerenciar a otimizar os recursos das áreas.

Contabilidade / Fiscal

O analista e coordenador fiscal atua dentro da área de contabilidade atua acompanhando a legislação tributária, apurando impostos como ICMS, ICMS-ST, IPI e ISS, ajuda na classificação Fiscal de novos produtos comercializados, entre outras funções.

Fusão e aquisição

O gerente de fusão e aquisição dentro do setor de finanças e contabilidade de uma empresa atua no estudo do mercado econômico da empresa, assegurando a consistência das informações acerca da companhia e de seu ativo, identificando viabilidade econômica e concretizar os negócios.

Controles internos

O coordenador de controles internos atua no mapeamento e verificação do fluxo de processos, acompanhando a implantação de políticas e faz a revisão e acompanhamento de normativas administrativas.

O objetivo é possibilitar mais eficiência operacional ao monitorar os processos e alcançar os resultados esperados pelas companhias.

Planejamento financeiro / Controladoria

O analista e coordenador responsáveis pelo planejamento da empresa atua fazendo o controle orçamentário e administrativo de uma empresa e está ligada ao setor de finanças e contabilidade das organizações. A função é de suma importância para identificar gargalos, antever cenários econômicos da empresa e otimizar os recursos da companhia, a fim de que ela mantenha saudável financeiramente.

Quais são as habilidades esperadas dos profissionais de finanças e contabilidade?

Diante de tantas mudanças, a contratação de pessoal para a área também sofrerá mudanças. As empresas buscarão por candidatos com conhecimento em ferramentas de coleta e análise de dados, sendo esses profissionais altamente demandados pelo mercado. Assim, é possível entender que o profissional deve dominar as transformações digitais e metodologias ágeis, entre outras ferramentas.

Há alguns anos, a digitalização da área financeira vem sendo vista como importante diferencial para as empresas. Hoje, como consequência dos últimos acontecimentos, a adoção dessas soluções deixa de ser um diferencial e passa a ser obrigação.

Com foco na redução de erros e agilidade na tomada de decisões, os profissionais de finanças e contabilidade devem gastar menos tempo na operacionalização de informações e mais em análises estratégicas.

Logo, as habilidades com ferramentas como de comunicação online e ERPs In Cloud fazem parte do pacote dos conhecimentos desejados para as funções nessa área.

Ainda se destacam como habilidades técnicas esperadas dos profissionais de finanças e contabilidade:

  • inglês fluente;
  • tech skills (conhecimentos necessários para executar tarefas específicas ligadas à tecnologia);
  • modelagem financeira / reestruturação de dívida / gestão de custos;
  • controle de riscos;
  • planejamento tributário. 

Seguindo uma tendência global das empresas, as soft skills, também chamadas de habilidades comportamentais, também serão demandadas. Veja a seguir as principais!

  •  Flexibilidade;
  • resiliência;
  • relacionamento;
  • hands on (pró-atividade);
  • senso de dono. 

Tecnologia x finanças e contabilidade?

A incorporação da tecnologia no setor de finanças e contabilidade proporciona uma significativa mudança no perfil dos profissionais e até mesmo a forma como o setor atua na empresa. Veja a seguir!

1. Processos mais analíticos

A tecnologia chegou para facilitar processos, diminuir custos e margens de erros. Por isso, as soluções em Inteligência Artificial serão muito demandas nas áreas de contabilidade e finanças, para colaborar com a realização e verificação mais criteriosa das informações, o que favorece a criação de novas ideias que contribuem para melhorar a performance dos setores.

2. Gerenciamento de riscos

Com os últimos acontecimentos da história mundial, grandes transformações econômicas estão acontecendo, o que exige que das empresas, por meio do setor financeiro e contábil, acompanhamento das mudanças nos números, para criar ações que assegurem a lucratividade e a sobrevivência das organizações.

Essa avaliação de riscos pode ser conduzida com a ajuda da Inteligência Artificial, que faz verificações constantes no que diz respeito às mudanças do mercado financeiro para apontar possíveis ameaças.

Como vimos, é preciso ficar atento às tendências para a área de finanças e contabilidade, e para isso, você pode acompanhar as novidades nos periódicos da área e também no nosso blog.

Se você gostou deste artigo sobre quais são as tendências para a área de finanças e contabilidade entre em contato para conhecer as nossas soluções em recrutamento e seleção!

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

More From the Blog...