Confira as 3 principais tendências para o mercado financeiro

Por Robert Half on 9 de novembro de 2020

A transformação digital é a “mola mestra” que impulsiona grandes mudanças em todas as áreas comerciais. Contudo, existem alguns setores que parecem “fervilhar” inovações a todo instante. Por exemplo, ao olharmos as tendências para o mercado financeiro, chegamos à conclusão de que essa área se encaixa nesse grupo altamente inovador.

Neste artigo, resolvemos elencar as tendências que “ditam as regras” nos processos do mercado financeiro. Também, mostraremos por que é importante se manter atualizado a respeito das inovações. Avance para os próximos tópicos!

Se quiser saber mais, baixe o Guia Salarial 2021, disponível para download gratuito no link abaixo:

Por que acompanhar as tendências do mercado financeiro?

A área financeira lida diretamente com o capital de empresas e pessoas. Para o público que usa os serviços das instituições desse setor, conhecer as tendências significa ter a possibilidade de optar ou migrar para soluções mais eficientes e rentáveis.

No atual cenário financeiro, vemos o surgimento de fintechs, que utilizam tecnologias de ponta para reduzir custos operacionais e tornar mais prática as movimentações do capital. Sendo assim, os clientes conseguem, por exemplo, fazer investimentos por meio de um aplicativo.

Por outro lado, as instituições e os profissionais que atuam no mercado financeiro também precisam observar atentamente as tendências. Uma vez que, de uma hora para outra, um serviço antes necessário se torna obsoleto por causa de uma remodelagem comercial.

Caso não se adapte, a empresa corre o risco de perder clientes com muita rapidez. Sem falar da queda da reputação perante a concorrência e o consumidor. Isso é muito fácil de acontecer nessa era das mídias sociais, na qual comentários negativos se espalham sem impedimentos.

Quais são as tendências para o mercado financeiro?

Em meio a tantas novidades, resolvemos apontar as principais tendências que estão e continuarão bem evidentes no mercado financeiro. Vejamos quais são elas.

1. Digital first

O isolamento social levou a população brasileira a ampliar o uso da tecnologia, sobretudo para fazer compras e pagar contas de forma remota. Inclusive a camada da população que não estava tão habituada com isso, passou a fazê-lo de um dia para o outro, o que vai exigir cada vez mais inovação e competitividade do sistema financeiro. O movimento ampliou a demanda por profissionais em bancos em fase de reestruturação digital, principalmente para melhorar e facilitar a experiência do cliente – tanto pessoa física quanto jurídica – e para agilizar e desburocratizar as operações. 

2. Back office

Outra tendência para o mercado financeiro é contar com um back office bem estruturado. Os profissionais que atuam no back office de uma instituição financeira são responsáveis pelo controle das operações da equipe de front office (que trabalha diretamente com os clientes). Entre as atividades do back office, podemos citar o cálculo de rentabilidade, análises de risco e relatórios de resultados.

Com o aumento no volume de investidores, o trabalho dos profissionais do back office ficou ainda mais importante para as empresas do mercado financeiro. Afinal, muitos que decidem injetar capital em um determinado ativo não têm conhecimento nem experiência na área financeira.

Contudo, com a ajuda do back office, a empresa consegue apontar soluções para que o cliente invista com tranquilidade. Um exemplo desse tipo de consultoria são os aplicativos de instituições financeiras que mostram qual é o melhor investimento de acordo com o perfil de risco do cliente.

3. Profissionais M&A

Por conta da mudança drástica no mercado e de muitas empresas estarem passando por dificuldades, cresce a demanda por profissionais de M&A (fusões e aquisições, em português). O ano de 2020 começou em alta nesse segmento, mas houve desaceleração durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, muitas empresas têm enfrentado duras dificuldades financeiras neste momento , o que abre caminho para que companhias capitalizadas e fundos private equity busquem oportunidades. O executivo de M&A deve ter sólida base de conhecimento financeiro, estar atento às movimentações do mercado e saber identificar e originar oportunidades.

Como acompanhar as novidades dessa área?

Existem muitas maneiras de se manter atualizado com as tendências do mercado financeiro. Uma delas é por meio do blog da Robert Half. Com frequência, publicamos conteúdos importantes para vários setores do mundo corporativo. Nosso objetivo é informar com qualidade, de modo que os profissionais tenham acesso ao que é realmente importante para a área deles. Outra maneira de acompanhar as inovações é seguindo grandes empresas do mercado financeiros nas mídias sociais.

Além disso, acesse o nosso Guia Salarial, com tendências de contratação e salários para mercado financeiro e outras áreas.

Guia Salarial Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

Hide Breadcrumb
Off
Hide Title
Off

More From the Blog...