Tendências de recrutamento: o que esperar para 2022

Por Robert Half on 15 de outubro de 2021
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Quanto você costuma se atualizar em relação às tendências de recrutamento? Assim como o comportamento das pessoas muda, a maneira como elas são contratadas pelas empresas também precisa se transformar.

Portanto, é fundamental se atualizar em relação às tendências de recrutamento para otimizar o seu processo de contratação e conseguir resultados melhores a partir dele. Ou seja, é o caminho para atrair mais talentos e fortalecer a identificação deles com a sua empresa.

Envie sua vaga

Essa é uma excelente forma de aproveitar ótimas oportunidades geradas pelo próprio mercado, a favor da construção das suas equipes. Então, é fundamental colocar o acompanhamento dessas tendências entre as suas prioridades.

Você pode se basear em alguns exemplos já observados para o próximo ano. A seguir, veja quais são as principais tendências de recrutamento para 2022.

Acesse o Guia Salarial 2022: Números que valem a pena conhecer para mais informações e tendências sobre o mercado de trabalho

Trabalho remoto

A pandemia de covid-19 acelerou bruscamente a tendência do trabalho remoto, transformando-o em uma realidade até em segmentos que não estavam totalmente prontos para isso. Agora é o momento de encarar o home office como uma possibilidade real, o que também tem um impacto na sua estratégia de recrutamento.

Afinal, isso significa que sua empresa não está mais restrita à oferta de talentos das imediações dela. Em vez disso, você pode abrir oportunidades para profissionais de qualidade que moram longe e podem agregar valor ao seu time.

No entanto, é preciso garantir que o seu escritório funcione adequadamente com o regime de trabalho remoto ou híbrido. Do contrário, a produtividade de sua organização tende a sofrer com isso.

Benefícios personalizados

Atrair talentos com benefícios é sempre uma das tendências de recrutamento, mas ultimamente é possível observar que eles são personalizados. Isso permite que os novos contratados possam escolher quais desejam, em vez de se adequarem a um pacote já definido.

Isso traz um grande potencial de satisfação para as suas equipes. Afinal, elas poderão extrair o máximo de valor dos esforços que prestam à sua empresa. A personalização é o segredo para agradar a todos.

Por exemplo, alguém que não tem filhos não usa um benefício como creche. Então, poderia trocá-lo por uma facilidade, como acesso a cursos de determinada instituição de ensino que seja de seu interesse.

Candidate experience

As empresas estão cada vez mais preocupadas em proporcionar uma experiência positiva aos candidatos de suas vagas, durante o processo de recrutamento. Afinal, é algo que fortalece a imagem dela e contribui para o engajamento de possíveis talentos.

Como uma das tendências de recrutamento, essa ideia é chamada de candidate experience. Ela consiste em entender as expectativas dos seus candidatos e proporcionar a melhor experiência para atendê-los.

Isso vai desde o contato direto com os recrutadores até muito antes disso, como as interfaces usadas para fazer cadastros e testes. Esse processo também envolve ouvir feedbacks de candidatos e fazer aprimoramentos com base nesses retornos.

Big data e machine learning

Outra das tendências de recrutamento tem tudo a ver com a evolução tecnológica dos últimos anos. Atualmente, é possível contar com recursos como big data e machine learning para aprender mais sobre o mercado e identificar as melhores formas de atrair talentos.

Isso envolve usar um grande volume de dados para extrair diagnósticos sobre o seu mercado e detectar oportunidades. O machine learning consiste em usar a tecnologia para aprender com as necessidades da sua empresa e as preferências dos candidatos.

O resultado disso é um processo de recrutamento mais ágil, eficaz e satisfatório para todas as partes envolvidas.

Avaliações online

Na busca pela comprovação de que os candidatos tenham as competências e as habilidades necessárias para integrar o seu time, um dos recursos mais úteis é a aplicação de avaliações. E uma das tendências de recrutamento observadas ultimamente é aplicar provas virtuais.

Isso desonera a sua empresa de uma série de preocupações, como precisar alocar um espaço físico para os candidatos e produzir o material impresso para as provas. Em paralelo, é algo totalmente alinhado à tendência do trabalho remoto.

O processo de correção e qualificação dos candidatos também é aprimorado. Afinal, você poderá contar com resultados instantâneos, proporcionando um ganho atrativo de produtividade.

Social hiring

Usar as redes sociais como método para atrair clientes não é mais novidade para a maioria das empresas. No entanto, o que se pode observar é uma das tendências de recrutamento relacionadas a usar as redes sociais para contratar talentos, o social hiring.

Para isso, a estratégia usada lembra muito a de atração de clientes. Ou seja, é preciso antecipar as motivações por trás de quem tem perfil para se tornar seu colaborador e desenvolver as iscas certas para atingir essas pessoas.

Esse processo também envolve apresentar a sua empresa como um lugar que trará satisfação profissional a essas pessoas. Trata-se de um trabalho de fortalecimento de marca, fundamental para a imagem do negócio.

Diversidade e inclusão em foco

Focar em diversidade não é uma moda passageira. Em vez disso, é o caminho para se certificar de que talentos não se vejam restritos durante o seu processo de recrutamento. É com esse foco que se consolida a tendência de diversidade e inclusão.

Então, é preciso olhar para o seu processo de recrutamento e identificar possíveis falhas que dificultem a inclusão de pessoas de determinados grupos raciais, religiosos, sociais, entre várias outras possibilidades.

Ao mesmo tempo, implemente um programa focado em inclusão ativa. Ou seja, o propósito é atrair talentos com perfis específicos, que até então eram ignorados e passados para trás pelo mercado.

Ficar de olho nas tendências de recrutamento é o primeiro passo para aprimorar os processos da sua empresa. Assim, basta implementar as ideias que fazem mais sentido para as suas necessidades e continuar a acompanhar as movimentações do mercado. Uma ótima forma de fazer isso é contar com uma parceira especializada em recrutamento.

Continue por dentro de mais tendências relevantes para o mundo corporativo. Para isso, é só se cadastrar na nossa newsletter para começar a receber as nossas novidades diretamente em sua caixa de entrada.

More From the Blog...