Programa de reconhecimento: 7 dicas para valorizar os funcionários

Por Robert Half on 11 de março de 2020

Você daria para si uma estrela de ouro pelos seus esforços em matéria de valorização de colaboradores? Se a resposta for afirmativa, maravilhoso! No entanto, para alguns gerentes, o programa de reconhecimento de funcionários não é algo muito frequente. É aí que está o erro!

Ser reconhecido está ligado a uma necessidade psicológica do ser humano. Assim, a falta disso é uma das razões para os funcionários pedirem demissão. Então, o programa de reconhecimento é uma maneira de incentivar o engajamento e a produtividade do colaborador.

Envie sua vaga

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como valorizar os funcionários.

Confira!

Benefícios do programa de reconhecimento

Para atingir seu máximo efeito, o reconhecimento dos colaboradores pode e deve ocorrer durante o ano inteiro. Feito corretamente, um programa eficaz de reconhecimento de funcionários pode proporcionar os seguintes benefícios:

  • maior motivação dos colaboradores;
  • melhor atendimento ao cliente e maior eficiência no trabalho, devido ao maior engajamento dos funcionários;
  • reforça o comportamento positivo;
  • ajuda os colaboradores a sentir uma conexão maior com a empresa que alguém que simplesmente recebe um salário regular;
  • reduz os níveis de estresse, permitindo que os integrantes da equipe se concentrem em ações e comportamentos positivos;
  • contribui para a retenção de talentos, pois será mais difícil os colaboradores decidirem sair da empresa.

Com esse reconhecimento, o funcionário realmente se preocupa com as suas tarefas, não apenas pensando nas obrigações ou salário. Por isso, é importante que o tratamento com ele seja humanizado, ou seja, não olhar para o colaborador apenas como uma peça que contribui para os processos da empresa.

Como valorizar os funcionários

Se você puder contar nos dedos o número de vezes que agradeceu a sua equipe nos últimos meses, pode precisar de um manual de valorização dos funcionários.

Aqui, apresentamos 7 dicas que podem ajudá-lo a incorporar facilmente o reconhecimento dos colaboradores nas suas atividades diárias, para que a sua equipe receba os elogios que ela merece o ano inteiro.

1. Seja genuíno e pontual

Quando os funcionários vão além do que é obrigação, não hesite em reconhecê-los. Quanto antes você valorizar a conquista, maior será o impacto. O erro da maioria das empresas é dar importância para o programa de reconhecimento e, com o tempo, ele perder a força. Por isso, faça questão de lembrar os contratados sobre os seus benefícios e como eles contribuem para o sucesso da organização. Além disso, a comunicação deve estar alinhada com os valores da empresa.

2. Considere uma variedade de opções

Um aumento ou um bônus em dinheiro pode ser uma ótima opção, mas não é a única recompensa de peso para oferecer aos colaboradores. Sendo assim, alguns exemplos que podem significar muito são dias de férias, ingressos para cinema ou shows, brindes personalizados e até cartões escritos à mão. Pergunte aos funcionários quais tipos de benefícios eles acham mais satisfatórios, para garantir que o programa de reconhecimento seja relevante para eles.

3. Reconhecimento na medida da conquista

Um sincero "obrigado" pode ser suficiente para realizações menores, mas um desempenho verdadeiramente notável deve ser reconhecido com mais cerimônia. Por isso, não meça esforços e criatividade para dar a devida gratificação para o colaborador que contribuiu de forma significativa para a empresa. Assim, você contribui para que ele e outros funcionários se inspirem a se superar cada vez mais na sua performance.

4. Acompanhe as realizações

Considere as conquistas dos funcionários para poder destacá-las durante reuniões e análises de desempenho. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de chamá-los para encontros de equipe e ocasiões especiais. Essa é uma forma de tornar a vitória pública e fornecer uma comunicação honesta e autêntica com esses colaboradores e, assim, encorajá-los ainda mais.

Acompanhar o andamento do programa de reconhecimento também é essencial para reunir e verificar resultados mensuráveis. Portanto, determine métricas para o sucesso desse projeto e analise o desenvolvimento do mesmo regularmente.

5. Desenvolva uma cultura de valorização

Os elogios dos colegas costumam ser tão significativos quanto o reconhecimento de um gerente. Portanto, não deixe de apoiar uma cultura corporativa que incentive os integrantes da sua equipe a se elogiar abertamente por um trabalho bem-feito. Essas são pessoas importantes para difundir o seu programa. Então, valorize os colaboradores que dão o reconhecimento devido aos outros.

6. Garanta a participação de todos os colaboradores no programa

É fundamental dar a oportunidades de participação a todos os funcionários. Dependendo da área do seu negócio, você precisará criar programas de reconhecimento específicos para incentivar a produtividade dos diferentes departamentos e cargos. Para garantir o sucesso desses projetos, verifique quais comportamentos ou ações são mais reconhecidos e recompensados nesses setores.

7. Seja mais transparente sobre critérios de reconhecimento

As informações sobre o programa devem chegar a todos de forma clara. Quanto mais objetiva e nítida a comunicação sobre ações e metas que serão reconhecidas e recompensadas, mais fácil será para os colaboradores medirem esforços para alcançar essa meta. Ainda, definir o que exatamente se espera dos funcionários também será uma vantagem para a empresa.

Atualmente, os negócios de mais sucesso adotam o programa de reconhecimento de funcionários. Por meio das métricas de desempenho, essas organizações promovem práticas de recompensa pela superação das atividades do contratado e, assim, juntos celebram o sucesso. Dessa forma, a sua organização, por meio de um plano bem pensado, pode aumentar o engajamento e a produtividade dos seus colaboradores, além de colher bons frutos dessa ação.

 
 

QUER TRABALHAR COM A GENTE?

Se você deseja fazer parte de uma empresa que está mudando a forma como é feito o recrutamento na América Latina, junte-se a nós!

More From the Blog...