Tempo estimado de leitura: 4 minutos

currículo é um documento que resume a sua trajetória profissional e será utilizado pelo recrutador para te chamar para uma entrevista, na qual você fornecerá mais detalhes sobre as suas experiências. Mas quais informações deve conter e quantas páginas são necessárias para isso?

Por ser um resumo das suas vivências, lembre-se de sintetizar as informações mais importantes da sua trajetória e de colocar palavras-chave para fazer com que seu currículo se destaque dos demais concorrentes. Isso é importante para torná-lo mais atrativo de se ler e evidenciar determinadas informações, as quais poderiam se perder em meio a muitas palavras.

Se você está criando ou atualizando o seu currículo e precisa de ajuda para avaliar quantas páginas são suficientes para apresentar sua experiência profissional e no que você deve focar, confira o artigo a seguir!

Você pode gostar de: 11 perguntas que todo headhunter faz

Quantas páginas podem conter o meu currículo?

Tenho muitas informações para adicionar. Meu CV pode ter mais de 2 páginas? Quantas páginas podem conter o meu currículo?

É importante que você saiba como organizar as informações no seu currículo para que ele tenha, no máximo, duas páginas.

Você não precisa colocar todos os detalhes das suas passagens profissionais nesse documento - caso faça isso, ele ficará muito extenso e as informações mais importantes ficarão difíceis de serem encontradas.

O número máximo de páginas que um currículo deve dispor pode ser verificado em pesquisas, como a realizada pela ResumeGo, empresa que fornece serviços de redação de currículos. Foi constatado que os recrutadores preferem ler currículos de duas páginas, sendo que esses possuem mais chances de serem selecionados se comparados àqueles de uma única página.

Além disso, foi observado que os recrutadores dedicam aproximadamente 4 minutos e 5 segundos para ler um currículo de duas páginas e 2 minutos e 24 segundos para conferir um currículo de uma página.

Nesse sentido, um currículo maior, desde que não ultrapasse o limite de duas páginas, atrai mais a atenção dos recrutadores ao invés de aparentar ser exaustivo de analisar. No entanto, não é preciso levar os resultados dessa pesquisa ao pé da letra.

Por exemplo, se você é um profissional júnior ou ocupou até cinco cargos em dez anos de carreira, um currículo de uma página pode ser o suficiente.

Agora, se você é um profissional nível sênior, ocupou mais de cinco cargos em dez anos, atua na área há mais de uma década ou busca por um cargo de gerência, o currículo de duas páginas é o ideal.

Cabe destacar, ainda, que é válido entregar um currículo com mais de duas páginas quando solicitado pelo recrutador.

Leia também: Como organizar as informações no currículo

O que você precisa mencionar

  • As responsabilidades mais importantes de cada posição que você ocupou
  • Caso você tenha mudado de área durante sua trajetória profissional, foque em dar mais detalhes sobre as suas realizações na mesma área para qual você está se candidatando​

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

O que você não deve colocar

  • Informações pessoais como números de documentos (RG, CPF e passaporte) não são necessárias. Caso a empresa necessite desses dados específicos, ela entrará em contato com você para solicitar.
  • foto no currículo não é necessária - a não ser que ela seja solicitada pela empresa.

E se mesmo assim faltar espaço?

Se mesmo assim o espaço estiver escasso, você pode excluir as atividades extracurriculares mais antigas – e também aquelas menos importantes. Deixe para citar suas experiências presencialmente, durante a entrevista.

Contudo, se você ainda prefere que o recrutador tenha acesso a todas as suas informações por meio do currículo, você pode disponibilizar o link do seu perfil do LinkedIn e deixar a seguinte frase: para mais informações, acesse meu perfil no LinkedIn.

Outra forma de adaptar o currículo em duas folhas sem abrir mão de determinadas informações é recorrer à opção "reduzir uma página" do Word. Caso ela não esteja ao lado da barra de ferramentas de acesso rápido, selecione as seguintes opções:

barra de ferramentas > mais comandos > todos os comandos > reduzir uma página > adicionar

Ao finalizar, a opção "reduzir uma página" aparecerá ao lado da barra de ferramentas. Assim, basta selecionar todo o texto e clicar nela para reduzir mais de duas páginas para duas, conforme consta no site de suporte da Microsoft.

Entretanto, vale esclarecer que esse recurso só deve ser utilizado quando constar poucas informações na terceira página, pois, para compactar tudo em duas páginas, o Word reduz o tamanho da fonte e do espaçamento do texto, o que pode interferir na legibilidade do conteúdo, se utilizado em excesso.

Quais são os erros comuns ao elaborar o currículo?

  • não incluir o telefone de contato.
  • não mencionar o período que atuou em cada empresa e as atividades exercidas;
  • listar qualificações que não estão de acordo com a vaga pretendida;
  • inserir uma fotografia inadequada;
  • adicionar informações falsas;
  • não revisar a escrita antes de entregar o currículo;
  • nomear o arquivo do currículo com algo informal ao salvá-lo, no caso de envio online.

Assista abaixo à explicação do diretor geral da Robert Half no Brasil, Fernando Mantovani, sobre o tema. Se após assistir o vídeo ainda restar alguma dúvida sobre quantas páginas um currículo deve conter, acesse-o pelo YouTube e deixe seu comentário!

Assista abaixo à explicação de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, sobre o tema.

 

Perguntas Frequentes

Criamos essa seção para você conhecer as perguntas mais frequentes que nossos candidatos têm feito.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro nós somos uma das principais agências de recrutamento em Belo Horizonte . A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.