Como organizar as informações no currículo

Por Robert Half on 31 de Janeiro de 2021
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Desde o momento em que você envia o currículo para uma vaga, já está competindo diretamente com muitos outros candidatos. Para se diferenciar, é importante permitir que o headhunter encontre com facilidade exatamente aquilo que ele precisa saber sobre você. É por essa razão as que as informações para currículo precisam ser claras, breves e concisas.

Para ajudar você com o assunto, preparamos este artigo. Nele, você saberá porque é tão importante manter as informações organizadas. Verá um breve resumo do que é preciso constar no documento, além de conhecer um passo a passo para organizar as informações.

Por fim, serão apresentados alguns cuidados ao preencher os dados e um especialista da área dará dicas valiosas.

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    Importância de manter as informações para currículo sempre organizadas

    Na atual circunstância do mercado, é comum que a maioria das vagas tenha muitos candidatos interessados em preenchê-las. Dessa forma, para cada nova posição aberta uma enxurrada de currículos vai parar nas mãos dos recrutadores.

    Isso quer dizer que a triagem inicial e o processo posterior de seleção está cada vez mais rápido. Currículos bem organizados, nos quais as informações são fáceis de encontrar, levam larga vantagem frente a seu concorrente. E como sabemos, uma vaga aberta significa uma disputa na qual o alvo é o cargo a ser preenchido.

    Organização das informações no currículo: um breve resumo

    Veja abaixo um rápido resumo sobre as principais informações que devem constar em um currículo.

    • Dados pessoais.
    • Objetivo pessoal.
    • Experiências profissionais.
    • Formação acadêmica.
    • Idiomas.
    • Cursos extras e trabalhos voluntários.

    A verdade é que o headhunter tem poucos segundos para olhar as centenas de currículos recebidos diariamente. Portanto, a organização das informações é fundamental para que ele encontre rapidamente todos os elementos que ele precisa para decidir se você vai participar do processo seletivo ou não.

    Dicas de currículo: passo a passo para organizar suas informações

    Dados Pessoais

    Considerando que o currículo é uma apresentação sobre você, a primeira informação que os recrutadores querem saber é quem você é, e onde ele pode te encontrar. Coloque, portanto, os seus dados pessoais como: seu nome completo, e-mail, telefone e endereço.

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    Objetivo Profissional 

    Para te conhecer melhor, o recrutador deseja saber qual seu objetivo profissional. Em outras palavras, esse é o momento em que você aponta para qual cargo está se candidatando. Ao decidir sua função, seja específico e coloque apenas uma opção de cargo. Por exemplo, coloque Coordenador Contábil em vez de algo amplo como Área Financeira.

    Experiências Profissionais

    Depois de descrever o objetivo, é importante listar as experiências profissionais que você possui, sempre da mais recente para a mais antiga. Dessa maneira, o recrutador saberá rapidamente qual foi sua última função. Mencione o mês e o ano de cada ciclo dentro da empresa e o recrutador terá conhecimento sobre o período exato que você ficou em cada desafio.

    Formação Acadêmica

    Coloque a sua formação acadêmica com as datas e a duração de cada curso. Esse é o espaço para detalhar suas competências e, em seguida, posicionar os idiomas que você tem conhecimento.

    Idiomas

    Dependendo da posição para a qual você está se candidatando, essa informação pode ser a primeira coisa que um recrutador vai procurar no seu currículo. Coloque os idiomas que você realmente conhece (fala, lê, escreve) e especifique o nível de fluência.

    Cursos extras e trabalhos voluntários

    Caso seu currículo esteja dentro de um limite de 2 páginas e haja um espaço sobrando, coloque também os trabalhos voluntários, cursos extras e algumas referências profissionais. Essas informações serão, em alguns casos, o que te diferenciará dos demais candidatos. Caso não haja espaço sobrando, sem problemas: deixe para falar desses detalhes durante a entrevista.

    Informações complementares do currículo

    Um ponto que causa grande diferenciação entre candidatos é justamente descrever as experiências vividas em âmbito não profissional. Nesse sentido, podem ser incluídos trabalhos voluntários prestados anteriormente, a realização de palestras, certificações técnicas ou mesmo a proficiência em outro idioma.

    Tudo isso é capaz de elevar a percepção que se tem a respeito de um candidato, pois mostra aptidões extras que vão além das competências exigidas no cargo. Esse tipo de habilidade costuma ser bem-vista nas organizações, visto que o ambiente de trabalho é um local plural no qual pessoas de diferentes culturas se relacionam.

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    Cuidados ao preencher as informações para currículo

    Além de saber o que deve ser colocado no currículo, também é importante conhecer o que não deve ser feito. Nesse sentido, os erros de português devem passar longe, pois são considerados uma falha grave. A redação também precisa ser concisa e não fugir do foco que deve estar voltada para a vaga pretendida.

    Além disso, nunca utilize uma foto inadequada, com roupas de banho ou fumando cigarros, por exemplo. Outra dica valiosa é não colocar todas as funções exercidas durante a vida profissional, apenas as mais relevantes para a posição almejada.

    Dicas do especialista

    Assista abaixo às dicas de Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half no Brasil, sobre a melhor forma de redigir o seu currículo.

    Manter atualizadas as informações para currículo é tão importante quanto saber qual dado incluir no documento. Não basta apenas cumprir as formalidades. Para se destacar, é preciso dizer também sobre trabalhos extras já realizados, principalmente aqueles que trouxeram conhecimento sem necessariamente gerar remuneração. Certamente seguindo as dicas deste artigo, seu currículo será um grande diferencial no mercado de trabalho.

    Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo a Robert Half Recrutamento em Belo Horizonte, que pode fornecer assistência onde e quando você precisar.

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    Dicas

    Assista abaixo às dicas de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, sobre a melhor forma de redigir o seu currículo:

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