Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Ter as suas contribuições no trabalho devidamente apreciadas é algo valorizado por pessoas de todas as áreas. Então, é fundamental que o reconhecimento profissional esteja entre as suas prioridades junto às suas equipes.

O reconhecimento profissional no local de trabalho é um aspecto importante de qualquer carreira. Ele não apenas ajuda a aumentar a motivação e a satisfação dos colaboradores, mas também serve como uma maneira de ajudar essas pessoas a se sentirem valorizadas e apreciadas na empresa.

É importante que as empresas reconheçam e recompensem seus funcionários regularmente por seu trabalho e contribuições. Isso ajudará a criar uma cultura de trabalho positiva e reter os melhores talentos.

Tendo em vista a importância disso, veja a seguir quais são as principais formas de priorizar o reconhecimento profissional em sua empresa.

Envie sua vaga

Reconheça diferentes contribuições

O reconhecimento profissional envolve não apenas grandes realizações, mas também as contribuições diárias menos expressivas dos colaboradores. Isso pode incluir situações como ir além das expectativas em um projeto, ajudar um colega ou simplesmente trabalhar com uma atitude positiva.

Faça disso algo periódico

Reservar um tempo dedicado a reconhecer e recompensar os integrantes das suas equipes pode ajudar a garantir que o reconhecimento profissional comece a fazer parte da rotina. Isso pode ser feito através de reuniões periódicas, premiações internas ou outros eventos.

Personalize tal reconhecimento

O reconhecimento personalizado geralmente é mais significativo para os colaboradores. Dedique um tempo para adaptar os feedbacks oferecidos aos integrantes do seu time em vez de usar uma abordagem mais genérica. Isso envolve desde escrever uma carta ou e-mail personalizado ou entregar um prêmio específico para as contribuições individuais.

Você também pode gostar de: Cultura do reconhecimento

Envolva todos os níveis

Incentive os níveis mais altos da hierarquia da empresa a se envolverem no processo de reconhecimento profissional. Assim, será possível garantir que isso seja visto como uma prioridade em toda a organização e não arrisque ser algo esquecido em pouco tempo.

Transforme em algo coletivo

Incentive os seus funcionários a reconhecer e apreciar as contribuições um do outro. Isso pode ajudar a criar um senso de comunidade e promover relacionamentos positivos dentro da sua organização, além de multiplicar os benefícios do reconhecimento profissional.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Ofereça recompensas

O reconhecimento profissional não precisa ficar apenas no discurso. Existem formas de recompensar os seus colaboradores, e aumentar a satisfação deles, com folgas extras, brindes, ingressos para eventos, entre outros.

Priorize a sinceridade

O reconhecimento profissional deve ser sempre genuíno e sincero. Ou seja, considere realmente o que um colaborador fez e como você pode demonstrar sua apreciação. Um reconhecimento sincero pode ser muito mais significativo do que algo genérico que claramente é aplicável a qualquer pessoa.

Como você viu até aqui, o reconhecimento profissional serve como uma maneira de os colaboradores se sentirem valorizados e apreciados, o que pode levar ao aumento da motivação e produtividade. Ou seja, trata-se de uma ferramenta essencial para qualquer organização que queira promover um ambiente de trabalho positivo e eficiente.

Leia também: O modelo de carta de recomendação profissional ideal

O que você acha de priorizar o reconhecimento profissional em seu ambiente corporativo? Deixe um comentário com a sua opinião sobre esse recurso tão importante.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.