Por Fernando Mantovani

Após um período sem emprego, você aceitaria uma oportunidade de trabalho por um salário inferior ao que vinha recebendo? Com a pandemia, a renda de muitos colaboradores sofreu um decréscimo, amparado por decretos que permitiam redução dos salários por determinado tempo. Outros foram ainda mais impactados com a perda de seus empregos. Pesquisa da Robert Half mostra que, entre os desempregados, 83% estão dispostos a aceitarem propostas com salários menores que o do emprego anterior para voltarem ao mercado de trabalho.

Entendo que nesse grupo de profissionais incluem os que estão vendo suas reservas financeiras se esgotar e os que entendem que estavam com os salários inflacionados, entre outras tantas possibilidades. Seja qual for o motivo, desde quem bem planejada, vejo essa escolha como uma forma de se recolocar no mercado para, gradativamente, ao provar o seu valor e assumir mais desafios, recuperar os ganhos.

Três pontos que você deve avaliar em uma oferta de emprego

Para você que está indeciso quanto a aceitar uma oportunidade de trabalho em virtude de um salário inferior, te convido a avaliar três pontos da oferta: 

1. Benefícios totais

Nem só de compensações financeiras é feito um pacote de benefícios. Ter flexibilidade de horário, possibilidade de praticar home office, facilidade no trajeto, refeitório no local de trabalho e programas de bem-estar, são fatores que tendem a agregar muito em qualidade de vida.

2. Oportunidades de crescimento

Na entrevista de emprego, procure entender com o recrutador o que o gestor espera de você à frente do cargo, se a empresa possui ações de apoio ao desenvolvimento profissional dos funcionários e o que precisaria ser feito para usufruir desse benefício. Mapeie o cenário no médio e longo prazo.

3. Ambiente de trabalho

Já estive diante de muitos profissionais que se demitiram do gestor e não da empresa. Dessa forma, pesquise sobre o ambiente de trabalho, os valores praticados pela companhia, o estilo de gestão e o perfil dos pares de trabalho.

Cada profissional sabe das próprias necessidades, então não há decisão certa quanto a aceitar ou não uma oportunidade com salário inferior. O que gostaria de plantar em você é a ideia de nortear as decisões da carreira com planejamento, visando o médio e longo prazo.

 Boas escolhas!

Salários em 2021: saiba o que esperar do próximo ano

Separamos de maneira objetiva, em um dos nossos últimos posts, quais são as principais tendências para o próximo ano com relação a salários e contratações. Mas, caso tenha interesse em ler o estudo completo, basta fazer download ao clicar no botão abaixo. É gratuito!

*Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.