Para garantir a qualidade da equipe em um cenário em que os profissionais qualificados estão sendo cada vez mais disputados, as empresas começam a rever as possibilidades de ampliar a força de trabalho e garantir a inserção de talentos no grupo. A Gig Economy, termo que se tornou popular para descrever a crescente demanda por formas de trabalho flexíveis, já é vista como uma força disruptiva no mercado. É hora de considerá-la uma oportunidade de evoluir e reavaliar suas práticas de contratação, optando, por exemplo, por contratos temporários ou interinos, inclusive para posições que demandam maior conhecimento e qualificação.

Quase 40% das empresas já consideram a possibilidade de contratar profissionais por projetos para garantir as habilidades técnicas necessárias em seu departamento.

Mudança de mentalidade

Antigamente, o trabalhador temporário era solicitado apenas para áreas operacionais e em determinadas datas. Hoje, muitas organizações já entendem o valor deste profissional em áreas estratégicas. Além disso, as companhias já perceberam que não há necessidade de sobrecarregar a empresa com contratações para um projeto que tem data programada para início e término ou para um problema que precisa ser resolvido pontualmente.

Além do acesso a bons profissionais de forma rápida, as empresas apontam a flexibilidade no trabalho, o acesso a novas ideias e a troca de conhecimento como as principais vantagens de ter um colaborador contratado por projeto na equipe.

As 5 maiores vantagens de trabalhar com profissionais contratados por projetos

1 – Acesso rápido à mão de obra qualificada

2 – Preenchimento rápido de uma posição-chave

3 – Maior eficiência e agilidade nas atividades

4 – Conclusão de um projeto com sucesso

5 – Transferência de conhecimento para os pares da equipe

Quer saber mais sobre a divisão de projetos especializados?

Em pouco tempo, o profissional contratado por projetos será tão importante para o mercado quanto os recrutados para vagas permanentes. Pensando nisso, é importante que você fique de olho nas facilidades que a contratação por projetos pode trazer para a sua empresa.

Saiba mais sobre a divisão de projetos especializados e confira as melhores alternativas para dar agilidade à execução dessas tarefas e demandas pontuais.

Esteja por dentro das médias salariais de cada setor de trabalho

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro. Faça o download do material completo. É gratuito!