As empresas exigem, cada vez mais, contratações acertadas e com menos custos. Isso nem sempre é uma tarefa fácil de ser cumprida, ainda mais com o grande volume de trabalho apresentado pelas organizações, o que pode prejudicar a eficiência dos processos. O recrutamento inteligente é a solução ideal para todas essas questões.

Atuando de forma estratégia e com o auxílio da tecnologia, é possível encontrar os candidatos mais aderentes à vaga em aberto, engajados e com o fit cultural alinhado com o da companhia. Contudo, para chegar a esse cenário ideal, alguns passos devem ser seguidos.

Recrutamento especializado

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre como ser estratégico e realizar um recrutamento inteligente. Acompanhe!

 O que é o recrutamento inteligente?

Essa é uma solução que usa várias ferramentas que auxiliam na hora de fazer a seleção do candidato mais aderente ao cargo em questão e, para isso, usa a tecnologia. Por meio de softwares de gestão em recrutamento e seleção, é possível fazer uma triagem mais eficiente dos currículos e selecionar aqueles profissionais que estão mais alinhados com as exigências de competências técnicas e também comportamentais da vaga.

Além disso, é possível analisar com mais eficácia aspectos subjetivos, como o trabalho em equipe e a resiliência do candidato, o que é fundamental para a contratação dos melhores talentos do mercado. Isso acontece porque os sistemas usam a inteligência artificial, que torna possível a verificação de informações para identificar o candidato ideal.

Com isso, diminui-se a probabilidade de erro na contratação, o que significa processos e contratações otimizadas e com maiores chances de sucesso. Contudo, para que esses resultados sejam alcançados, é preciso que as ações sejam estratégicas desde o início do processo seletivo, e isso acontece desde a descrição da vaga e sua divulgação. Por exemplo, é necessário recorrer aos canais adequados para atrair os melhores candidatos.

Assim, saber onde os melhores profissionais costumam interagir e divulgar seus currículos torna mais rápido o processo, otimizando recursos e aumentando as chances de atrair os melhores talentos para se candidatar à vaga.

Quais as vantagens do recrutamento inteligente?

Como você pôde perceber, o recrutamento inteligente é uma solução que reduz as chances de erro e aumenta a eficiência dos processos seletivos. Ele ainda confere outras vantagens. Veja a seguir!

Redução do turnover

Utilizando as ferramentas e as estratégias do recrutamento inteligente, fica mais fácil conduzir os processos seletivos, pois as ferramentas filtram as principais características desejadas nos candidatos. Com isso, você aumenta as chances de encontrar os profissionais com o perfil desejado para os cargos em questão.

Além disso, utilizando o recrutamento inteligente com o apoio de um software adequado, você eleva as chances de fazer uma triagem de currículos mais equilibrada e alinhada com a filosofia da sua organização, o que aumentam as chances de contratação de profissionais mais aderentes ao cargo e a tendência de eles permanecerem na empresa.

Atualização do banco de dados

Lembra das pilhas de currículos em cima da mesa? Com uma ferramenta de recrutamento inteligente, você otimiza o recrutamento com a utilização de filtros. Assim, pode buscar candidatos por formação ou experiência anterior, idiomas, localidade e diversas outras informações. Outra vantagem do banco de dados online é que você reduz drasticamente o uso de papel, contribuindo para o meio ambiente e a redução de custos na empesa.

Otimização de recursos

Com o recrutamento inteligente, todas as etapas do processo seletivo podem ser feitas de forma online, o que favorece a empresa com economia de tempo e dinheiro, principalmente nas fases iniciais do processo, quando são agendadas entrevistas com diversos candidatos. Além disso, amplia o leque das empresas, que pode acessar, remotamente, profissionais que outras localidades, que ainda tinham a distância física como um impedidor.

Já os candidatos economizam com transporte e são poupados, por exemplo, do estresse de grandes deslocamentos.

Fortalecimento da marca empregadora

Para atrair novos talentos, construir uma boa marca empregadora é fundamental. Essa é a imagem da empresa que é transmitida para o mercado de trabalho. Diversos são os pontos a serem considerados, alguns deles são: benefícios oferecidos, oportunidades de crescimento e qualidade organizacional.

Contudo, a rotatividade (ou turnover) frequente, nesse caso, prejudica a marca empregadora, assim como contratar colaboradores desalinhados com os valores e a cultura da empresa resulta em descontentamento e depoimentos negativos sobre a organização. Dessa maneira, pode ocorrer o comprometimento da imagem da companhia.

Eficiência no processo de recrutamento

Muitas empresas levam um tempo considerável com o processo de recrutamento, em especial, a decisão de contratação. Uma pesquisa feita pela Robert Half mostrou que 70% dos profissionais entrevistados perderiam o interesse em uma vaga se a resposta da empresa demorasse mais que duas semanas após a entrevista. Essa é uma prática que afeta a marca empregadora e diminui a possibilidade de reter talentos.

Pensando nisso, com o recrutamento inteligente é possível diminuir o tempo do processo, simplificar as etapas e torná-las menos burocráticas, tornando a experiência do recrutador e candidato mais tranquila e eficiente.

Retenção de talentos

Por meio do recrutamento eficiente, a probabilidade de encontrar os profissionais mais alinhados com o cargo é maior. Assim como as chances de retenção de talentos e diminuição de turnover também são melhores, reduzindo os custos com novas contratações. Além disso, ter pessoas engajadas, alinhadas aos valores e cultura da empresa contribui com a performance e produtividade da companhia.

Colaboradores com as características certas, as quais transcendem o currículo, são os responsáveis pelo crescimento da empresa. Por isso, reter os funcionários engajados levarão os resultados da companhia a um novo patamar. Uma pesquisa da McKinsey revela que, em cargos de alta complexidade, um profissional talentoso é até 8 vezes mais produtivo que uma pessoa com desempenho médio.

Portanto, a equipe de RH deve priorizar estratégias de retenção de talentos para a empresa. Isso porque uma equipe formada por profissionais produtivos gera resultados altos e rápidos, além de ser rentável para a organização.

Aumento da produtividade dos colaboradores

Como dissemos, profissionais produtivos são uma ótima vantagem para o crescimento da empresa e um diferencial competitivo. No entanto, é preciso selecionar os candidatos certos e alinhados com o cargo. Dessa maneira, eles têm mais chances de se adaptarem e desempenharem suas funções com mais eficiência.

Para realmente alcançar a produtividade, a empresa precisa ser organizada. Nesse sentido, o ambiente deve estar arrumado, os processos claros e bem definidos. Para isso, foque nas técnicas de organização e implemente-as no escritório. Ao contrário disso, o colaborador pode ter problemas de concentração, o que afeta a produtividade.

Por meio do recrutamento inteligente, é possível escolher o profissional qualificado e alinhado à cultura da empresa, não apenas com todas as habilidades para desempenhar o seu papel, mas com a motivação e satisfação para realizar suas tarefas com qualidade. Sendo assim, é fundamental que o recrutador seja imparcial e considere os objetivos da organização e as aspirações dos candidatos.

O que fazer para implementar o recrutamento inteligente na empresa?

Para que o recrutamento inteligente realmente funcione, ele precisa ser pensado de maneira estratégica, ou seja, com planejamento e critérios para a realização das atividades. Processos seletivos que se estendem, ou não são finalizados, geram grande estresse para profissionais de recrutamento e também candidatos, que passam a desacreditar na marca empregadora da empresa, o que pode prejudicar outros processos seletivos.

Para ajudar você a implantar o recrutamento inteligente na sua empresa, criamos o passo a passo abaixo. Acompanhe!

1. Faça um banco de currículos utilizando as ferramentas certas;

2. apresente para os candidatos a missão, visão, valores e história da empresa logo nos primeiros contatos;

3. elabore um plano de carreira para os funcionários;

4. garanta as informações para a equipe de recrutamento e seleção, para que eles se mantenham sempre atualizados sobre processos de recrutamento;

5. crie métricas e monitore todas as etapas do processo;

6. colha feedbacks.

Como vimos ao longo desta leitura, o recrutamento inteligente é uma solução para ajudar você e sua empresa a terem processos seletivos mais eficientes. Conte com a Robert Half e nossa equipe de recrutamento especializado nesta fase tão importante da sua empresa.

Se você gostou deste artigo, entre em contato!

Envie sua vaga