Grande parte das empresas no mercado tem levado mais tempo que o aceitável para tomar decisões de contratação durante o processo de recrutamento. Em uma pesquisa realizada pela Robert Half, quase 70% dos trabalhadores entrevistados disseram que perderiam o interesse em um emprego se o retorno do empregador demorasse mais que duas semanas após a entrevista. Além dessa prática não trazer uma imagem de profissionalismo, ela gera um grande risco de se perder os melhores candidatos.

Mesmo em um momento no qual a oferta de vagas é menor que o número de profissionais disponíveis, é importante que as empresas fiquem atentas ao risco de alongar excessivamente o processo de recrutamento. Pensando nisso, reunimos as principais vantagens de realizar um processo de recrutamento simplificado e elaboramos um passo a passo que as empresas podem seguir para garantir uma contratação eficiente e acertada.

Confira a seguir!

Benefícios de realizar um processo de recrutamento eficiente

Veja o que um processo de seleção bem feito pode trazer de bom para a sua empresa.

Redução da taxa de turnover

A taxa de turnover também é conhecida como índice de rotatividade da empresa. Ela indica se o fluxo de entrada e saída de profissionais no negócio é positivo ou negativo. O nível de turnover demonstra a solidez da imagem da empresa no mercado, uma vez que a alta rotatividade de profissionais pode ser um sinal de falta de qualidade do trabalho desempenhado por eles.

Nesse contexto, a realização de contratações inadequadas, com origem em um processo de recrutamento muito longo, gera um alto índice de rotatividade. Por isso, é importante adotar técnicas e ferramentas de recrutamento que sejam eficientes, de modo a reduzir o índice de contratações inadequadas e, consequentemente, a taxa de rotatividade da empresa.

Elas garantem que sejam escolhidos profissionais qualificados e com um perfil alinhado à cultura da empresa. O que reduz significativamente o risco de os colaboradores cometerem erros ou ficarem insatisfeitos e deixarem seus cargos.

Aumento da produtividade

Outra vantagem de realizar um processo de recrutamento eficiente é o impacto direto no aumento da produtividade do negócio. Como já dissemos, uma seleção eficiente garante que profissionais altamente qualificados e alinhados à cultura da empresa sejam contratados.

Com isso, os colaboradores do negócio não apenas têm todas as habilidades para desempenhar melhor suas funções, como também passam a se sentir realizados no ambiente de trabalho, o que contribui para a motivação em realizar suas tarefas com qualidade. Para garantir esse tipo de resultado, é preciso que o processo de recrutamento seja imparcial e considere os objetivos do negócio e as aspirações profissionais dos entrevistados.

Por meio de entrevistas e testes, é possível encontrar profissionais que atendem às qualificações exigidas pela empresa e se adéquem à cultura organizacional, criando um ambiente de trabalho saudável e eficiente, e gerando aumento da produtividade.

Conheça o passo a passo do processo de recrutamento ideal

Quer conhecer o passo a passo para obter os benefícios de um recrutamento eficiente? Veja abaixo!

Descrição de cargo

Defina claramente suas necessidades de contratação e garanta que o anúncio da vaga seja o mais eficaz e claro possível. Para isso, internamente e antes de divulgar a vaga, tenha claros: tipo de contrato, faixa salarial, pessoas envolvidas no processo de recrutamento, além de requisitos e responsabilidades do novo colaborador.

Avaliando currículos

Faça uma lista das competências necessárias para a vaga e, ao avaliar currículos, verifique se o candidato tem as qualificações e habilidades necessárias; se tem a experiência exigida; e se a pretensão salarial está de acordo.

Conduzindo entrevistas

Defina um período claro para entrevistas. Apesar da agenda apertada de boa parte dos gestores, um processo de entrevista eficaz é fundamental para garantir a melhor escolha. Assim, considere conversas por telefone ou Skype para uma triagem inicial. Também, prepare perguntas-chave para todos os candidatos. Desenvolva uma mistura de perguntas abertas e comportamentais que exigem que o candidato responda a situações que provavelmente enfrentará no trabalho.

Tente marcar as entrevistas para um mesmo dia (ou, se não for possível, não dê um intervalo muito longo entre uma entrevista e outra), para que os candidatos permaneçam frescos em sua mente. Avalie cada candidato com base no mesmo conjunto de critérios, como entusiasmo, linguagem corporal, personalidade, além do currículo.

Refinando a lista

Depois de completar todas as entrevistas, você terá que tomar a difícil decisão de eliminar alguns candidatos para produzir uma lista final. Será necessária uma nova conversa ou teste? Não demore na verificação de referências e não deixe de dar um retorno aos candidatos sobre o processo, para que eles não se desmotivem e desistam da vaga. 

Decisão final

Decida quem é o melhor para a vaga. Seja objetivo ao avaliar os principais concorrentes. Verifique seus critérios de contratação novamente para garantir que sua melhor escolha corresponda aos requisitos do trabalho. Certifique-se de que todas as partes internas envolvidas no processo de contratação estão de acordo.

Faça a oferta 

Você está satisfeito por escolher o candidato certo e agora é hora de tornar a decisão oficial com uma oferta de emprego. Para que o processo de recrutamento seja eficaz, ao entrar em contato com o escolhido, tenha em mãos a proposta, incluindo salário, benefícios e data de início. Esteja preparado para negociar e tenha em mente um salário máximo.

Saiba quando seguir — se um candidato hesita em aceitar sua oferta, pode ser uma dica de que ele não quer trabalhar para a sua empresa. Envie a proposta final por escrito para confirmar todos os detalhes necessários.

Novo colaborador a bordo

Dê as boas-vindas ao mais novo membro da equipe. Não se pode subestimar a importância de efetivamente introduzir e incorporar novos funcionários na sua organização.

Temos uma dica bônus!

Para aumentar suas chances de encontrar rapidamente a pessoa certa para o trabalho, é possível contar com o recrutamento especializado. Nesse método de contratação, a entrevista de trabalho é realizada por um profissional atuante na mesma área de conhecimento do candidato. Ou seja, o entrevistador é perfeitamente qualificado para verificar se o entrevistado realmente tem os requisitos técnicos e profissionais exigidos pela vaga.

O recrutamento especializado obedece duas etapas: a primeira é realizada por uma empresa especializada e consiste na avaliação de desempenho do candidato. Então, é avaliado se esse profissional cumpre todas as exigências do cargo e se adéqua à cultura da empresa. Isso facilita a próxima etapa do processo.

Após a filtragem inicial, os melhores candidatos são informados pela empresa tomadora do serviço e ela faz uma segunda entrevista diretamente com os profissionais selecionados. Nessa etapa, o processo de recrutamento é bastante facilitado, uma vez que já houve seleção prévia dos candidatos e todos atendem às competências necessárias para a vaga. Assim, o recrutamento especializado se torna uma ótima alternativa.

Quer saber mais sobre essa técnica? Confira acesse nossa página de recrutamento especializado!

Recrutamento especializado