Como me vestir em uma entrevista em vídeo?

Por Robert Half 30 de maio de 2019

Entrevistas em vídeo são uma tendência no mundo do recrutamento. Companhias usam este estilo de entrevista para otimizar os seus processos seletivos, aproveitando a tecnologia para economizar tempo, dinheiro e agilizar as conversas com os candidatos.

A cultura organizacional de uma empresa e o “match” entre o candidato e os pensamentos da companhia são fatores importantes na escolha de um novo colaborador. Neste sentido, até a forma de se vestir conta. Pode até parecer um aspecto superficial, mas se vestir bem (e adequadamente) é essencial para que você cause uma boa impressão durante uma entrevista de emprego. Assim, o primeiro passo é entender o perfil do cargo e da empresa para a qual está se candidatando e escolher a roupa ideal para o momento.

E essa preparação vale tanto para uma entrevista presencial quanto para uma entrevista em vídeo. De nada adianta, por exemplo, você usar um belo terno e gravata, se o cargo que você pretende exercer não exige esse tipo de roupa no cotidiano. Da mesma forma, ainda que seja uma empresa mais informal, se você está sendo entrevistado para um cargo de direção ou do departamento financeiro, é preciso que você se apresente com roupas mais formais do que aquelas exigidas para outros cargos. Via de regra, evite regatas, transparência, cores fortes e estampas extremamente chamativas. Procure se destacar pelas suas qualificações e não pelas roupas que veste.

Debora Ribeiro, consultora de recrutamento da Robert Half, fala sobre o assunto o vídeo abaixo:

Olho no olho

A entrevista em vídeo não veio para substituir a presencial. Ela é uma alternativa, mas deve ser tratada com a mesma seriedade da tradicional. Dessa maneira, aqui vão algumas dicas:

Teste os equipamentos com antecedência

Mantenha contato visual com o entrevistador – mesmo através da tela

Garanta um ambiente calmo e tranquilo

Mantenha uma postura profissional durante todo o vídeo

 

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

More From the Blog...