Como fazer entrevista por vídeo

Por Robert Half on 16 de março de 2020

Assim como o trabalho remoto tem ganhado cada vez mais adeptos, as entrevistas de emprego por vídeo também surgem para otimizar o tempo das empresas e candidatos e acelerar processos de recrutamento - além de serem muito eficientes em situações em que o encontro pessoalmente não é possível.

Dicas para fazer entrevista em vídeo (Resumo)

  • Teste a sua tecnologia.
  • Atente-se ao local em que será realizada a entrevista.
  • Vista-se profissionalmente.
  • Mantenha a postura.
  • Elimine as interferências.
  • Drible o nervosismo.
  • Envie um agradecimento.

Enquanto a tecnologia acelerou o processo de recrutamento e aliviou o estresse de longos deslocamentos para uma entrevista, os candidatos a emprego devem tratar entrevistas em vídeo com o mesmo nível de profissionalismo de uma conversa pessoalmente.

A Robert Half oferece algumas dicas para uma entrevista em vídeo bem sucedida:

Teste sua tecnologia

Baixe a plataforma de vídeo que está sendo usada para sua entrevista com bastante antecedência. Teste sua webcam, microfone e alto-falante para garantir que eles estão funcionando corretamente.

Local

Escolha um espaço tranquilo e bem iluminado. Certifique-se que animais de estimação e membros da família não irão interromper o fluxo da entrevista. Deixei o celular e o telefone no modo silencioso e desative as notificações na tela.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Vista-se profissionalmente

Escolha uma roupa que projete confiança e vista-se completamente - não apenas da cintura para cima. Além disso, evite figurinos que possam distrair a câmera.

Mantenha a postura

Olhe para a câmera ao falar, balance a cabeça visivelmente e sorria, sempre mantendo uma boa postura e fazendo gestos de mãos apropriados.

Elimine as interferências

Silencie todos os alertas, incluindo e-mail, textos, mídias sociais, atualizações de software e outros que possam aparecer na tela. Saia de todos os programas que você não usará durante a entrevista e feche as guias desnecessárias do navegador.

Drible o nervosismo

Entre na conferência de 5 a 10 minutos mais cedo para ficar calmo e focado quando a entrevista em vídeo começar.

Envie um agradecimento

Tenha a mesma postura que você teria depois de uma entrevista em pessoa. Antes de concluir a conversa, pegue o e-mail do recrutador e envie uma nota de agradecimento.

Tenha esses cuidados mente

Se você está se preparando para uma entrevista por vídeo, é melhor ter em mente alguns cuidados que vão muito além de uma entrevista presencial.

Ana Modesto, Gerente de Recrutamento da Robert Half, explica que as entrevistas por vídeo devem ser tratadas com o mesmo profissionalismo que uma entrevista presencial, mas com alguns cuidados extras.

 

Perguntas Frequentes

Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

 

Não deixei isso acontecer com você

Há algum tempo, o correspondente da BBC, Robert Kelly, teve uma entrevista ao vivo interrompida quando seus filhos entraram em seu home office de forma inesperada – mas bem divertida. O professor, que falava do impeachment da presidente da Coréia do Sul, manteve a pose e continuou a entrevista assim que as crianças foram retiradas do local pela mãe.

Evite uma situação embaraçosa

O vídeo rodou o mundo, mas ele não é o único que já passou por uma situação embaraçosa na frente das câmeras. Uma pesquisa de Robert Half destaca várias situações embaraçosas que ocorreram enquanto candidatos faziam entrevista de emprego por vídeo. Entra elas, estão:

  • O cachorro do candidato andou em frente da câmera.

  • Um candidato pegou e mostrou o gato da família.

  • Um candidato a emprego atendeu ao telefonema de sua namorada durante a entrevista.

  • O candidato estava tomando café da manhã durante a entrevista.

  • Uma criança entrou no quadro e perguntou: "O que você está fazendo, mamãe?"

  • O candidato a emprego e sua esposa estavam discutindo durante a entrevista.

  • O candidato estava jogando videogame em outra tela durante a entrevista.

  • O candidato a emprego estava se vestindo.

  • A campainha tocou a meio da entrevista.

  • A casa de um entrevistado estava em reformas, com pancadas e ruídos de serra elétrica no fundo.

More From the Blog...