Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Se você está se perguntando sobre networking: o que é e para que serve, com certeza está pensando em dar um novo rumo à sua carreira, não é mesmo? Pois essa é uma atitude sempre válida. Afinal, o mercado de trabalho é bastante dinâmico e procurar novas opções é uma forma de se manter competitivo.

Ao praticar o networking você trabalha a sua rede de contatos, tem a chance de se destacar e ganhar visibilidade frente a importantes públicos de interesse, construindo ainda um amplo leque de relações profissionais.

 

Para ajudar você a entender networking: o que é e para que serve, preparamos este artigo. Acompanhe!

[ESTÁ CONTRATANDO?]

Networking o que é e para que serve 

Networking significa formar e manter uma rede de contatos profissionais, sendo uma maneira de se conectar a outros profissionais que possam ser interessantes para a sua carreira, ou seja, gerar indicações para futuros trabalhos ou mesmo trocar ideias, o que torna possível que você esteja sempre atualizado sobre o seu ramo de atuação.

Nesse cenário, o networking serve para construir uma rede de contatos sólida ou de relacionamentos que sejam capazes de ajuda em diferentes aspectos, como por exemplo:

  • obter informações relevantes;
  • desenvolver a carreira;
  • aumentar a visibilidade do profissional;
  • aprofundar relações com clientes;
  • tornar mais conhecida a empresa ou uma ideia de negócio;
  • detectar oportunidades de negócio;
  • vender.

Para que o networking seja realmente efetivo, ele deve ser um caminho de mão dupla, ou seja, você deve trocar informações relevantes e atualizadas sobre a área, gerando valor para todos os que interagem com você.

Do contrário, quando o contato é superficial ou somente por interesse, não são geradas conexões verdadeiras, o que significa que os resultados esperados não serão alcançados.

Você pode gostar também: Networking online: o que é preciso saber sobre o tema?

Quem faz parte da rede networking?

Ao contrário do que você possa imaginar, uma rede de relacionamento efetiva não é composta somente por profissionais do mesmo segmento de atuação. O networking é composto por diferentes perfis, desde colegas de faculdade, vizinhos, família, passando pelos amigos e colegas de trabalho, até outros profissionais que compõem a sua área de atuação, e também aqueles que possuem interesses em comum.

Como fazer networking?

Além dos ambientes de trabalho e também aqueles de capacitação, como fóruns, treinamentos, cursos, faculdade, MBA, entre outros, ainda é possível ativar a sua rede de networking pela internet.

Com a pandemia da Covid-19, as relações online ampliaram bastante, e criar uma rede de relacionamento via redes sociais, por exemplo, tem se mostrado bastante eficiente. Além disso, é importante estar atento a outras maneiras de fazer networking. Confira!

Crie seu próprio site ou blog

Como dissemos, o ambiente digital pode (e deve) ser usado para criar conexões de trabalho relevantes. Para se colocar como referência no seu ramo de atuação, você pode criar o seu site, onde pode expor as suas habilidades de trabalho, ou mesmo manter um blog, escrevendo sobre assuntos da sua área de atuação. Com isso, você se torna referência para o seu nicho de mercado, sempre lembrado com maior facilidade.

Use as mídias sociais

As mídias sociais, se bem utilizadas, são excelentes ferramentas para você criar oportunidades para fazer networking e manter relacionamentos. Portanto, é importante que você aproveite essa chance para começar a se posicionar como referência no seu segmento de atuação.

Para isso, mantenha os seus perfis ativos e compartilhe notícias e conteúdos interessantes sobre a sua área e que também possam ser úteis. Você também pode escrever alguns artigos e publicá-los, reforçando a sua autoridade sobre o tema, além de usar as redes sociais como ferramentas de interação.

Lembre-se ainda de curtir, comentar e compartilhar posts dos seus contatos, mantenha-se disposto a colaborar e também converse com pessoas que possam agregar aos seus conhecimentos.

Com isso, você mantém a sua visibilidade em alta, além de conseguir trocar conhecimento, aumentando com isso o seu grau de especialização sobre determinado assunto.

Esteja bem informado

Se você pretende fomentar a sua rede de networking, precisa se manter bem informado em relação ao mundo e a sua área de atuação. Dessa forma, você se mantém interessante e consegue interagir com as outras pessoas com conversas construtivas.

Contudo, você precisa estar atento a um detalhe importante: para assegurar o sucesso do networking, também é importante estar aberto para ouvir o que o outro tem a dizer. Dessa forma, você se mantém aberto ao diálogo, criando conexões saudáveis e produtivas ao longo do tempo.

Participe de eventos

Uma forma de ativar o networking é apostar na participação em eventos. Esses podem ser lançamentos de produtos e serviços relacionados ao seu segmento de atuação, como feiras e convenções. 

Ao participar desses eventos, você se atualiza sobre o seu segmento de atuação, ao mesmo tempo em que pode trocar ideias com outros profissionais, fortalecendo a sua rede de contatos.

Faça atividades fora do ambiente profissional

Talvez você não saiba, mas frequentar ambientes fora do trabalho pode render ótimas conexões. Isso porque grande parte das pessoas atuam no mercado de trabalho, ou conhecem alguém que trabalha. Logo, todo lugar é uma oportunidade para uma nova conexão.

Portanto, uma caminhada no parque, uma degustação de vinho e até mesmo um encontro com os amigos pode ser uma forma eficiente de conhecer pessoas e se conectar a elas de modo efetivo. 

Assim, caso você saiba se relacionar e apresentar as suas habilidades profissionais de forma sutil, mas com autoridade, tem grandes chances de receber uma indicação para trabalhos futuros.

Estabeleça uma relação qualidade x quantidade

Manter uma boa relação entre qualidade e quantidade de contatos é fundamental para manter o equilíbrio das relações. Isso significa que o ideal é manter uma rede de networking com a qual seja possível desenvolver um relacionamento verdadeiro por meio de conversas produtivas, ainda que profissional. 

Isso quer dizer que a sua rede não pode ser pequena demais — 5 ou 7 pessoas, por exemplo — devido ao fato de que esse número pode não gerar resultados. Em contrapartida, não deve ser grande a ponto de você não conseguir dar atenção e fazer uma boa manutenção dessas relações.

Mantenha uma frequência para os contatos

Se você acha que basta adicionar um contato é fazer uma rede de relacionamento, está enganado.

O networking só funciona se você consegue manter contato com as pessoas, identificar como elas estão e fazer com que elas saibam como anda a sua carreira. Nesse cenário, é preciso dedicar tempo e esforço para que o interesse pelas pessoas possa ser verdadeiro e não buscá-las apenas quando estiver precisando de ajuda. Dessa forma, você mantém o contato por mais tempo, aumentando as chances da conexão ser efetiva.

Como aumentar a rede de contatos?

Para aumentar a sua rede de contatos, é possível seguir alguns passos. Acompanhe!

Trabalhe a sua marca pessoal

Para aumentar a sua rede de contatos, primeiramente você precisa começar a trabalhar a sua marca pessoal: o que você oferece e qual é o seu objetivo. Para estabelecer os seus critérios e chegar a uma marca pessoal de credibilidade, você precisa considerar quais são os seus valores, paixões e atributos pessoais. 

Invista no seu posicionamento pessoal

O próximo passo é pensar no que deseja alcançar com o seu posicionamento pessoal: ter contatos melhores para a sua empresa, conseguir outro trabalho, ganhar reconhecimento profissional, entre outros.

Posicione-se nas redes sociais

Com tudo isso bem definido, é hora de começar a se posicionar nas redes sociais, usando fotos profissionais e também produzindo conteúdos relevantes. Outra forma de se destacar é manter o seu currículo atualizado ou um prospecto da sua empresa. Isso deixa as apresentações mais profissionais.

Defina o seu público-alvo

Para aumentar a sua rede de networking, é preciso definir o seu público-alvo que, de modo geral, são as pessoas que vão ajudá-lo a conquistar seus objetivos. Esses podem ser investidores, clientes ou até mesmo o seu próximo chefe.

É importante não tentar impactar todo mundo, pois isso pode fazer com que você perca o foco das suas ações. Outro ponto que vale a pena reforçar é que rede de contato é troca.

Logo, esteja sempre disposto a colaborar e tenha paciência e perseverança para enfrentar os desafios que possam surgir no meio do caminho.

Esteja disposto a ajudar

Você já percebeu que tem muitas pessoas que desejam receber sem querer dar nada em troca? E aquelas pessoas imediatistas que desejam tudo rápido, sem analisar os contextos?  

Um bom exemplo é quando uma pessoa procura por você quando está desempregado, solicitando indicações, mas quando está em um bom emprego, não retorna os seus contatos. É importante prestar atenção se você tem ou já teve esse comportamento.

Isso porque a relação de networking deve ser de troca genuína, colaboração e também aprendizado. Do contrário, além de inoportuno você poderá se tornar o “interesseiro do networking“.

Entendeu sobre networking: o que é e para que serve? Ao formar a sua rede de relacionamentos profissionais, você eleva as chances de se manter atualizado e também competitivo no mercado, alcançando os seus objetivos de modo mais fácil.

Se você gostou deste artigo sobre networking: o que é e para que serve, deixe o seu comentário conosco!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nosso escritório em São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.